terça-feira, 20 de maio de 2008

Deputado regional do PSD fez alerta para a falta de pão na ilha das Flores

O PSD/Açores alertou para a recente "falta de pão na ilha das Flores", uma carência que se verificou "nos últimos dias, afectando algumas localidades", conforme refere um requerimento enviado pelo deputado António Maria Gonçalves à Assembleia Legislativa Regional.

O facto advém do encerramento "promovido pela entidade responsável pela respectiva fiscalização" de uma padaria da ilha, curiosamente "a [padaria] que garantia melhores condições de distribuição, bem como a venda diária do produto", diz o documento.
Segundo o deputado florentino é óbvio que a saúde pública "deve constituir uma preocupação e uma prioridade na acção das entidades públicas", sendo, no entanto, necessário avaliar se, "para além do imediato encerramento, existem outras medidas que garantam as condições mínimas de higiene e de segurança de tal actividade".

O parlamentar da ilha das Flores quer saber se o Executivo está "a par da situação descrita" e se, de algum modo, adoptou medidas para intervir, e que "garantam o fornecimento de pão às populações", indaga. Sempre com o "interesse público acima de tudo", o deputado florentino fala em "medidas de incentivo e pedagógicas, sem prejuízo das necessárias sanções", em vez "do imediato encerramento de um estabelecimento, com os problemas que isso causa à população", refere.

Na ilha das Flores, "com as limitações da sua economia e o isolamento que nos caracteriza", acrescenta o social-democrata, deveriam ser privilegiadas medidas de incentivo que garantam "a regularidade do funcionamento das indústrias de panificação", não pondo "em causa" a alimentação das populações, mas laborando "com zelo e sentido de justiça", conclui.

Notícia: «Diário dos Açores», «Jornal Diário» e «Correio dos Açores».
Saudações florentinas!!

12 comentários:

Fiat Lux disse...

Se não faltou a farinha (como acontecia há uns anos, quando o mar impedia as ligaçoes com as Flores)
é impensável que falte o pão no oitavo ano do seculo XXI !
As novas "polícias" de higiene e costumes estão a matar muito de bom que tinhamos por esse Portugal fora.
Já vivi nas Flores (há muitos anos)e não me lembro de alguma vez ter faltado pão. E custa-me a crer que as padarias de então fossem mais "higienizadas" que as de agora.

Anónimo disse...

são as obras,farinha e cimento não dão bom pão!

Anónimo disse...

ninguem se preocupe que em vês de cimento agora nas próximas eleições,os candidatos a deputados vão oferecer porta a porta em troca do rico VOTO sacos cheios de "papo secos","pão caseiro" e algums ainda "pão caçete"!!!

Anónimo disse...

Eu vivo nas Flores e não dei pela falta de pão. Quando muito quando se vai à padaria, é necessário esperar alguns minutos para sair do forno. E este senhor também não deve ter dado pela falta de pão, pois apesar de ser eleito pelas florees, passa a maior pare do seu tempo em São Miguel. Deve ter falado de ouvido, ou recebeu alguma carta a relatar alguma situação.

Anónimo disse...

Nem todos os dias vejo este bloog, ma hoje deparei que o Sr.Deputado Antonio Maria tinha vindo a publico manifestar o seu desagrado e com muita rasao
Eu acho que os Senhores da Fisaclizacao que sao autenticos PIDES a caca das pessoas nao tinha nada que ir ao Braga ás 3 da manha para ver a padaria como estava. Sejo sérios e não andem aqui para lixar as pessoas de qualquer maneira porque é o Braga e outros como o Braga descontam os seus impostos dia apos dia para pagar os ordenados a estes mamiferos, eles tem de actuar como homens e nao como actuaram e ainda por cima traziam a polkicia de escolta,.porque estavam com medo de levar alguma!!! Estes senhores parece que nao conhecem a realidade do servico da Ilha das Flores que muita vez tem o DONO da poadaria levantar-se as duas da manha para cozer o pão porque os padeiros não aparecem ao servico, e so porqte as casas de banho nao estavam prontas toca a fechar a padsaria, sera que estes senhores la no PICO esta tudo direitinho ou tambem tem muita coisa torta...
Mas o unico deputaddo que veio defender a padaria froi o Antonio Maria porque os outros nem for houvidos nem achados esses ate dizem mqal de si proprios principalmente o Manuel Mania que de facto so tem mania porque derresto nao faz nada e ainda digo mais o Carlos Cesar ainda vai perder um deputado nas Flores por causa do
Manuel Mania.

Anónimo disse...

...perder um deputado nas Flores?????
Devia era perder os dois para ver se investe mais nesta ilha.
Cabo de fibra óptica.......... vai ser ilusão!!!!!!

Anónimo disse...

Ó amigo do comentario anterior das 18.21 tens rasao, á dias um amigo deputado Artur Lima disse-me que esse Manuel Mania tinha tido um iontervencao na Assembleia Regional a falar mal dos hoteleiros das flores mas ele nao sabe no que se meteu porque os hoteleiros receberem o comunicado da intervencao ai e que o Manuel Manias vai9 houvir no nariz como pancadas leva o tambor em dia de festa,. esse manuel Mania ja esta a perder os apoiantes da Ilha das Flores tem apenas o Rui Noia para o apoiar (outro malandro) que nunca fez nada na vida dele mas que se ponha a pau porque o natal dele deve estar a chegar, mas voltando a falar do Manuel Mania ele ainda tem o descaramento de se sentar ao lado do Presidente da Camara e logo a seguir reune a comissao politica para dizer mal dele so que o presidente da Camara sabe tudo uma hora depois, é preciso nao ter vergonha com esta politica suja que anda a fazer esta comissao politica, mas o Carlos Cesar sabe de tudo e ele vai perder um deputado nas flores por causa do Manuel Manias, acho que ele nao se devia candidatar,ja anda por ai o boato que o Manuel Mania se quer candidatar a Camara nas proximas eleicoes, poi nao vai la porque nao ha Cesares nesta corrida...vai haver mais......

Anónimo disse...

caro anonimo de 22 ás 1821, não é preciso ter mais de dois palmos de testa pra ver quem é esse anonimo, é o proprio proprietario da padaria em questão.
acho que os homens fizeram o trabalho deles e se fecharam a padaria é porque tiveram motivos para isso porque se as leis existem devem ser cumpridas em qualquer ponto do territorio nacional.
que eu saiba quando é feita uma lei não vem lá mencionado( excepto na ilha das flores)e alem disso está em causa um bem essencial da alimentação humana, por isso acho que devem parar pra pensar um pouco e colocar-se no lugar do consumidor que paga gato por lebre, devia haver mais inspecções deste tipo

Anónimo disse...

esta lei está a ser aplicada em padarias restaurantes cafés e eu acho muito bem que havia padarias nestas ilhas e restaurantes que era uma autentica vergonha.

Anónimo disse...

Já que nas Flores quase tudo é do Estado (seja do Central, Regional ou Local) e já que falta pão, talvez seja de considerar a possibilidade de uma Autarquia ter a sua padaria e por administração directa dedicar-se também à panificação e distribuição desse bem essencial, lol.
Já que a CMLajes queria fazer um restaurante... e porque não uma padaria? Ah, ah, ah...

Anónimo disse...

boa ideia esta da padaria.

Anónimo disse...

a camara faz a padaria e voces comentadores iam para padeiros para ver como e bom,se calhar a tua casa nao esta melhor que a padaria quaise que apostava e esta