segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Aumentam denúncias ambientais à GNR

O número de denúncias sobre ambiente comunicadas à GNR nos Açores está a aumentar, chegando no ano passado às 445. Situações relacionadas com o bem-estar animal e animais de companhia lideram o número de casos reportados.

“Há um crescendo de sensibilização ambiental da parte da sociedade e esse facto é visível nas denúncias ambientais que recebemos”, afirmou o comandante territorial da GNR nos Açores, salientando a importância de ser o cidadão a tomar a iniciativa. Segundo João Rodrigues Maia, a esmagadora maioria das 445 denúncias surgiu através da linha “SOS Ambiente e Território” (808 200 520).

As situações relacionadas com o bem-estar animal e animais de companhia lideram o número de casos reportados (273), incluindo-se neste caso as condições de higiene em que vivem ou a falta de vacinação e alimentação, a que se somam mais 50 sobre a detenção de animais perigosos.

Poluição atmosférica (33) e incumprimento de leis sanitárias (32) são outras das áreas de atuação ambiental da GNR com mais denúncias.

O comandante territorial da GNR nos Açores informou que em 2014 o número total de denúncias foi “substancialmente inferior”. João Rodrigues Maia referiu que “as pessoas estão preocupadas com matérias relacionadas com o ambiente”, salientando que no arquipélago, atendendo às características das nove ilhas, “há uma responsabilidade acrescida”.

Assegurando existir por parte da GNR a preocupação imediata de investigar a denúncia, o responsável admitiu, por outro lado, que a atuação desta força policial na área ambiental é “bem-vista e considerada”, ao contrário de outras, como na fiscalização nas áreas da pesca e tributária.

“Não tenho dúvidas de que o aumento das denúncias se deve também ao resultado do trabalho da GNR e à confiança que existe”, declarou o comandante territorial da GNR nos Açores.


Notícia: «Açoriano Oriental» e «Correio da Manhã».
Saudações florentinas!!

3 comentários:

Anónimo disse...

Mas os crimes contra o bem estar animal continuam á vista de todos. E todos ao passar viram a cara a assobiar para o lado para não verem. É o caso de muito gado que está cercado com lama pela barriga. São os cães amarrados num metro de corrente e alguns ainda apanham com a lama que até o pelo quer cair

Anónimo disse...

Estou de acordo em parte com o anónimo anterior , mas se há pessoas ainda hoje a viver em condições deploráveis , como querem legislar para os animais se os humanos ainda vivem com muita laminha , é preciso lembrar que o inverno tem sido muito rijo e que é dificil que os animais não façam lama , logo que estejam com a barriga cheia já é importante é como os do governo querem é barriga cheia o resto não interessa

Anónimo disse...

Se existem crimes e continuam à vista, porque não os denuncia ?