domingo, 14 de setembro de 2014

Câmaras Municipais nunca mostraram interesse nos Centros de Resíduos

O director regional do Ambiente afirmou que a política de gestão de resíduos constitui “uma das mais importantes reformas estruturais alguma vez feita nos Açores”, frisando que a política desenvolvida nesta área pelo Governo Regional “fará dos Açores um espaço de referência, nos contextos nacional e europeu”.

Hernâni Jorge recordou que, no ano passado, os Açores procederam à valorização de 21,4% dos seus resíduos urbanos, contra 13,1% em 2012, o que se traduziu numa “consequente diminuição da deposição em aterro de 86,9% para 78,6%”. Para o director regional do Ambiente, foi possível chegar a estes bons resultados apesar das dificuldades acrescidas que resultam das especificidades dos sistemas insulares.

O governante açoriano salientou ainda que, ao longo dos processos de construção dos Centros de Processamento de Resíduos, o Governo Regional “manteve um diálogo permanente com todos os municípios das ilhas do Corvo, Flores, Graciosa, São Jorge, Pico, Faial e Santa Maria, e estes – com excepção da Câmara Municipal da Horta – nunca mostraram interesse em assumir a exploração” daquelas infraestruturas.

Hernâni Jorge revelou também que, à medida que têm sido concluídas as obras nos Centros de Processamento de Resíduos, a Direcção Regional do Ambiente “tem reunido com os municípios ou respectivas associações, tendo-se disponibilizado para apoiar, inclusivamente com meios financeiros, acções de sensibilização para a recolha selectiva dos resíduos urbanos”.

Cada açoriano produz quilo e meio de resíduos urbanos por dia, muito acima da média nacional. Em 2012 a média regional de produção de resíduos urbanos foi de 1,53 quilos por habitante/dia, quando a nível nacional a média é de 1,26 quilos.

Ao longo dos últimos cinco anos tem vindo a aumentar a valorização dos resíduos urbanos nos Açores, passando de 17% em 2009 para 21% em 2013, enquanto a eliminação de resíduos diminuiu na mesma proporção.

O Governo Regional estima que a taxa de reciclagem de resíduos urbanos nos Açores passe de 23% em 2013 para 50% em 2020.


Notícia: jornal «Correio dos Açores».
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Da forma que a Camara de santa cruz recolha o lixo, em 2020 tem uma taxa de 99.99999999