sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Mosteiro é apenas procurado nas eleições

Mosteiro é a freguesia com menos população do país, habitada por apenas 30 pessoas e é procurada, politicamente falando, 15 dias antes das eleições.

“Nós vivemos 365 dias por ano nesta terra, temos as nossas dificuldades, temos os nossos problemas, mas infelizmente só somos procurados 15 dias antes das eleições. É a realidade nua e crua”, disse a presidente da Junta de Freguesia do Mosteiro. Ressalvando que esta atitude não é de “todos aqueles que concorrem”, Isabel Tenente declarou, em conversa telefónica, que há outros candidatos porém que “pelo caminho se lembram que existe gente nesta terra 15 dias antes das eleições”.

Além de 30 habitantes, quatro dos quais em idade escolar, o Mosteiro tem também recenseados 30 eleitores, 26 deles moram na freguesia. “A diferença entre o número de habitantes e eleitores é devido a alguns eleitores estarem a viver noutras freguesias da ilha das Flores, mas continuarem a manter cá a sua residência”, explicou a autarca de 35 anos e empresária no setor agrícola.

Na opinião de Isabel Tenente, “dado o trabalho que tem sido feito pelos deputados” na Assembleia Regional há “muita gente desinteressada e muita gente a comentar que nem irá votar”, sendo que neste caso “muita” deve ser medida na mesma proporção do número de eleitores. “Acho que o trabalho desenvolvido [no parlamento] não foi o melhor. Há coisas bem simples que podiam ser resolvidas e ser feitas e podia haver uma voz pela nossa ilha, pelo nosso concelho, pelas nossas freguesias que muitas vezes não existe”, considerou a autarca.

Distando cerca de 11 quilómetros da sede de concelho, o Mosteiro fica longe para uma “população envelhecida”, como distantes ficam algumas das reivindicações de uma freguesia que não tem um café ou uma mercearia e apenas 11 casas são habitadas. Isabel Tenente contou que a freguesia, de seis quilómetros quadrados, “tem igreja, sede da Junta, Império do Espírito Santo” e garantida “a distribuição de pão todos os dias e autocarro nos dias úteis”.

“A freguesia do Mosteiro tem muitas necessidades como qualquer outra, o que eu tenho batalhado e finalmente parece que vai acontecer, é o acesso do ramal à freguesia que tem estado num estado lastimável e já se vem a arrastar há muitos anos”, apontou a autarca, acreditando que, como “estão a iniciar obras”, estas deverão ser concluídas ainda este ano.

Isabel Tenente referiu que “a maior dificuldade é ao nível de comunicações”, assinalando que no início do ano um temporal partiu uma antena e, apesar das diligências junto da operadora e da ANACOM, o problema persiste. “Quem estiver dentro de casa não tem rede da Vodafone”, criticando igualmente a lentidão da Internet, que faz parecer que a freguesia está “na pré-História”, mas recebeu agora a informação de que este problema “poderá estar resolvido até ao final do mês”. Para Isabel Tenente, “se a freguesia tivesse comunicações em condições estava mais perto do mundo”.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

18 comentários:

Anónimo disse...

muito bem senhora presidente, pois pensava eu que era uma freguesia com muito movimento.

Anónimo disse...

esta senhora disse o que muitos pensam mas não tem coragem de dizer em público!
Não é só o Mosteiro que é procurado em tempo de eleições. Somos todos nós!

Anónimo disse...

A Senhora tem toda a razão em dizer a verdade, não sou do Mosteiro mas sim das Lajes e gostaria de ter pessoas como a Senhora nesta Vila Lajense tanto na Junta de Freguesia como na Camara a defender de unhas e dentes para o bem do seu povo, mas enfim é só festa pensando que está a encher o estomago desta maneira, mas, espero que o povo deste Concelho Lajense veja da maneira que tem vivido estes quase quatro anos, e que pense de outra maneira.

Anónimo disse...

É uma freguesia com pouco movimento é verdade mas o PS precisa de 15 votos no Mosteiro mas não vai ter.

Anónimo disse...

acho muito bem o mosteiro votar noutro partido, eu sempre ouvi alguém aqui escrever que os dois da mesma cor não dava certo e agora acredito que é verdade.

Anónimo disse...

A oposição ao PS já fez conta a deputada do PS chora que não vai ser deputada que vai para o registo Civil, isso é falso o jose Gabriel pode não ser deputado mas a Arlinda Nunes Focha vai ser deputada em 3ºcomo compensação dos Açores,1º Vasco Cordeiro, 2º um sr, da Graciosa 3º Arlindaa população não sabe porque a oposição não esplica, ou não sabe ou não quer, o PSD tem um lugar, o PP e CDU não se defende, ou são todos parvos, ou eu não sei nada

Anónimo disse...

Esta presidente que se deixe de Tretas e não se priocupe com o ramal ,para que serve ramal para se ir ver lixeiras casas caídas etc etc

Anónimo disse...

Os moradores do Mosteiro têm direito a um acesso ao ramal em melhores condições. São 30 pessoas? Sim e daí? Fazem parte da comunidade como qualquer um de nós. Se calhar alguns falam e tem telhados de vidro graves!

Anónimo disse...

muito bem anónimo das 23.08 tem tanto direito como qualquer cidadão dos açores, tem-se gastado tanto dinheiro em farra não pode ter para arranjar as estradas.

Anónimo disse...

jé é tempo de deixar de atacar a deputada

Anónimo disse...

O Ramal do Mosteiro que não tem mais que 1 KM,podia e muito bem ter sido feito antes da estada de Ponta Delgada,atrasava apenas uma semana e nesta altura já estariam ambas as estradas arranjadas de novo,mas a má vontade de alguém fêz com que tudo estivesse da maneira que está,um Quilómetro de estrada é numa semana para arranjarem incluindo as valetas,porque se fosse só estender o tapete era num só dia e ficava pronto,será que agora depois das eleições vão por mão a obra ou irá ficar esquecido?senhora presidente da Junta de Freguesia,se continuar assim por mais uns tempos a senhora volte a carga que por algum lado vai rebentar e depois vão fazer o dito ramal,tenho dito.

Anónimo disse...

O primeiro candidato do PS não liga nada ao concelho das Lajes, lembram-se que foi ele que instituiu a festa das poças que coincide ou com a festa da Fazenda ou com a festa da Lomba? Pois bem, nessa altura pessoas da Fazenda foram falar com ele e ele gozou e disse que essas freguesias pertencem ao outro concelho. Esta é a ideia de desenvolvimento harmonioso que ele tem para a ilha?

Anónimo disse...

anonimo das 11.13 que deputada? aquele pau mandado? ela nunca era criticada se tivesse feito alguma coisa de jeito. o que é que ela fez??? os florentinos ja perceberam a jogada que foi feita e que ela ja esta em 3º pela compensação e que vai ser outra vez eleita para andar a passear?? é isso que se quer para a nossa ilha?? vejam a lista da compensação e vejam a jogada politica que esta ali feita

Anónimo disse...

Perante as evidências, ela pouco ou nada pode fazer pois está de mãos e pés atados! E não tenho dúvidas que será eleita anónimo das 00:25
Bem haja

Anónimo disse...

Por mim o P S leva ZÈRO. as freguesias pequenas estão esquecidas politicamente e pagam impostos como todas as outras,já votei nesta gente mas agora voto mas é para pólos na rua.

Anónimo disse...

Isto é que vai ser um choro e ranger de dentes o corrupto de Viana , não quer saber das Lajes muito menos das freguesias , portanto meus caros amigos vamos utilizar a cabeça no dia de ir lá fazer o risco e vamos votar numa voz que fale nas Flores e pelas Flores ,porque nos últimos quatro anos quando vi o telejornal avistei os deputados eleitos sentados e em pé quando os outros os mandavam erguer, mas nunca os vi a discursar, medíocres ,está na hora de lhes dar uma bofetada de luva branca

Anónimo disse...

da minha parte este alentejano vai na vota, com mais alguns.

Anónimo disse...

Isto está mau tanta pulitica mais tanta pulitica já mete nojo a já passensia