domingo, 25 de maio de 2008

Ilhas de (sem) Valor

Devo começar por dizer, no âmbito do teor deste "post", que não escrevo por encomenda. Na verdade, quer a fotografia, quer a ideia, quer o texto já estavam prontos quando surgiu um comentário de um leitor a propor o tratamento deste assunto. Ainda para mais um comentador anónimo, todos sabeis, pelo menos os que acompanham a blogosfera, que não morro de amores por comentadores anónimos, sejam a favor ou contra as minhas ideias. Não raras vezes, deixo de contestar alguns comentadores, com bastante pena minha, pelo simples facto de serem anónimos. Mas esse é assunto para outra posta.
Vamos, então, ao que interessa. A construção de um Hotel em Santa Cruz das Flores, em cima da Zona Industrial e de comércio por grosso, não cabe na cabeça do mais tinhoso dos pensadores. Bem sei que a vista e o lugar, mesmo ali em cima do mar é privilegiado. Contudo, já estava ocupado, no meu entender mal ocupado e desperdiçado por um complexo industrial e comercial que não poderá ser removido nos próximos anos, responsabilidades para a autarquia de Santa Cruz, obviamente. Cabe aqui reflectir sobre a qualidade dos autarcas que autorizam e promovem investimentos industriais em zonas de potencial desenvolvimento turístico. Cabe aqui, reflectir sobre o disparate enorme que foi projectar e construir um Hotel desta categoria em cima da referida Zona Industrial. Não tardará e estão os industriais a ser perseguidos por causa dos barulhos, odores e poeiras das suas actividades. Eu, no lugar deles “mandava chumbo” em cima de quem teve a impensável ideia de construir um Hotel com esta localização.
Ordenamento e planeamento precisam-se, gente capaz também, este Hotel foi pensado e planeado e implantado com a cabeça dos dedos dos pés, de meia dúzia de supostos iluminados que esta Região pariu depois de 1996. “Não vá o sapateiro além do chinelo”.

43 comentários:

Anónimo disse...

pois, pois nas lajes tanto lugar bom e com silencio e com boas vistas para o mar e para a terra .mas, mas os santa cruz querem é tude para lá não vai-a cair algum bocado da rocha que lá se vai o hotel e espero que algum turista mais distraido não vai-a cair ao mar. lajense .

Anónimo disse...

Será que as Flores são só St.Cruz?

Anónimo disse...

Será que D.Barata prepara uma candidatura pelas Flores?

Anónimo disse...

Pese embora existissem outras prioridades de investimento na Ilha das Flores, tal como já aqui manifestamos, uma vez decidida a construção deste hotel, o que está mal não é a localização da unidade nem a sua âncora temática.
O que é gritante é que uma zona da Vila de Santa Cruz que devia ser de excelência esteja "atulhada" com uma "parque industrial".
Para quando haverá coragem e vontade política para retirar dali a zona industrial do boqueirão?

Anónimo disse...

Amigo do primeiro comentario:

Pois bem os de Santa Cruz não pediram hotel nenhum foi o Governo Regional que assim o quiz podia bem o ter feito nas Lajes ou no morro alto para mim era indeferente o que é certo é que o hotel aqui esta a mais e ainda por cima aonde foi feito envergonha as pessoas das Flores porque isto e uma teima do deputado Manuel Herberto mas ele é do lado de voces portanto não se esquecam de votar nele nas proximas eleicoes porque ele tem feitomuito pelo conselho das Lajes e se quiserem trocar o Presidente da camara tambem trocamos e ficam so com o bom e depois fazem o que ainda lhes falta porque qualquer um deles tem ideias maravilhosas principalmente para nao fazer nada.

Anónimo disse...

Ainda bem que o Sr.Barata entrou neste blogo porque é mais um a dar umas dicas para se poder dizer alguma coisa porque os da terra dizem pouco e uma vez que seja dita para construir acho muito bem foirca sr.Barata tens o meu apoio ainda um dia heide te dar a saber quem sou mas pessoalmemte.

Anónimo disse...

ainda vou falar deste hotel mas primeiro vou arranjar dados concretos para poder descutir com alguem que queira falar sobre o elefante branco do hotel novo

Anónimo disse...

Todos os responsáveis por este atentado ao ambiente e pelo desperdício de recursos deveriam parar às barras do tribunal.

Anónimo disse...

amigo de 25 maio às 16,41 . nós aqui nas lajes não queremos peder o joão lourenço por dinheiro nenhum. podem ficar com este maneul que ele nem é das flores.

Anónimo disse...

Construir um hotel em cima duma rocha sujeita a erosão constante e junto a armazxéns de materiais de construção, sucatas e oficinas, é das coisas mais insólitas que eu já vi.

Por que é que a Cãmara de Santa Cruz, no desempenho integral das suas atribuições, não embargou essa obra?

Porque é nenhum grupo de cidadãops florentinos não apresentou uma providência cautelar junto dos tribunais?

Quem é o responsável por isto?

Anónimo disse...

O Rato Moura ainda não disse nada sobre este hotel.
Será que ele vai ser o próximo Director?

Não me admirava nada, pois o Romão Madruga da Costa, do Faial, para para administrador da EDA...

Anónimo disse...

O PS só tem feito coisas boas. Os Florentinos têm muito que agradecer ao PS e a Carlos César, porque antes de 1996 a olha das Flores só existia no mapa.

Anónimo disse...

O que vocês têm é inveja inveja. As Flores devem muito a Carlos César e pouco ou nada a Mota Amaral.

Anónimo disse...

Ó Júlio, tu és o Júlio do Bloco de 15 ou andas a fazer "ironia fina e queiroziana" em nome dessa melga?

Anónimo disse...

No tempo de Mota Amaral tenhamos o nosso amigo Renato Moura, foi muito bom para o povo, principalmente o das Lajes.

Anónimo disse...

Ora bem amigos a Camara de Santa Cruz nao podia embargar a obra do hotel porque ate arranjou o terreno isto tudo foi cozido quer com o Presidente de Camara quer com o Deputado Manuel Herberto e ainda digo mais houve variadores da Camara que so souberam da venda do terreno ja tudo estava decedido
mas o cancro maior é o Manuel Herberto e ainda diz mal dos outros hoteleiros, mas paresse que o Jose Rogerio o quer a apanhar, pois fez queixa dele ao Carlos Cesar e disse que o Manel vai houvir das boas quando chegar ao dia certo, voces algum dia viram o M anel Mania a confraternizar com alguem? Pois eu nunca vi. Já alguma vez visto ele a pagar algum almoco a amigos, pois acho que ele só sabe mamar á custa dos outros, mas penso que ele tem uma certa feicao pelos das Lajes portanto talvez consiga arranjar uma pensao para Lajes porque hotel é mais fificil,já á 8 anos que diz na sua campanha que pro-ano vai ser feita a marina mas será desta ou nunca, ele é um mentiroso como outros.

Anónimo disse...

Espero que não se esqueçam de, antes de começarem o hotel, fazerem um estudo geotécnico do terreno, não vá este parar um dia ao mar.

Anónimo disse...

Este é um caso para ser investigado pelas entidades competententes.
Os cidadãos de Santa Cruz deveriam ter entregue uma providência cautelar.

O melhor será demolir esse abcesso na orla marítima de Santa Cruz.

Não há outra hipótese.

E quem aprovou devia pagar do seu bolso e não os massacrados contribuintes.

Anónimo disse...

Parece que o Rato Moura já tem tacho garantido , se o CDS vier a apoiar na Assembleia o governo de César, por isso ele anda muito caladinho.
Até podiam ter feito o hotel no porto das poças.

Anónimo disse...

muito bem julio morais o ps tem feito tantas coisas boas nas flores e como dizes que antes de 1996 nada se fazia e eu confirmo que é verdade era tude para s. miguel não sei porque é que os ppd das flores estão preocupados será por falta do tacho.

Anónimo disse...

Para quem queria postar com intermitências quinzenais está a ir com alguma aceleração!!!!!

Anónimo disse...

Algumas razões que tornam umas férias nas Flores inesquecível:
- No que toca aos hotéis:
- A simpatia do(s) gerente(s);
- A qualidade do(s) serviço(s);
- Os produtos de 1ª qualidade na confecção das refeições(postas de cherne,etc);
- A qualidade da água das piscinas;
- A limpeza dos quartos;
- A quantidade de opções para passar o tempo livre intrahotel;
- O cheiro;
No que toca à ilha em si:
- As paisagens com nevoeiro;
- A paisagem por cima da Ponta Ruiva (miradouro);
- A bela casa museu;
- O belo observatório;
- O preço do aluguer automóvel;
- O contacto directo com a fauna (principalmente marinha);
- As actividades disponíveis pelos empresários ligados ao turismo;
-etc;

Anónimo disse...

No verão passado o Rui Améria da rent-a-car espetou-me um preço ao nível do Mónaco por um carro com o ar condicionado avariado...

Anónimo disse...

inesquecível portanto!

Anónimo disse...

sinto muita inveja no ar por santa cruz ter mais um hotel e desta vez de grande qualidade.
e não se preocupem com a zona industrial, pois esta vai ser totalmente transferida para onde o pdm prevê que ela exista.

Anónimo disse...

Quem deve ser "transferido" são esses "cabeças fibas" que governam Santa Cruz.
E já agoram podiam ir todos para as Formigas e não se esqueçam de levarrem o Sr.César, o candidato que anda com os bolsos cheios, mas de cacau dos contribuintes.

Anónimo disse...

eu home voces já viram o movimento de iates que se encontra nas lajes é um desparáte já são quase vinte.

Anónimo disse...

"Que governam Santa Cruz?" Quem é que governa santa Cruz???.

Anónimo disse...

Penso que os que governam Santa Cruzdevem estar todo o dia numa esplanada ou no BuenaVista...

Anónimo disse...

só falta é mesmo a marina iates é todos os dias a chegar.

Anónimo disse...

pois e parece q todos falam da boa ideia q foi a do novo hotel e falam mal de quem a teve e de quem a devia de ter parado mas quando um contribuinte reclama da zona industrial e do lixo q ela faz e deicha pela estrada e do barulho e recorre a justiça pra q alguma coisa seija feita todos alem de irem pelo lado dos governantes ainda vou mentir descaradamente e apoialos pelo q eu veijo sou todos porcos da mesma possilga mas nas flores sempre foi assim os grandes ficam sempre bem coitados e dos fracos mas acho piada q estejam todos contra o hotel mas nao tiveram quando emplantaram a zonada industrila na dita zona como eu digo sou todos iguais o melhor todos farinha do mesmo saco

Anónimo disse...

os ppds de s.c. só falam mal do presidente do p.s.mas ainda vão chorar pelo homem tem cido um homem que tem feito muitas obras e aqueles que falam mal estão danados para irem para o tacho. se fosse para cavar todo o dia ou acrretar lenha ninguem falava mal de ninguem por ser um trabalho que doi o corpo.

Anónimo disse...

Tu deves mas é ser trabalhador da Câmara para falar assim.O presidente nem o vês.

Anónimo disse...

trabalho por conta própria mas sei dár o valor ao trabalho e não quero concorrer para presidente da camara. por isso não falo mal de ninguem.

Anónimo disse...

Voltando a falar do novo hotel,que já aqui falei e depois de me ter informado junto de um hotel aqui nas Flores agora posso dizer mais alguma coisa sobre o novo hotel a abrir nas Flores

Muito bem este novo hotel podera receber por ano futuro aproximadamente cerca de 1000 hospedes por ano com uma media de 2 dormidas por hospede ao preco por noite em media ano de 60 euros que totaliza 120.000 euros e com uma despesa minima de 170.000 por ano
portanto tera um defice de 50.000 euros sem contar com amortizacões de capital da construção e aí temos
nós contribuintes uma palavra a dizer porque somos nós que pagamos tudo isto e sendo assim penso que
tosdos nós temos o direito de ser beneficiados em impostos porque o Governo através da Secrtaria da Economia não pode nem deve esbanciar dinheiro podendo o mesmo ser empregue em coisa que nos faz mais falta e assim o Sr Secretário da Economia está a projudicar as empresas hoteleiras das Flores empresas essas que vivem com alguma dificuldade e não vivem pior porque são empreszas familiares e o Sr. Secretário ainda vai ver com os seus olhos a empresa Ilha de Valores a dar um grande prejuiso e vai ter que houvir os Florentinos dizer mal de todo este empreendimento, alem disso o Economista que fez este estudo de viabilidade económica não
precebe nada disto apenas quiz ganhar o dinheiro e o SR.Secretario
como Economista não vi que não estava certo?

Muito bem vai haver pessoas nas Flores que com algum trabalho irão saber de tudo o que se irá passar no funcionamento deste hotel no futuro e ai o Sr.Secretario ira houvir o resto das verdades e tambem responderá por tudo o que fez de errado do ceu venha o remedio

Anónimo disse...

estavas abituado a mamar sozinho e a esplorar as pessoas por isso as pessoas procuram o mais baratinho. o saber fazer negocio não é para todas as cabeçinhas. e este hotel é uma grande obra só tenho pena é secretario da economia não ter anuciado que este hotel tive-se cido feito nas Lajes.

Anónimo disse...

Podes ter razão,mas o teu hotel quem é que o pagou?
E vê se usas pontuação...

Anónimo disse...

este caso da pontuação é só para pessoas crediveis que leem a palavra mas sabem o que quer dizer não é para fracos de espirito.

Anónimo disse...

Em resposta ao comentario das 10.16 e das 12.52 pouco tenho a dizer porque em 1º.lugar naõ tenho hotel nenhum e em segundo lugar no que toca a pontuacoes eu sei bem aonde se enquadram mas com referencia na internete isto e normal,no entanto tens poca graca e falta de educacão
porque apenas estou a dar dados concretos e naõ a desfazer nqas pessoas portanto se és homem de vergonha emenda-te porque assim não vais longe.

Em relacao ao primeiro comentario
não estás a dizer nada porque em relacao a precos este novo hotel terá precos muito superiores aos que esistem de momento porque é um hotel de 4 estrelas não sei qual a sua ideia de dizer que os hoteleiros das Flores querem é mamar, o que tu precisavas era que te disse-se aonde é que eu queria mamar mas, fica para a proxima.

Anónimo disse...

Oh, homem não te canses este hotel é para o governo usar uma vez por ano nas visitas estatuárias, isto não é um Hotel para o Zé povinho!
O Zé povinho paga e os grandes senhores de gravata usufruem.

Anónimo disse...

ei? amanhã também vou comprar uma gravata.

Anónimo disse...

Não te esqueças de comprar um tacho também, porque a gravata sem o tacho não serve de nada...

Anónimo disse...

1000 hospedes por ano a 60€ dá 60.000€ por ano. Não percebo como um hospede pode fazer duas dormidas. Não entendo as suas contas, nem sei onde foi cálcular a despeza minima de 170.000€. Porque eu quando desconfio uma vez de uma pessoa desconfio sempre. Eu e todos os outros, sabia? Mas eu posso ajudá-lo a cácular de outra forma as receitas. São 27 suites X 30 dias X 3 meses, a época alta x 60€, dá 145.800€ e falta o resto do ano. se confiarmos na sua informação dos 170.000 a coisa dá ela por ela.