segunda-feira, 5 de maio de 2008

Helicóptero [em missão de resgate e socorro médico] sofre avaria no meio do Atlântico perto da ilha das Flores

Uma avaria obrigou um helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa (FAP) a suspender, na madrugada do passado dia 18 de Abril, a missão de resgate em curso no meio do Atlântico.

O caso deu-se a cerca de 400 milhas da ilha das Flores e quando o aparelho já "estava à vertical" do paquete - para recolher um passageiro com sintomas de acidente vascular cerebral (AVC) - que tinha enviado o alerta na tarde de 17 de Abril, adiantou o porta-voz da FAP, tenente-coronel António Seabra. As horas de intervalo explicam-se com a distância a que o navio estava do alcance máximo do EH-101 a partir da costa quando enviou o SOS.

Foi "uma avaria mecânica", sublinhou António Seabra, diferente das falhas técnicas registadas em duas ocasiões distintas no final de 2007 - ainda sob investigação - e que obrigaram a parar a frota dos EH-101.

Segundo as fontes do «DN», os pilotos do helicóptero admitiram a hipótese de amarar (poisar na água) quando decidiram abortar a missão. Isso acabou por não suceder "talvez graças à Nossa Senhora do Ar" (padroeira da FAP), segundo uma das fontes, pois o aparelho conseguiu chegar à ilha das Flores, onde [durante alguns dias] ainda se manteve inoperacional.

A operação de resgate, realizada com o apoio de um avião P-3P Orion, acabaria por ser realizada pelo segundo EH-101 que a FAP tem nos Açores e que, na altura estava a socorrer um pesqueiro - e onde o recuperador sofreu uma fractura, tendo de ser substituído.

Semanas antes, também nos Açores, um avião Hércules C-130 sofreu uma despressurização repentina em voo, mas sem causar feridos.

Notícia: «Diário de Notícias».
Saudações florentinas!!

11 comentários:

Anónimo disse...

A solução é não adoecer,nem em barcos,nem no grupo ocidental!Ainda se sujeitam à tomar um banho durante a viagem!

Anónimo disse...

Boa gente que para salvar uma vida poe em risco a de várias pessoas,parabens pela coragem que essa gente tem.

Anónimo disse...

É verdade, os que não são de parabens são os que escolheram estes helicópteros.Mais uns "engenheiros" bem pagos para gastar mal o dinheiro público.

Anónimo disse...

A escolha destes helicópteros não foi do engenheiro Paulo Portas, anterior ministro da Defesa Nacional???

Anónimo disse...

foi esses engiheiros os autores desta grande procaria antes os velhinhos pelo menos nunca deram problema.

Anónimo disse...

Alguém ficou com a comissãozinha...

Anónimo disse...

Nunca deram problema mas estavam a leva o país a falência.

Fórum ilha das Flores disse...

A RTP/Açores tem uma outra notícia [também do passado dia 18 de Abril] mas apenas sobre o assunto do penúltimo parágrafo deste texto, intitulada «Força Aérea salva tripulante de pesqueiro ao largo das Flores»:

"Um tripulante de um helicóptero da Força Aérea [Portuguesa] ficou ferido numa operação de salvamento, ao largo [da ilha] das Flores, debaixo de mau tempo. O tripulante participava na recuperação dum marinheiro do pesqueiro «Vila do Infante».

O recuperador do helicóptero EH-101 fracturou um pé quando abordou o pesqueiro para retirar o marinheiro doente. A pequena dimensão do pesqueiro, o vento e o mar alteroso dificultaram a operação. Na altura registavam-se ondas de sete metros e ventos de 55 quilómetros.

A operação realizou-se na tarde [do dia 18 de Abril passado] a 230 quilómetros a noroeste [da ilha] das Flores. O tripulante do navio e o do helicóptero foram conduzidos ao hospital de Angra [do Heroísmo]. O pescador, de 51 anos, tinha uma hemorragia digestiva.

Ainda durante tarde [do passado dia 18 de Abril], a Força Aérea [Portuguesa] voltou a fazer uma evacuação, desta vez dum passageiro do «Azamara Quest», um paquete de 181 metros e bandeira de Malta."


Veja-se ainda um pequeno vídeo [da RTP/Açores] sobre essa operação de resgate e salvamento realizada pela FAP.

Anónimo disse...

o equipamento é bom, a manutenção é que nem por isso... :\

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Fórum ilha das Flores disse...

De forma absolutamente excepcional vamos [abaixo] transcrever [na íntegra, sem quaisquer correcções gramaticais ou colocação de acentos] o comentário anterior [acima], que se encontrava escrito (quase todo) em MAIÚSCULAS [sinal de berraria na internet, o que não queremos por aqui...]

Anónimo disse [às 22h11 AZOT]...

Parabens pela coragem dos homens da FAP, nos Açores.

Ja agora para as mentes ignorantes, o Merlim e considerado como um dos melhores Helis e se nao o melhor, para salvamento entre outras missoes.

"O ke se passa com os Merlim e tao simples como voçes deixarem de conduzir um ligeiro e passarem a conduzir um pessado."

Mas acredito e vou continuar acreditar nas capacidades dos homens da FAP.

De um açoreano que nao e da fap...