segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Hoje foi Dia Mundial das Zonas Húmidas

A data é assinalada nos Açores com 46 iniciativas realizadas em várias ilhas durante a presente semana.

O Dia Mundial das Zonas Húmidas, que se comemora a 2 de Fevereiro, é assinalado nos Açores com um programa de 46 acções que incluem actividades de educação ambiental, com o objectivo de salientar o contributo que estas zonas dão para o desenvolvimento sustentável do arquipélago.

Entre os serviços ecossistémicos prestados pelas zonas húmidas destacam-se o abastecimento dos aquíferos e a filtragem natural dos recursos hídricos, a prevenção de fenómenos climáticos (tanto de cheias, como de secas) e os recursos em biodiversidade, geodiversidade e paisagísticos de elevado valor económico, científico, cultural e recreativo.

Madeira para construção, plantas medicinais, alimento para animais, caules e folhas para tecelagem são alguns dos exemplos de materiais que podem ser produzidos em zonas húmidas geridas de forma sustentável.

Em 2015 o tema internacional desta comemoração é “Zonas Húmidas para o nosso futuro”, sendo que no programa de actividades deste Dia Mundial das Zonas Húmidas destacam-se visitas interpretativas a zonas húmidas classificadas no Corvo e em São Miguel, saídas de campo para observação de aves no Faial e na Terceira, uma formação no terreno para Juntas de freguesia em São Miguel e actividades desportivas na Graciosa, em parceria com o Serviço de Desporto.

O planalto central da ilha das Flores (Morro Alto) é a segunda maior área dos sítios Ramsar existentes nos Açores.


Notícia: «Jornal Diário» e «TeleJornal» da RTP Açores.
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Anónimo disse...

As célebres arroteias do plano pecuário dos Açores, ao destruírem parte das zonas húmidas que as Flores tinham, deram mais prejuízo do que lucro.
Prejuízo porque a pastagem que criou é a pobreza que se vê, quase sem erva e com junco quanto queira.
Prejuízo porque tornou a Ribeira Grande perigosa, com grandes escorrências de água quando chove.
Prejuízo porque destruiu grande parte da vegetação natural das ilhas, património de todos os Açorianos.
Apontem-me uma ocorrência que tenha gerado lucro.