terça-feira, 4 de outubro de 2016

Ratos deixam população apreensiva

A praga de ratos que assola a ilha das Flores constitui uma ameaça à saúde pública. Segundo apurou a Antena 1 Açores, não há raticida na ilha e as duas toneladas encomendadas só deverão chegar esta semana.

A saúde pública na ilha das Flores pode estar ameaçada, reconhece o presidente da Câmara Municipal das Lajes. Desde há praticamente um mês e de uma ponta à outra da ilha, uma praga de ratos tem deixado a população florentina apreensiva. Luís Maciel assume que esta praga de ratos oferece perigo e diz que a autarquia está a tratar do assunto: "Nós sabemos que os ratos oferecem sempre algum perigo, daí a importância de tentar controlar a sua população e diminui-la o mais possível, e é isso que estamos a fazer".

O certo é que não há veneno na ilha das Flores e as duas toneladas de raticida encomendadas só devem chegar esta semana. "Penso que deverá chegar já no próximo barco", informou o autarca socialista.

Helena Pinela deu o alerta há mais de um mês quando começaram a desaparecer galináceos do seu quintal e rapidamente apercebeu-se da presença de ratos. Diz que são maiores que uma pá do lixo; os seus cães recusam-se a caçar os roedores devido ao tamanho. Assume que está verdadeiramente apreensiva.

Outros relatos e fotografias chegados à redação da Antena 1 Açores dão conta de ratazanas a subirem paredes. Dizem os florentinos que é assustador sair de casa e ver tanto rato por todo o lado.

Mário Freitas é especialista em saúde pública e alerta para os perigos desta praga de ratos: "Essencialmente transmitem muitas doenças, como a leptospirose, como algum tipo de febres transmitidas pela própria mordedura do rato, a própria raiva pode ser transmitida. O que a população tem que ter algum cuidado é evitar ao máximo o contato com este tipo de roedores, sendo que deve defender as suas casas, os seus pertences, os locais onde tem guardados outros animais".

À reportagem da RDP Antena 1 Açores os florentinos explicam que este ano não foi feita qualquer desratização na ilha das Flores e que o uso de venenos e ratoeiras por cada pessoa não fazem qualquer diferença, pois os ratos passam-lhes ao lado.


Notícia: RDP Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

21 comentários:

Anónimo disse...

Até às autoridades resolverem a situação, se alguém tiver essência de menta pode experimentar borrifando algumas gotas diluídas num bocado de água pela casa toda (ou colocando bocados de algodão embebido na essência em certos pontos de entrada da casa). Os ratos odeiam esse cheiro. Quanto mais concentrada a essência, maior será o efeito. Comigo pareceu funcionar. Obviamente não resolve o problema, mas ajuda a manter os ratos afastados até que sejam tomadas medidas mais eficazes. Tem a vantagem acrescida de afastar também aranhas e outros insectos.
Virginia

Anónimo disse...

vejam só o que já deveria ter sido feito de á anos e não se fez, até os ratos são tantos que até querem votar.

Anónimo disse...

não são ratos. È a malta que anda a fazer a campanha. Alguns parecem que comeram veneno.

Anónimo disse...

Não tenho esse problema até agora,tenho gatos que por sua vêz os mata ou afugenta,vivos não tenho visto nenhum mas não duvido que hajam.
Há alguns anos atrás as Juntas de Freguesia costumavam ter e deitavam pelas terras e nessa altura estava tudo muito bem controlado,agora já não o fazem e por culpa de quem?alguém sabe responder?eu não sei.

Anónimo disse...

Dona Virginia

Muito obrigado pelo conselho. E para afastar pombos? Há alguma mezinha?

Anónimo disse...

pois é...pois é...comeram o veneno e agora não há para matar os ratos.

Anónimo disse...

O presidente de junta de sta Cruz nem arranja raticida nem vai à campanha ao lado do sr preira
Dizem á boca pequena que foi aconselhado a nao o fazer
o seu mentor mandou-o á frente e agora que a coisa correu mal... abandou-o

Anónimo disse...

São os ratos e as baratas. Este ano apareceram imensas.
Isto não se justifica, já existem empresas que fazem a desinfestação, mas não se recorre a elas para guardar o dinheiro para outras "prioridades".

Anónimo disse...

Anónimo das 15:22:00, nunca experimentei com os pombos porque não tenho esse problema, mas o cheiro da essência de menta é tão intenso que deve servir de certeza.
Virginia

Anónimo disse...

Ratazanas velhacas, morganhos atrevidos, pombos inchados, baratas incómodas e carochas malcheirosas. Tudo criaturas de Deus que nos batem à porta na época das eleições.

Anónimo disse...

E fotos tão felizes!!! As respetivas não ficam com ciúmes?? Deveriam, sabem bem o que têm em casa! eheheheheh

Anónimo disse...

Sabem bem o que tem em casa mas também sabem que as senhoras das fotos são pessoas sérias!

Anónimo disse...

À Vocês... Que retratos são esses?

Anónimo disse...

ou muito me engano ou vamos ter divórcios antes do circo terminar

Anónimo disse...

Eles não iriam deitar tudo a perder. Dão umas facadinhas nas suas viagens! Ver todos os dias uma cara de cavalo!!eheheheheh
Coitados precisam de distrair!!

Anónimo disse...

Dizem as más línguas que há uma que é tirana para doutores!

Anónimo disse...

Isto chegou ao fundo, toda a vida as juntas de freguesia tinham veneno e as pessoas iam lá buscar e punham nas suas terras, não tavam à espera que os trabalhadores da junta ou da câmara é que puzessem! Esta gente nova é só preguissa, alguns são muito mais perigosos que as grandes ratazanas

Anónimo disse...

Carlos César três dias nas Flores? Ou é muito bom, ou muito mau!

Anónimo disse...

O gajo veio trazer o veneno que o João pedido para desrratizar alguns.

Anónimo disse...

Não veio a custa dele veio a custa dos nossos impostos,ou será que eles sentem que vão perder terreno.

Anónimo disse...

O Carlos Cesar foi o tal que fez nas Lajes um Porto de Recreio, onde precisava uma Marina em boas condições por ser uma Ilha da Rota dos Iates e foi fazer em Ponta Delgada uma Marina para andar ás moscas que por lá não passa Iates. Por mim pode até estar um mês nas Flores, voto meu não apanha.