quinta-feira, 29 de maio de 2008

Património natural a preservar.

Uma das coisas que mais me impressionou na fabulosa ilha das Flores, foi a sucessão de manchas de flora endémica que se podem encontrar. Apesar de terem sido efectuadas algumas arroteias absolutamente desnecessárias, nota-se uma recuperação bastante rápida por parte das plantas de endemismo açorico, nomeadamente a Urze, o Bracel e a Uva-da-Serra. Nas zonas do Morro Alto e do Caminho Florestal dos Rochões, encontrei, em várias fases de floração, uma das maiores senão a maior concentração de Uva da Serra (Vaccinium cylindraceum) que alguma vez vi.
Pena é que a Hortênsia esteja a invadir essas zonas, principalmente às cotas dos 400 aos 500 metros, com uma velocidade assustadora. Seria, talvez, hora de intervir no controle a essa planta ornamental que naquela ilha pode já ser considerada infestante.

Uva da Serra a iniciar a floração...
Uva da Serra a começar a floração
Uva da Serra em floração média...
Uva da Serra em floração média
Uva da Serra em floração plena...
Uva da Serra
Fotografias feitas nas Flores entre os dias 22 e 25 de Maio de 2008.

"Posta" publicada há pouco no «Fôguetabraze».

13 comentários:

Anónimo disse...

é pá estas arvores são minhas quem mandou tirar fotografias.

Anónimo disse...

Lindas fotografias.
O Sr.Nuno Barata tem um portfólio vasto de fotografias dos Açores e que eu já consultei através do blogue Foguetabraze.

Anónimo disse...

gente já viram o movimento de iates no porto das lajes.

Anónimo disse...

Sim realmente vale a pena investir numa Marina nas Lajes, neste momento temos 16 iates. É bom para a ilha, só é pena não haver melhores condições para quem chega ao cais e não sabe a onde se dirigir para pedir informações.

Anónimo disse...

tens toda a razão mas o governo todos os anos vai às flores e está farto de saber que todos os anos param dezenas de iates nas Lajes já deveria ter resolvido pelo menos um poste de informação nem que fosse provisório até se fazer a marina. Do pouco que sei pelo menos a camara das Lajes montou uma pequena casa com maquina de lavar e de secar roupa e duche o que já é o minimo que puderam arranjar para quem chega de uma viagem de vários dias a só ver agua salgada.

Anónimo disse...

Todas as chamadas de atenção para os nossos endemismos são importantes, ainda há quem venha aos Açores prensando que a hortense é o simbolo de cá... temos que mudar isto!

Gostaria ainda de fazer uma chamada de atenção que pode evitar alguma confusão, aqui nas Flores chamamos queiró ao que noutras ilhas é chamado de urze ("Erica azorica").

Anónimo disse...

É verdade, a "Hortênse" é símbolo da Terceira...para alguns.

Anónimo disse...

Chamada de atenção ao comentário de 31 de Maio de 2008 11:30:00 AZOST, Dr.ª Marlene temos urze "Erica azorica" e queiró, só que a confusão com as duas plantas é muita até mesmo com os serviços competentes – Serviços de Ambiente das Flores. Esta Sr.ª Engenheira bem como o vigilante da natureza não sabem distinguir uma planta da outra daí as grandes confusões criadas principalmente nas cabeças do agricultores. Existe efectivamente estes dois arbustos na ilha e posso prova-lo se assim o desejar. Cumprimentos.

Anónimo disse...

A Erica azorica também é endémica e por isso também é protegida.

Anónimo disse...

Não quero de modo algum iniciar um debate sobre este tema e encerro aqui o que tenho a dizer, se quiser alargar o debate, já vi que me conhece e venha falar comigo, terei muito gosto, mas posso garantir ao sr anónimo de 2 de Junho de 2008 21:52:00 AZOST que a Erica azorica é chamada cá como queiró, pergunte às pessoas de cá das Flores, o nome comum de uma planta pode variar conforme o local onde se pergunta, e não há confusão nisto.

Ainda bem que conhece exemplares de Daboecia azorica cá pois infelizmente nunca vi esta planta, que é denominada por queiró no Shafer (não sei se será a "sua" queiró), relativamente à Caluna vulgaris, outra também semelhante, não sei como se chama cá, mas já a vi e não é queiró.

Isto de nomes comuns é como diz o proverbio: cada terra com seu uso, cada roca com seu fuso.

Anónimo disse...

Essa Marlene também arranjou um bom tacho que aquilo é uma vergonha tarem ali sem fazerem nada na tal de ecoteca, o rui noia já passou por todas as forças políticas, é o que dá tacho por que ele também nunca fez nada, já foi comunista,psd ..e agora pra mamar é o capacho do manel mania gostava de saber onde e quando houve o concurso para a filha é só mamar

Anónimo disse...

Ao que chamam (queiró) nas Flores, em S.Miguel, lhe chamam (urze)

Mas também há (urze) nas Flores, que, afinal, é aquilo que chamam (queiró) em S.Miguel.

Portanto, as duas coisas existem, mas com os nomes trocados.

Anónimo disse...

HARDLINKone
WOW!..Bravo; à senhora Marlene, e ao desconhecido de 5 de Outubro,2008 06H35m.
De facto, a urze em S.Miguel, Terceira,e 'mais'ilhas,é queiró. Nas Flores, por exemplo:
Em S.Miguel,e outras ilhas, a ave aquática designada por (garça) nas Flores, chamava-se: 'passarouca'

A'cana-roca'das Flores, e Corvo, chamam:'conteiras' nas restantes ilhas. A planta herbácea,espadana' em S.Miguel, parte --norte da ilha-é conhecido por:'tabua'as nêsperas em muitas freguesias de S.Miguel, chamam: 'mónocas'(mal pronunciado) que deriva de magnólia. O'pero'de S. Miguel, era 'maçã' nas Flores, que eu saiba, as 'peras' Dessa forma, as peras das Flores, eram (solteiras)porque os machos (peros)estavam em S.Miguel;LOL
Portanto, essa senhora Marlene, disse bem. Depende da ilha, e até da freguesia, e sua maneira de falar. Nessa parte, não há ninguém errado