quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Concelhos com planos de emergência

Os dezanove concelhos açorianos têm Planos de Emergência aprovados, indicou o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

José Dias afirmou que “todos os concelhos dos Açores têm planos de emergência aprovados. Há uma obrigação de lei para que seja realizada a sua atualização. Neste momento, nos chamados Planos municipais de Emergência de terceira geração, estão a decorrer os processos de aprovação da Ribeira Grande, Santa Cruz da Graciosa e Calheta (na ilha de São Jorge)”.

O presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores assinalou contudo que existem “outros processos de atualização a decorrer que, a breve trecho, também serão aprovados”. O responsável disse ainda acreditar que o próximo ano “será fulcral” nesta matéria e que toda a Região terá Planos de Emergência atualizados e aprovados.

“Ter um Plano municipal de Emergência faz toda a diferença em caso de catástrofe”, afirmou José Dias, referindo que os Açores são uma região muito ativa do ponto de vista sísmico e vulcânico e vulnerável a fenómenos climatéricos adversos.

Destacando a “extrema importância” destes documentos, o presidente da Proteção Civil dos Açores apontou “a definição de competências nas áreas de atuação, a forma de articulação entre as diferentes entidades presentes em operações de Proteção Civil” que são “fundamentais numa real organização para uma resposta pronta e eficaz”.

“Em particular para a Região Autónoma dos Açores, com as suas características, as suas singularidades, os Planos municipais de Emergência de Proteção Civil são uma mais-valia na sua preparação, organização e realização de uma operação eficaz de resposta a acidentes graves ou catástrofes”, declarou José Dias.

O presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores realça que “um Plano municipal de Emergência tem de ser de fácil leitura, de fácil compreensão e de fácil operacionalização”.


Notícia: «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

Sem comentários: