sexta-feira, 16 de maio de 2008

A nova Biblioteca Pública Municipal de Santa Cruz deverá estar a funcionar daqui a menos de dois meses

Está praticamente concluída a adaptação a Biblioteca Pública de Santa Cruz da Casa Pimentel de Mesquita, que se crê tenha sido uma das primeiras habitações a serem construídas naquela vila.

O edifício, agora em excelentes condições, começará ainda este mês a ser dotado de mobiliário, equipamentos e, naturalmente, livros – num total que chegará aos 35 mil volumes –, esperando-se que esteja em pleno funcionamento em finais de Junho ou nos primeiros dias de Julho.

As obras, que se encontram na fase dos acabamentos, foram visitadas [na tarde de ontem] pelo presidente do Governo Regional dos Açores, que, no local, ouviu detalhada explicação do director regional da Cultura, Vasco Pereira da Costa, sobre as valências a instalar e a forma como a nova biblioteca irá funcionar.

O mais recente equipamento da área cultural terá ludoteca, secções infantil e juvenil e uma área de leitura descontraída, todas apoiadas por novas tecnologias, com destaque para o “touch screen” que permitirá aos utentes seguirem o percurso pessoal e literário de florentinos famosos como frei Diogo das Chagas – um dos primeiros cronistas açorianos –, os irmãos Carlos e Roberto de Mesquita e, ainda, Pedro da Silveira, entre outros.

Cerca de 600 mil euros é o investimento nesta obra. Investimento no sector da cultura que se espera resulte no incremento dos hábitos de leitura no meio local.

Notícia: «Açores.Net», «Jornal Diário» e também o inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

3 comentários:

Anónimo disse...

mais uma mama.

Anónimo disse...

Antes isto do que estar fechada, e ter de ir pedir ao cú de vidro para abrirem a porta, para se poder ver os tarecos do padre mestre que lá estavam. Sim, porque metade daquilo é da colecção privativa de João Padre Mestre.

Anónimo disse...

mas,mas isto é uma biblotéca nova ou é um museu