sábado, 1 de abril de 2017

Sacos de plástico passam a ser pagos

Os sacos de plástico passam a ser pagos em todas as lojas dos Açores a partir de hoje, um ano depois de a medida ter chegado às grandes superfícies comerciais.

A medida, destinada a fazer diminuir o consumo de sacos de plástico, foi aprovada pela Assembleia Regional em Maio de 2014. O diploma estipulou que inicialmente se aplicaria apenas às grandes superfícies um ano depois da sua regulamentação, que aconteceu no dia 31 de Março de 2015, e dois anos depois a todas as restantes superfícies comerciais dos Açores.

O regime de pagamento de taxa ambiental sobre os sacos de plástico está instituído no valor de 4 cêntimos. Estão isentos de taxa os sacos que entram em contacto direto com o alimento com é o caso dos sacos transparente de rolo.

O diretor regional do Ambiente adiantou que em 2016 foram taxados 1,3 milhões de sacos de plástico nas grandes superfícies dos Açores. Segundo o responsável, estes números permitem "estimar com base naquilo que foi o número de sacos de caixa distribuídos por estas superfícies comerciais no período equivalente do ano anterior, que terá havido uma redução da introdução no mercado de um número superior a 4,5 milhões de sacos de plástico".

O diretor regional do Ambiente acrescentou que a medida permitiu encaixar "pouco mais de 50 mil euros".


Notícia: «Açoriano Oriental» e «Jornal da Tarde» da RTP Açores.
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Tudo tem o seu valor. Um ambiente limpo e saudável tem um preço.

Um saco de plástico enterrado ou a boiar no mar suja e emporcalha décadas sem se degradar. Tem um custo ambiental enorme. Dá um aspecto horrível quando espalhado no chão. Queimado descontroladamente produz gases perigosos. No mar dá cabo dos peixes. Ainda há dias deu à costa em São Miguel um cachalote morto, com o estômago cheio de sacos de plásticos.

0,04€ de taxa ambiental por um saco de plástico é uma coisa ridícula, que não paga a recolha, o armazenamento e o transporte para o exterior. Quem compra um saco de plástico tem de pagar todo o processo conducente à reciclagem e a própria reciclagem que vem a seguir. No mundo desenvolvido os custos são reais. No terceiro mundo os custos são simbólicos. Estamos onde?