terça-feira, 27 de maio de 2008

O jornal «As Flores» no Fórum (VIII)

Jornal «As Flores», edição de 17 de Abril de 2008
(nº 624, II série, ano XXXVI) : : : AINDA NAS BANCAS!!! : : :
Directora: Maria José Sousa


Títulos e resumos da 1ª Página:

Os problemas da RDP e RTP nos Açores

Exposição de Actividades Económicas das Flores
A Câmara de Comércio e Indústria da Horta com o Núcleo Empresarial das Flores e Corvo e a cooperação da Câmara Municipal de Santa Cruz, vão promover uma Exposição de Actividades Económicas das Flores.

ESPAÇO JOVEM: Na sala de aula...
Hoje, o que se verifica numa sala de aula? Uma tremenda balbúrdia... O professor na sala de aula e os alunos correndo de um lado para o outro, causando um enorme alarido, de pouco ou nada valendo ao professor mandá-los calar ou estarem nos seus lugares. (...)
Os professores, embora querendo, não podem intervir nem impor a sua autoridade, porque, em alguns casos, se o fizerem ou tentarem fazer, são muitas vezes ameaçados, insultados e até agredidos, não só pelos alunos, mas também pelos seus pais.

Farpas Farpas Farpas
Desta vez as “farpas” estão amargas como limão, logo agora que se preparam eleições e andam rosas, laranjas e os “frutos” todos da selva a tentarem ser o melhor “sumo” da época.

ALGUNS DOS OUTROS TÍTULOS EM DESTAQUE NESTA EDIÇÃO:

“Míssil” americano encontrado na Quebrada Nova

Grupo Cénico de Amadores «A Jangada» estreia a peça “Crime da Aldeia Velha” de Bernardo Santareno, nos dias 11 e 12 de Abril

Sintap/Açores foi recebido em audiência pelo Representante da República para os Açores, na qual entregou o Caderno Reivindicativo para 2008

Sindicato dos Professores da Região Açores procedeu à entrega ao Secretário Regional da Educação e Ciência, de um abaixo-assinado, subscrito por três mil docentes, de indignação e protesto contra atitudes e procedimentos por parte da Secretaria Regional da Educação e Ciência/Direcção Regional da Educação e diversas medidas de política educativa que atentam contra direitos profissionais e de cidadania

Artur Lima visita a ilha das Flores

Baile de Solidariedade com a menina Fátima Silva

Escola Básica Integrada Mouzinho da Silveira (de vila do Corvo) realizou cerimónia de hasteamento da Bandeira Verde

ALGUMAS DAS PEÇAS DE OPINIÃO:

Os problemas da RDP e RTP nos Açores - por Renato Moura

Assim vai o meu País: Mediocridade confrangedora - por Lino F. Fraga

Ciência e Religião - por Dr. Caetano Tomás

Os jovens de hoje e a Igreja - por Jacob Fernando Nóia Vasconcelos

Verdadeiros e falsos matrimónios - por Dr. Caetano Tomás

ALGUMAS DAS SECÇÕES:

Espaço Jovem: Na sala de aula... - por Eliana Cabral de Sousa

Estórias que meu Avô nos contava: Lenda do Monte das Cruzes (ilha das Flores) - por J. M. Soares de Barcelos

Crónicas do Corvo: Verdades inconvenientes - por Manuel Inácio

Espaço Saúde: Actividade física e sistema nervoso central, doença de Parkinson - pelo Dr. Rui Moura

O Cantinho da Saúde: A protecção da saúde dos efeitos das alterações climáticas - pela enfermeira Ana Gil

Tal Qual: As obras para o Governo - por José Renato Medina Moura

Re-Pensando: O perigo da orla marítima - por filho de Roque de Freitas Moura

29 comentários:

Anónimo disse...

Porque é que so podemos ver "As Flores" neste blog...

Ana Monteiro disse...

Se eu não conhecesse as Flores e apenas lesse este blogue diria que esta ilha era uma espécie de Israel e Palestina, de um lado os das Lajes e de outro os de Santa Cruz. É bem certo que um certo bairrismo até pode ser saudável, mas na minha modesta opinião o nível de alguns dos comentários a posts deste blogue, são no mínimo, patológicos.
Nos dias que correm o mundo merece que saiamos dele. Por vezes, ficamos sem forças, incrédulos, perante tanta parvoíce à nossa volta que nem um paraíso como as Flores serve de refúgio. Torna-se necessário encontrar um refúgio dentro da própria ilha..
Se pudéssemos fazer uma viagem no tempo, e nem é necessário ir muito longe, basta recuarmos ao tempo da infância de cada um de nós, poderíamos facilmente constatar que a ilha das Flores está incomparavelmente melhor: melhor acessibilidade aérea e marítima, melhores comunicações, mais e melhores estradas, mais conforto nas nossas casas (quem não se lembra dos longos dias de Inverno sem electricidade, sem barco, sem combustíveis, em que o “jornal de hoje só amanhã” -na melhor das hipóteses), e muitos mais exemplos se poderiam juntar a esta lista.
Laranjas, rosas, multicolores, sem cor, uns mais, outros menos, têm contribuído para a evolução e modernização, da nossa ilha.
A questão que se põe é sabermos se esta evolução é a mais desejável, a mais adequada e, se é pensada. Penso que não, em muitos aspectos. Mas por que razão isto está a acontecer? A culpa será apenas das nossas autarquias e dos nossos deputados? Do Governo Regional? Estará a democracia actualmente a servir os direitos do povo ou apenas as máquinas dos partidos? Quem é eleito esquece-se de quem os elegeu e o motivos pelos quais ascenderam ao poder. E aí temos que reivindicar sempre os nossos direitos. Mas não se pode atribuir culpas apenas a um cidadão, nem a um partido, nem a nenhuma instituição.
A culpa é também das pessoas que não têm iniciativas que desenvolvam a ilha onde vivem, mas a maior culpa é daqueles que se entretêm a sabotar, através de intrigas de faca e alguidar, tudo o que alguns tentam fazer de bom.
Ao ler os comentários a posts anteriores, fiquei indignada e triste com muito do que li. Além de a maioria dos comentários serem anónimos (alguma alma caridosa, ajude estas almas a encontrarem o caminho do registo do blogger!!), muitos deles são pura má-língua sem fundamentação lógica, de baixo nível quer moral, quer ortográfico, onde abunda a falta de bom-senso. Deve haver por aí um concurso em que o primeiro prémio se destina a quem disser mais mal de qualquer assunto, só por dizer. Mas o que mais me incomoda e envergonha, como florentina, são alguns comentários acerca da colaboração do Nuno Barata neste blogue. Ele é que diz estar “honrado” pela participação neste espaço. Nós como afamada e gente boa que somos também deveríamos estar honrados. E quem duvida das intenções deste açoriano de gema que leia o blogue dele de vez em quando, porque se há alguém que defende os interesses dos açores é Nuno Barata. E mais… falar mal é uma arte, é preciso “ter unhas” e se há alguém que as tem, bem compridas e afiadas, é o foguetabrase. Por isso leiam e aprendam, ou pelo menos, tentem…
Felizmente há quem se importe! E a propósito de importância, seria bom debater porque não há bandeira azul este ano nas Flores (http://www.abae.pt/programa/BA/docs/PBA2008.pdf), com a época balnear à porta, será que vamos ter nadadores salvadores em algum local e a orla marítima limpa? porque razão ainda não há um parque de campismo em condições na nossa ilha? (seja ele em Santa Cruz, nas Lajes, no Morro Alto ou no ilhéu de Maria Vaz). Como são os restaurantes da nossa ilha? Será que estamos a oferecer os melhores pratos e o melhor serviço de que somos capazes? Quais os melhores restaurantes? e tascas? (estou a lembrar-me dos petiscos que a Sra Teresinha Salgado confeccionava no Porto das Lajes, espero que continue!) Qual o melhor alojamento que temos para oferecer? porque razão não há maior/melhor divulgação das nossas festas de Verão? É certo que não podemos competir com alguns festivais realizados em outras ilhas, mas podemos dar a conhecer e melhorar aquilo que temos, é que muita boa gente não sabe bem o que é a festa do Emigrante nas Lajes nem que existem Sanjoaninas em Santa Cruz. Penso que poderemos dar maior visibilidade às nossas festas e torná-las mais apelativas, dentro e fora de portas. Onde pára o festival de música?
Em vez de andarem a ocupar espaço com ataques pessoais descabidos, porque não debater o que é realmente importante, de forma construtiva. E aqueles que não o conseguirem ou não o souberem fazer, sugiro que se dediquem à fotografia, e organizem um concurso fotográfico, depois uma exposição e quem sabe depois… depois ainda não sei…
Que ilha essa! Que ilha! Não se esqueçam de que são florentinos, e já agora… o que é ser Florentino? Que abram as hostilidades que eu fico à espera do míssil da quebrada nova na minha direcção.

Anónimo disse...

Muito bem gostei, sempre em frente.

Anónimo disse...

O contributo do Sr.Nuno Barata tem sido excelente e deu maior visibilidade a este blogue.
Em virtude do links disponibilizados no Foguetabraze , muitos micaelenses já começam a consultar a nossa realidade de ilha ocidental isolada do restante território açoriano.

Anónimo disse...

Quanto à polémica do novo hotel o blogue de S.Miguel :ILHAS, publica hoje um post muito a propósito.

Deixo aqui o endereço:

www.ilhas.blogspot.com/

Anónimo disse...

Se as Flores está dividida em "israel" e "palestina" (os dois concelhos) onde ficará a faixa de Gaza?

Anónimo disse...

A faixa de Gaza é o Presidente: Uma zona vazia.Sem nada dentro.

Anónimo disse...

Portanto, uma cabeça de abóbora cor ocre....

Anónimo disse...

Falou-se mal do presidente Pereira que este colocou uma das suas patas na consciência (no que lhe resta dela) e resolveu pedir a reforma antecipada (atestado de incapacidade)!? É caso para dizer que ainda existem Deuses e que estes estão com os Santacruzenses!!!!!! Será que os sucessores ao trono são: Fernando do Monte de Santa Cruz e o José Carlos Crovino, presidente e vice-presidente respectivamente!? Sei que começou a distribuição de materiais, tintas, cimento ...

Anónimo disse...

Tenho saudades de receber um telegrama, já ninguém fala deste “antigo” meio de comunicação que tanto nos serviu no passado! Sou bombardeada diariamente com assuntos banais mas preocupantes: recebi um msn a dizer que uma funcionária pública está de atestado médico porque não consegue arranjar lugar na cresce para colocar o seu filho! Acho que seria essencial este governo desgovernado que nós temos, em vez de construir um hotel para peixes construíssem uma cresce para crianças, estou farta de assistir a cenas desta! Ando eu a descontar para uma funcionária pública estar em casa de atestado porque não tem lugar para colocar o seu filho enquanto devia estar a desempenhar as suas funções? Além disso leio o Jornal e vejo que esta senhora precisa é de trabalhar! Expliquem-me: como é possível isto acontecer numa ilha dita civilizada? Sr. Presidente, já que você não se dá ao respeito pelo menos respeite os restantes funcionários públicos! Ou será que esta senhora sabe de coisas que o senhor tem medo de virem a ser publicadas? Quem tem medo arranja um cão, e você, que eu tenha conhecimento, tem 4!

Anónimo disse...

Eu sei mais!!! Sei de uma senhora que está de atestado para dar almoço à filhinha, para esta não ir comer à cantina da escola onde anda. Os avós da menina estão para fora e o papá está no seu trabalho. Adivinhem lá quem é esta SENHORA?

Anónimo disse...

sou eu???

Anónimo disse...

Não se preocupem com o próximo Mayor. Hão-de ter aquilo que merecem. Cá por mim, João Lourenço ao Poder, a ver se esse concelho deixa de andar um passo para a frente, três para tráz e, passa definitivamente a andar só para a frente.

Anónimo disse...

Há quantos anos o João Lourenço está reformado? há mais de quatro anos...

Anónimo disse...

e vai concorrer outra vez e vai ganhar é um homem do concelho e é desta que vamos ter um aeroporto internacional para aterrar a t.a.p. e outros aviões estrangeiros .

Anónimo disse...

Conta-nos quem é a senhora?
Contadinha o sacrificio que anda a fazer ah ah.....!

Anónimo disse...

É uma senhora que em anos anteriores ia com o seu maridinho e a sua filha , de atestado, para diversões infantis internacionais!!! ...Só quero ver quando as Avaliações entrarem a matar..., será que vão continuar a meter a mão no nosso bolso como têm feito até aqui???

Anónimo disse...

voces em santa cruz só falam mal do presidente da camara falam mal do governo por estar a fazer um novo hotel etc etc.o que voces querem é merda para vos cagar aqueles que falam mal e precisavam é de trabalho mas no duro para darem valor às coisas.

Anónimo disse...

Quem dá atestados sem justificação não terá culpa ?

Anónimo disse...

A primeira-dama está com uma depressão de ansiedade pois o marido pediu a reforma antecipada e ela viu a sua vida andar para traz! Temos três candidatas a damas às voltas à pista, não vai o diabo escolher a cabeça negra! A outra Maria está em casa a pensar no próximo editorial pois fartou-se de aturar o futuro pensionista da caixa geral de aposentações.

Anónimo disse...

Desta vez vamos ter primeiro cavaleiro, a presidente da camara municipal santacruzense é Dora
Valadao e mai nada, ouviram?

Anónimo disse...

apoiado dora cadidata te,nós votamos em ti.

Anónimo disse...

só voto em ti se me arranjares um tacho para toda a vida.

Anónimo disse...

este pelo menos diz a verdade.vota na pessoa se der tacho para o resto da vida não é como muitos à procura do tacho escondido por detrás das cortinas.

Anónimo disse...

Presidente já te tenho dito que não é bonito andares por aí enganando o povo. Primeiro usas dinheiros públicos para resolveres o teu assunto bem como do teu vereador-capanga junto da caixa geral de aposentações e agora que está para chegar a investigação furacão às Flores pedes a reforma antecipada, esclarece-me porque estou com duvidas!!!!???? Não te metas na “toca” porque eles conseguem lá chegar, mais vale investires num catamaran e pores-te a milhas noutro paraíso fiscal! Já agora convida para a viagem o teu amigo sem bote!

Anónimo disse...

Mas não sem antes pagarem o que devem.

Anónimo disse...

De que é que estão falando?voçestão doidos o homem vai continuar e não se vai nada embora eh é só falar por falar vão trabala malandro

Anónimo disse...

boa nota?

Anónimo disse...

Quem fala mal do presidente são mesmo os funcionarios da camara, porque se houve cá por fora nos cafes e são auqeles tabem que ja estiveram com ele lá dentro e se setem ao lado dele com um cinismo descarado,mas ele sabe bem quem são.

Mas ó presidente: Há para aí muitos que não gostam de ti mas há muitos que gosta, esta canalha quer te ver de lá para fora para se meterem lá dentro e estão com alguma dificuldade em entrar enquanto estiveres lá portanto não facas caso destes malandros porque eles fazem tudo para destabilizar para ganharem terreno
isto em parte é manubrado pelo Manuel Mania ó ainda não destes por isso.