quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Ilha das Flores com oferta diversificada ao nível das actividades náuticas

O mar dos Açores tem todas as condições para ser uma grande potência turística e científica, devido à sua localização geográfica, afirma Carlos Mendes, empresário da ilha das Flores. No que diz respeito ao sector turístico nas Flores, Carlos Mendes, da Sociedade Toste Mendes, diz que aquela ilha tem tido um número suficiente de visitantes na época alta.

As actividades náuticas são, actualmente, o alvo de procura por parte dos turistas que visitam a ilha das Flores. Contudo, é também a única oferta ao nível de actividades de lazer que existe, tanto no Corvo como nas Flores. A informação foi avançada por Carlos Mendes, da Sociedade Toste Mendes, Lda. Para este empresário as actividades náuticas naquela ilha não parecem estar em fase de crescimento, mas sim de diversidade.

O mar dos Açores tem todas as condições para ser uma grande potência turística e científica, devido à sua localização geográfica e passagem de grande número de espécies subaquáticas na Região, a par de toda a beleza natural e cultural que nele reside, disse, ainda, Carlos Mendes.

A empresa, de acordo com o seu responsável, dispõe de duas embarcações semi-rígidas, com capacidade para 12 passageiros em cada um dos equipamentos, e um total de quatro skippers. A Sociedade Toste Mendes integra, ainda, um centro de mergulho, o qual conta com um instrutor internacional habilitado a baptizar, certificar e guiar, tanto os visitantes como os residentes, na descoberta do mundo subaquático.

No que diz respeito ao sector do turismo nas Flores, Carlos Mendes afirmou que aquela ilha tem tido um número suficiente de visitantes na época alta: “Para que o turismo aumente, basta que ocupemos as épocas médias, mas para isso é preciso que haja preços de bilhetes aéreos mais baratos, ou competitivos, com os países que apostam no mesmo tipo de turismo.”

O empresário aposta também na divulgação das actividades marítimo-turísticas através da internet, uma vez que este instrumento "é uma grande ajuda, principalmente para quem viaja por sua conta, pois lá encontra toda a informação desejada para cá chegar, assim como o que pode fazer cá durante a sua estada". No que toca à fixação de jovens na ilha das Flores, há dificuldades porque "a época alta é demasiado curta para que se viva só do turismo e os jovens que têm alguma formação de turismo acabam por partir para outra ilha, ou simplesmente arranjam emprego noutro ramo de actividade".

A Sociedade Toste Mendes, Lda foi criada em 1992, com a abertura do Hotel Ocidental. A empresa tem vindo a desenvolver as suas actividades náuticas, a partir de 1996, com embarcações marítimo-turísticas, centro de mergulho, passeios de barco à volta da ilha e um percurso mais curto, chamado a volta às grutas. No ano de 1999, a empresa começou a efectuar a ligação à vizinha ilha do Corvo, com passeios até ao topo da mesma ilha para uma visita à cratera, o Caldeirão, e no regresso uma passagem entre ilhéus, já na costa da ilha das Flores.

"Entrevista" integrante da edição de 24 de Outubro do semanário regional «Expresso das Nove».
Saudações florentinas!!

3 comentários:

Anónimo disse...

nos açores não hà mar tanto azul como e limpo como o nosso do grupo ocidental.

Anónimo disse...

este carlos toste é uma inciclupédia , sabe de tudo, pena quando andou na escola não aprendeu nada, a não ser namorar.
quem no ouve falar ou lê até pensa que é um dr. com mestrado e tudo. de pulidor de calçada.ele vai ouvindo as conversas dos turista no barco, e como os galos ,decora tudinho, e repete como os papagaios.sim senhor quem não o conhece bem, fica imprecionado,..lá espertesa não lhe falta, e paleio, tal pai, tal filho.

Anónimo disse...

Ó amigo do segundo comentário tens pouca piada no que dizes,gostavas era de ser como o Carlos Toste mas tira o cavalinho da chuva porque ou não o conheces bem ou então só sabes de dizer mal de todos.
Aponta-me quais os defeitos que o rapaz tem?
Tens inveja de ele ser um menino rico.Paciencia.
Não foi á tua custa, foi como muito trabalho que ele arranjou o que tem,tomara que tu tivesses as capacidades que ele tem, e ainda digo mais ele só precisa de ele próprio não precisa de mais nada,
percebes e está tudo dito.