sábado, 4 de fevereiro de 2017

À conversa com Francisco Gomes Vieira

Francisco Gomes Vieira, nascido em 1940 na vila das Lajes das Flores, após a sua juventude passada nesta ilha emigrou para o Canadá, onde com sua esposa e filhos teve a sua vida constituída.

Desde cedo demonstrou ser possuidor de uma memória rara e cristalina. Agarrado aos livros e em especial os da História da ilha das Flores e os de geneologia. Como a ilha das Flores e segundo as suas palavras é deficiente em relatos históricos, Francisco Vieira sempre se agarrou a tudo a que teve alcance para reconstruir a história florentina. Assim sendo, este historiador concilia a História disponível mais as histórias das nossas gentes ao longo dos séculos para definir a história a mais verdadeira e real possível.

Todas as mais palavras que eu possa utilizar são desnecessárias. “Memória Cristalina” é o nome mais aproximado que encontro. Ora vejam o que este senhor sabe, sem ponto ou cábulas, a sabedoria flui, flui... Muito obrigado a este historiador florentino pela disponibilidade e em especial a enorme sabedoria e conhecimento que decidiu partilhar com todos nós, em prol de uma ilha mais clara para uma história mais rica.

Obrigado à Gabriela Silva por todo o empenho e profissionalismo que coloca no projecto Costa Ocidental. Obrigado à Luísa Silveira pela ajuda à produção e fotografia.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

3 comentários:

Anónimo disse...

Mentiras e mais mentiras , por favor tenham juízo e entrevistem e sejam entrevistados por gente de tarelo e deixem-se de tretas.

Anónimo disse...

Cabeça fina, com muito saber, já o pai era um homem que sabia muito gostava de ler livros. Se a Historia das Flores não ficar gravada com esta juventude de hoje daqui a cinquenta anos nada se sabe sobre esta Ilha.

Anónimo disse...

Só conseguimos perceber o presente e planear o futuro se conhecermos bem o nosso passado. Qualquer comunidade que se preze respeita a experiência e o saber que as pessoas mais velhas tem. É assim desde a antiguidade. Uma conversa interessante, bem dirigida, que prende a atenção do primeiro ao ultimo minuto.