sexta-feira, 6 de julho de 2007

Art(&)factos...

Indicaram-me esta pérola, que vale a pena avaliar atentamente, com lançamento a 25 de Outubro próximo na mais pequena ilha do arquipélago.

Infelizmente o prazo de envio de projectos termina no dia 15 do corrente, mas o Festival não deixará de nos visitar, despertos que são para a cultura aqueles que estão em condições de ajudar este projecto a por cá passar.

Projecto AIDA - Festival Festa Redonda
O Festival Festa Redonda é um evento cultural que vai decorrer nas nove ilhas dos Açores, durante ano e meio. Arranca dia 25 de Outubro e prolonga-se até Abril de 2009. Seguindo uma lógica itinerante, depois de uma inauguração simultânea em todo o arquipélago, cada expressão artística estará em cada uma das nove ilhas por um período máximo de dois meses.
O evento, cujo nome presta homenagem ao escritor açoriano Vitorino Nemésio que escreveu “Festa Redonda, Décimas e Cantigas de Terreiro oferecidas ao Povo da ilha Terceira” (1950), pretende facilitar o acesso de algumas franjas da população açoriana mais votadas ao isolamento a várias formas de cultura, contribuir para o desenvolvimento do potencial turístico das ilhas do arquipélago e divulgar jovens valores em nove áreas de criação artística distintas.
O Festival Festa Redonda tem a chancela do sector de Operações Culturais do projecto AIDA - Agência de Investimento e Desenvolvimento pela Arte, que desenvolve actividades artísticas e culturais em diversas regiões ultraperiféricas de Portugal e da Europa. Para além dos Açores, a AIDA teve iniciativas nas ilhas da Madeira, Porto Santo, Canárias, Cabo Verde, Baleares, País Basco e Irlanda. O seu objectivo é contribuir para o desenvolvimento dos povos e das localidades, pela Arte e pela Cultura, levando a essas regiões isoladas artistas, programadores, agentes culturais e realizações culturais a que, de outra forma, as populações locais não teriam acesso.
Como projecto de raiz nacional e regional, conhecemos bem a realidade do arquipélago dos Açores e, portanto, estamos conscientes das contingências e das limitações geográficas (meteorológicas) e logísticas das pequenas ilhas. Contrariar esses limites é precisamente a razão do Festival Festa Redonda. É imperioso romper com esse dramático ciclo de isolamento a que algumas destas ilhas e localidades pequenas estão sujeitas, levando até aí iniciativas e bens culturais a que as populações têm direito.


Fonte: Festival Festa Redonda.

4 comentários:

Anónimo disse...

Muito interessante, como dizes e´para avaliar etentamente....

Anónimo disse...

Pois... Pois....
Há piques de meses que este blog é conhecido...

Luís Henriques disse...

Um projecto muito interessante. Espero que haja grande adesão, e especiamente, que haja toda uma dinâmica cultural que se pede a um evento destes

Cumprimentos,

Luís Henriques disse...

Estava com algumas suspeitas... que, após uma leitura mais atenta no blog do festival, se vieram a confirmar. Pelo que pude ver, e supondo que os grupos que lá aparecem serão os que irão participar, de música erudita nem se fala. Espero que a situação se altere...