quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Necessários mais médicos especialistas

A coordenadora do Bloco de Esquerda nos Açores considera que existe um “desfasamento entre a avaliação” que a Unidade de Saúde de Ilha das Flores (USIF) faz das respostas dadas à população e o que os próprios utentes referem.

“Há investimento por fazer no Serviço Regional de Saúde, uma vez que o que é feito não corresponde às necessidades das pessoas”, declarou Zuraida Soares, que se reuniu no Centro de Saúde de Santa Cruz das Flores com a administração da USIF, no âmbito da campanha eleitoral.

A cabeça de lista do BE pelo círculo regional de compensação afirmou que os números do Governo Regional “não contam” em termos de prestação de serviço de saúde, mas sim “o que as pessoas sentem no seu dia-a-dia”.

A dirigente bloquista referiu que em ilhas sem hospital, como as Flores, a população “sente que não tem uma resposta atempada às suas necessidades”, exemplificando com consultas, tratamentos, especialistas, fisioterapia, entre outros. “Chegámos ao ponto em que é a Secretaria da Saúde que determina quantas sessões de fisioterapia um paciente tem direito, e não o médico, o que seria lógico”, declarou Zuraida Soares.

Alexandra Manes, cabeça de lista do Bloco de Esquerda na ilha das Flores, aponta o acesso aos médicos de especialidade como a grande lacuna da Saúde nas ilhas sem hospital: “Vêm poucos especialistas às Flores, os médicos que vêm, ficam pouco tempo e não dão respostas às necessidades dos utentes, além disso, a espera pela marcação de exames é enorme”.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

11 comentários:

Anónimo disse...

é em ti que vou votar não quero mais socialistas que ésó para nos enganar.

Anónimo disse...

Repete-se a história. Durante quatro anos,nas Flores, ninguém sabe (a não ser porque sabe e pela TV), que existe Bloco de Esquerda,PAN e outros que tais. Nem terá passado pela cabeça desta rapariga,que há muitos anos saiu daqui,se as Flores tinha médico,quantos tinha, se vinham cá especialistas, etc..Agora,caída de páraquedas,falando à pressa com meia dúzia de pessoas (eu sei como essas coisas se fazem,quando vem alguém de fora,mesmos dos partidos grandes),reivindica tudo,identifica necessidades,exige soluções, como se cá vivesse e sentisse o que nós sentimos!
A saúde não está bem,não senhor.Mas não se resolve apenas com a vinda de especialistas de qualquer maneira.
Antes de mais são necessários médicos de família qualificados;ou seja,especializados em medicina geral e familiar,(nós temos um Centro de Saúde,não um Hospital),disponíveis para se fixarem e viverem cá,pensando cá, envolvendo-se com as pessoas de cá,e não estarem com um pé dentro e outro fora,ausentando-se semana sim,semana não;dirigidos por alguém hierarquicamente superior e então apoiados por especialistas que viriam cá quando as necessidades o justificassem,ou seja quando os médicos de família tivessem uma lista de doentes com necessidades não urgentes,porque os urgentes devem ser deslocados ou evacuados no imediato. Nas suas visitas,os especialistas devem ter um período de diálogo e troca de informações com os médicos de família locais,dando-lhes informações sobre os doentes que observarem. Só assim se poderá tirar oreal partido da deslocação de especialista,quer em proveito dos utentes quer no aperfeiçoamento dos médicos de família,em matéria das respectivas especialidades.
Muito mais haveria para discorrer acerca deste assunto, mas fica para outra vez.

Anónimo disse...

Ninguém toca no cerne do problema Como é que um país, uma região, uma terra, contratam médicos estrangeiros, quando se nega aos nossos jovens lugares nas universidades portuguesas para se formarem?

É isto coisa de gente discreta?

Porque é que o processo de colocação de médicos, não é igual ao dos professores? Há quantos anos não temos falta de professores? Há quantos anos acabou a bandalheira dos atestados médicos nas escolas e do semana cá, semana lá? Porque é que a colocação de médicos não obedece aos mesmos critérios?

Anónimo disse...

Acabou a bandalheira dos atestados? E os que estão constantemente a usar atestados para saírem da ilha?? Por tudo e por nada lá vão dar uma voltinha!

Anónimo disse...

Alguns candidatos para invalidos ainda estao bem bons
Conseguem fazem um porta a porta de forma bem lestinha

Anónimo disse...

É verdade. Estão inválidos para o trabalho, mas para a lamaceira da politica estão bem afoitos.
É preciso não ter um pingo de ética e vergonha na cara.

Anónimo disse...

hoje em dia há vergonha eles entram para campanha a mentir para não perderem o poleiro e depois de ganhar adeus povo... adeus povo...adeus povo...abrem bem os olhos que dois da mesma cor nada fazem como já aconteceu aqui pelas Lajes.

Anónimo disse...

A população das Flores não é imformada das mentiras que o PS divulga
PSD, CDSPP, CDU, BE são a causa do PS ter a maioria das Flores, são ingorante.

Anónimo disse...

Para que fique bem esclarecido nao sou da cor desta rapariga. Vejo muita gente apontar o dedo mas nao vi ninguem com a coragem e sem medo de dizer as coisas. Nao ter o rabo prezo nem dever nada a ninguem faz isso. Queriam muitos de voces que criticam ter a humildade e a detreminaçao. Nenhum dos outros é melhor. Se fossem melhores as coisas nao tinham chegado ao ponto que estao. O resto é tudo fala baratos.

Agora aparece tudo ca fora pedem votos prometem o que sabem nao podem cumprir. Nunca ouvi a Patrícia falar mal de nenhum mas ja ouvi falarem mal dela como se algum pudesse abrir a boca para falar de alguem. ainda bem que veio. saiu desta ilha como outros sairam e sao bem recebidos.

Anónimo disse...

muito bem anónimo da 00.44 nunca te doa a boca em dizeres as verdades tambem ela terá o meu voto já que o ps nada fez nestas lajes.

Anónimo disse...

Nunca falhei uma eleição mas este ano tinha decidido não votar. No meu entender nenhum candidato merecia que eu saisse da minha casa para lhes dar a minha cruz até perceber que a Alexandra era a Patricia.

Tenho duas filhas que têm um futuro pela frente e por elas vou votar na Patricia. A força com que se bate nas suas ideias é o que as Flores precisa e tenho a certeza que não há nada que a derrube. Sei com conhecimento de causa que muito mais já fez pelas Flores do que aqueles que estiveram no poder estes anos.