segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Falta mão-de-obra agrícola especializada

O mês de Janeiro já vai a meio e é mais do que tempo de começar a pensar em trabalhar a terra para dela retirar o maior proveito possível. Hoje em dia, a pequena produção agrícola assume contornos muito particulares nos Açores.

Por norma, esta economia doméstica é feita também em contexto familiar, constituída por pequenas explorações, que também produzem pouco mas que servem para abastecer muitas famílias e diminuir as despesas.

Os quintais, como sabemos e já várias vezes foi dito, estão a ser aproveitados e algumas autarquias dão terreno para quem não tem um pedaço de terra seu; são as chamadas hortas comunitárias que servem de “pé-de-meia” para quem tem pouco ou muito pouco. Nos vários concelhos, principalmente nas zonas rurais, começam a despertar quintais que parecem jardins, completamente cultivados, outrora ao abandono. Mas nem todos têm apetência para tratar da sua terra e quando precisam de mão-de-obra profissional queixam-se de que existem amadores mas falta mão-de-obra profissional a nível individual e que não estejam só afectos a empresas de jardinagem. Porque tratar a terra, saber cultivar e podar as árvores requer conhecimentos, diz um agricultor.

É da terra que se retiram os alimentos mas para que se possa recolher é necessário semear/plantar. De acordo com o Almanaque, este mês de Janeiro é o mês de preparação das terras para a Primavera. É nesta altura que se começa a lavrar as terras fortes e argilosas destinadas às sementeiras nos campos e deita-se na terra estrumes curtidos. Também neste mês se deve preparar canteiros e talhões para que a terra fique limpa e bem mobilizada e destorroada. Se o terreno da horta está ácido, aplica-se cal.

Aproveite a sua terra para semear repolhos, couve-flor, brócolos, rabanetes (todos os quinze dias), alfaces (em terra forte), favas (abarbai e desbastai as existentes para que fiquem distantes palmo e meio no mesmo rego), ervilhas (vigie-se a praga com cautela), cenouras (a espécie curta e temporã, mas não se deite estrume), espinafres (em regos que distem dois palmos) e ainda se podem plantar alhos e chalotas. Atenção, conforme é referido no Almanaque, se o cebolinho ainda não estiver semeado, não se perca um instante (em regos é melhor que bastos).

Deve-se também lançar tremoço nos pastos. Assim como se deve instalar viveiros de estacas de roseiras e de outros arbustos e árvores de jardim, ao mesmo tempo que deve plantar no lugar definitivo árvores e arbustos ornamentais, em covas abertas com alguma antecedência. Aproveite ainda esta altura para semear e plantar amarílis, begónias, ciclames, crisantemos, ervilha-de-cheiro, gipsófilas, girassol, goivos vermelhos, jacintos, lírios, que na Primavera vão decorar os seus jardins e quintais e lançar um perfume fabuloso.

Note que também deve dar atenção às zonas que envolvem a terra. O Almanaque lembra que os passeios devem ser mondados, rapados e encascalhados de novo e as margens da relva cortadas com esmero. Em relação aos arbustos, deve concluir a plantação quanto antes. Se o frio não for intenso, podai algumas fruteiras (não podar em demasia): laranjeiras, figueiras, ameixieiras, pereiras, damasqueiros, macieiras, entre outros.


Notícia: jornal «Correio dos Açores».
Saudações florentinas!!

13 comentários:

Anónimo disse...

boa noticia, mas quando eu com experiencia na terra com longos anos dizia que estava na altura de pegar no sacho, recebi um elogio daqueles que não querem trabalhar com o nome do cana-roca.

Anónimo disse...

Há sempre más línguas.
Esse provecto senhor, a quem certos energúmenos se atrevem a chamar "o cana roca" é um catedrático altamente especializado.
Não se faz caso.....

Anónimo disse...

Lembrei-me agora que talvez seja a pessoa certa para nos explicar porque é que o edifício dos Paços do Concelho das Lajes não tem relógio na torre.

Anónimo disse...

O anónimo das 21,57 teve uma excelente ideia em perguntar porque a torre da Camara das Lajes não tem um relógio. Uma bela pergunta que só posso responder baseado no anos 60 ano em que foi feita esta Camara e que havia pouco dinheiro, e por aquilo que falavam naquela época foi com grande esforço do Estado que se fez este edifiçio, pois havia a guerra do Ultramar que se gastava mais de metade do orçamente. Depois do 25 de Abril acredito que já houve dinheiro mais que suficiente para que fosse montado um relógio.

Anónimo disse...

A felicidade dos florentinos e dos lajenses, claro está, a depender de um relógio ....
Não nos falta mais nada?

Anónimo disse...

já que não se faz nada nas Lajes pelo menos o mandato terminava com alguma coisa feita.

Anónimo disse...

Verdade terminavam o mandato a inaugurar o relogio. Sempre era maia uma obra para alem dos famosos espelhos nas ruas.

Anónimo disse...

o povo das lajes não merece nada são bons para dizer mal e apoiar uma camada de bandidos querem dizer mal de tudo nas lajes o que tem de bom nossa senhora do rosario

Anónimo disse...

Nas Lajes falta muita coisa, até o gás que não devia faltar nunca mas quem o manda buscar quer mesmo vender tudo em dois dias senão mandavam vir mais para ter em stock. Uma vergonha. A Camara que faça mais uma homenagem e ofereça mais uma medalha pois o serviço que estão a praticar está ótimo. Deve de haver gás suficiente para as pessoas comprarem quando quiserem, sei que há pessoas que compraram muito duma vez mas se pagaram com o seu dinheiro têm todo o direito. Devia de haver gás suficiente para a Ilha sempre, se mandarem buscar bastante de certeza que não volta a faltar. Um bom comerciante deve saber fazer as coisas de maneira que não esteja sempre a faltar algo como o gás que penso eu não tem prazo de validade.

Anónimo disse...

Não tem prazo de validade, é bem sabido.
Mas ter mercadoria em stock custa dinheiro.
E que dizer dos açambarcadores que nem um barco inteiro os satisfaz?

Anónimo disse...

o governo socialista já deveria ter montado ou mandar montar um tanque para gaz no porto e ele ser cheio nas flores que tenho a certeza que nunca mais falta gaz.

Anónimo disse...

nas lajes vao fazer um deposito de gaz naquele que vende so marcas brancas vai vir gaz da espanha.

Anónimo disse...

has-de ser discreto anonimo das 8.20.