domingo, 7 de setembro de 2014

Emigrantes querem votar nas Regionais

Os açorianos que vivem nos Estados Unidos da América querem participar nas eleições legislativas regionais, afirmaram os responsáveis das duas principais organizações de luso-americanos.

Tanto o presidente da Organização Nacional de Luso-Americanos, Francisco Semião, como o presidente da Portuguese American Leadership Council of the US, Fernando Rosa, referiram que são contactados por pessoas com esta reivindicação: "Há pessoas que nos contactam, queixando-se, mas a iniciativa deve partir do Estado português que deve facilitar o processo eleitoral".

Os açorianos da diáspora podem votar nas eleições legislativas nacionais, mas estão impedidos pela Constituição da República de participar no escrutínio que determina a composição da Assembleia Legislativa Regional dos Açores.

Calcula-se existirem três vezes mais açorianos a viver fora da Região do que os atuais cerca de 250 mil habitantes. A grande maioria desta diáspora reside nos Estados Unidos da América, sobretudo nos estados de Massachusetts e Califórnia.

"Acredito que todo o cidadão deve ter o direito de votar e participar nas escolhas do seu país. Pertence ao país encontrar uma maneira de incluir esses cidadãos, mesmo quando estão longe do seu território natal", disse Francisco Semião. Na sua opinião, "os políticos têm uma obrigação para com os cidadãos da diáspora" e "o direito de votar é vital para as comunidades, dando-lhes um sentido mais forte de identidade e poder, e, ao mesmo tempo, responsabiliza os políticos."


Notícia: jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

5 comentários:

Anónimo disse...

E pagar impostos nos Açores, querem?

Anónimo disse...

Não querem por uma razão muito simples.
Porque na América e no Canadá ninguém vive sem trabalhar e ninguém se dispõe a sustentar malandros.
Nos Açores houve e há dois tipos de cidadãos: os que debandaram, porque não havia lugar para eles, e os "que se estão consolando" porque "tem um emprego e não fazem nada".
O imigrantes pagam impostos a quem lhes abriu as portas, não a quem as fechou.
Peguem no voto e na politica portuguesa, e metam num lugar que eu cá sei.

Anónimo disse...

Se os emigrantes querem mamar passagens à borla, vão mamar para outro lado' daqui não deviam levar nada. Agente aguenta o buraco que é a SATA Internacional, por causa deles e de outros semelhantes, e eles ainda querem mais. Vem cá no Verão, não gastam um tusto, e ainda vem insultar. Nem toda a gente nos Açores vive da mama.

Anónimo disse...

O que é que os buracos da SATA tem a ver com os imigrantes que pagam couro e cabelo no meio de atrasos?

Anónimo disse...

Enquanto os emigrantes pagarem €1.00 por passagem, vão dizer que é caro. O que eles queriam era que os dos Açores andassem de chapéu na mão e cabeça baixa para os cumprimentar, à espera que os brindassem com um copinho de água ardente. Como as coisas mudaram alguma coisa, querem é por defeitos a tudo, e acham tudo caro. Alguns até trazem da América a comida que vão cá comer durante as férias. Vejam mas é se arranjam uma companhia americana que venha para cá, e vão ver como é o serviço. Porque é que a Air Transat deixou de voar para os Açores?