segunda-feira, 24 de abril de 2017

Carga turística nos monumentos naturais

Na sequência do incremento do turismo nos Açores, os vigilantes da natureza estão a proceder à recolha de dados para definir a melhor carga turística em cada zona protegida, por forma a salvaguardar o ambiente.

“Nos últimos três anos temos tentado aumentar a fiscalização no terreno devido ao aumento da pressão turística, principalmente aos fins de semana, tentando ter uma fiscalização ‘in loco’, a par da recolha de dados todos os anos para determinar a melhor carga turística em cada zona protegida”, declarou Kenny Alves.

Os vigilantes da natureza têm sido confrontados com o abandono de resíduos em espaços naturais, mas Kenny Alves salvaguardou contudo que os turistas estão bastante sensibilizados para as questões ambientais.

“Atualmente, o corpo de vigilantes da natureza dos Açores é composto por 32 elementos, estando a decorrer os procedimentos para a contratação de mais quatro: dois para o Pico, um para as Flores e um para o Corvo, levando finalmente os vigilantes a todas as ilhas e parques naturais”, declarou a secretária regional da Energia, Ambiente e Turismo.

O arquipélago dos Açores tem 123 áreas protegidas integradas nos nove parques naturais de ilha.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

8 comentários:

Anónimo disse...

Só sei que ter turismo ,sem rede de t.m (vodafone , e outras) e tpa á mais de 48 em horas em parte do Concelho mais ocidental da europa , e nimguem nada Fazer , como querem turismo isto é uma vergonha , escondam-se

Anónimo disse...

Faltou a luz pergunto eu? se não tiver geradora para alimentar as baterias vão -se abaixo.

Anónimo disse...

Os nossos deputados não tem os canais generalistas o canal dos pobres. Se tivessem tinham dado por isso tem que ser o pobre a telefonar e tem que ficar pendurado tempos sem fim para ser atendido. Estes canais são públicos pagos por nos e de vez em quando á umas avarias iscazitas pare-se quererem impor os canais pagos pelas operadores. Os deputados deviam estar mais atentos a estes problemas.

Anónimo disse...

os deputados não são os culpados de tudo o que se passa na nossa terra

Anónimo disse...

Coitadinhos dos deputados, agora até fiquei com pena deles. São mesmo uns desgraçadinhos.

Anónimo disse...

o anonimo das 12.07 está com muita pena. então eles é que tem que defender os interesses dos Florentinos, não tem geradora falar com o governo.

Anónimo disse...

Se estão com problemas de luz falem com o deputado do PSD ... como é habitante do Conselho das Lajes deve ter mais facilidade de comunicar com o chefe da EDA :D

Anónimo disse...

O que se está a passar em São Miguel não pode acontecer nas outras ilhas. Descida à Lagoa do Fogo. Sete Cidades. Lagoa das Furnas. São dezenas de turistas num sobe e desce, num entra e sai, sem acompanhamento, desgastando os atalhos e vagueando por onde bem lhes apetece.

As nossas belezas naturais não podem estar a saque. A visita deve ser acompanhada por guias certificados, que, ao contrário do que certas cabeças de abóbora pensam, não devem ser pagos pelos impostos de todos nós, mas pelos turistas. É assim que se estimula o empreendedorismo e as coisas são sustentáveis.