segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Menos população e mais envelhecida

Os Açores poderão ter voltado a perder população no ano passado, segundo os dados até agora recolhidos pelo Serviço Regional de Estatística.

De Janeiro a Novembro do ano passado nasceram 2.074 pessoas na Região Autónoma dos Açores e morreram 2.200 pessoas, o que resulta num saldo natural de -126.

Já em 31 de Dezembro de 2015 as estimativas do Serviço Regional de Estatística registavam que residiam 245.766 indivíduos nos Açores, sendo 120.352 homens e 125.414 mulheres. Esta estimativa representa uma diminuição de 587 indivíduos em relação ao valor estimado para 2014.

Por ilhas verifica-se que o crescimento efectivo apresenta variações diferenciadas. Desta forma, e para 2015, todas as ilhas apresentam um valor negativo, com a excepção de Santa Maria e do Corvo. Dentro dos valores negativos, destacam-se a ilha Graciosa (-13,2‰) e a ilha das Flores (-8,3‰).

O Índice de Envelhecimento demográfico (relação entre a população idosa e o número de pessoas com 14 anos ou menos), fixou-se em 82,4 pessoas idosas por cada 100 pessoas jovens, contra os 78,6 em 2014. Por ilhas, este índice atingiu os valores mais elevados na ilha das Flores (147,7), no Pico (147,3) e em São Jorge (142,5).


Notícia: jornal «Diário dos Açores».
Saudações florentinas!!

4 comentários:

Anónimo disse...

E lá vamos cantando e rindo, a brincar à politica e aos partidos.

Vivemos numa época desgraçada. Reparem no confrangedor comunicado apresentado há dias por um deputado, onde diz que anda em "contactos privilegiados" com o propósito de garantir a ampliação de um quartel de bombeiros e de suster uma actividade que, nos moldes como está montada, não vai dar outra coisa senão boques e prejuízos.

Reparem na triste figura das nossas oposições. Uns esfrangalham-se publicamente à batatada com o exclusivo propósito de ter mão no poder. Serviço público não é com eles. Outros esquecem-se que a politica só faz sentido se trouxer benefícios para todos. O ser inteligente no criticar não justifica o ordenado. Há que propor soluções.

Por este caminho, com a mediocridade das pindéricas lideranças que temos, vamos continuar a desertificar. Vê-se da lua!

Anónimo disse...

Em terra de cegos quem tem olho é Rei!! e ele tem treta!

Anónimo disse...

Enquanto houver velhinhas para fazer filhoses no Carnaval, eu vou ficando por cá.

Anónimo disse...

saudades das filhoses de minha mãe.