quarta-feira, 29 de abril de 2009

Televisão Digital terrestre... nos Açores

Hoje terão início as emissões da Televisão Digital Terrestre (TDT) em Portugal Continental, Açores e Madeira.

A partir de 29 de Abril [hoje], os portugueses vão beneficiar de uma melhor qualidade na recepção de programas televisivos e funcionalidades avançadas de utilização da televisão, como sejam guias electrónicos da programação e serviços avançados de informação, gravação e pausa TV.

A TDT disponibilizará, igualmente, para além da RTP 1, RTP 2, SIC, TVI, RTP Madeira e RTP Açores (nas Regiões Autónomas), um canal em alta-definição, partilhado pelos operadores.

Os consumidores portugueses já têm um mecanismo de verificação de compatibilidade de equipamentos para a Televisão Digital Terrestre, segundo divulgou a Portugal Telecom, em comunicado.

Os consumidores podem procurar o símbolo de compatibilidade ao adquirir uma televisão ou caixa descodificadora, necessária para ver televisão de acesso livre em formato digital, explica o comunicado da operadora, no âmbito da actividade do Fórum TDT, de promoção e esclarecimento junto da opinião pública.

Assim, os fabricantes que pretendem verificar a compatibilidade dos respectivos equipamentos com a TDT passam a poder efectuar um pedido de verificação junto da PT Inovação, entidade que fará a verificação e análise dos equipamentos e que, consoante os respectivos resultados, indicará se os mesmos são ou não compatíveis com a TDT.

A Televisão Digital permite uma utilização mais eficiente no espectro, razão pela qual a Comissão Europeia determinou que fosse introduzida em todos os países da União [Europeia] esta tecnologia, estabelecendo um prazo, ou seja, até 2012, para o desligamento da actual transmissão analógica.


Notícia: RTP/Antena 1 Açores, «Açoriano Oriental», «Jornal Diário» e edição on-line do jornal diário «Público».
Anteriormente já havíamos publicado uma outra notícia sobre esta mesma temática: "Televisão Digital Terrestre vai chegar às ilhas [a todas??]... até ao final de 2010".

Saudações florentinas!!

15 comentários:

Anónimo disse...

"TDT nos Açores" ?? só tem um emissor em Ponta Degada e já dizem que tem TDT nos açores ?

Anónimo disse...

isso agora com a fibra optica é k vai ser.....ehehehe.
não percebo como é que o governo quer por fibra optica no grupo ocidental com um orçamento de apenas 65 000€

farto de mamões... disse...

Como as Flores estão inseridas num arquipélago "transcontinental", segundo a douta opinião dum troglodita continental, é muito capaz a TDT vir através da vala que o Castanheira está cavando...

Penso eu de que...

Anónimo disse...

Este nao cava vala mas se o faz é para os outros, senão vejamos o concurso de Ponta Delgada que pai e filho , presidente e chefe da Camara como ele diz que é ,entregaram a Castanheira e S depois do juri ter decidido entregar à concorrêrncia.A pj vem ai

Marlene disse...

não estás bem informado,repito não estás bem informado.Informa-te e se fores homenzinho vem cá outravez pedir desculpas.

Anónimo disse...

Chefe da camara?
Já me parecia que o raio do moço andava a fumar cigarros estragados ou então andava com a gripe suína.
Está provado que coisa boa nao anda a fazer.

Anónimo disse...

já estão a trabalhar no porto das lajes para entrada do cabo e também para TDTe tambem na antiga corretora estão a fazer a casa para a estação.

Jacob disse...

esse moços novos andam todos perdidos nessa maldita farinha e ninguem faz nada.Ajudem esses rapazes a deixarem isso.

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa (numa notícia do «Jornal Diário»): "Todas as ilhas terão televisão digital terrestre até 2012".

A garantia foi dada por José Contente na cerimónia que assinalou o arranque oficial deste novo sistema.

Anónimo disse...

se andam na farinha é porque querem já sabem que aquele produte mata.

Jacob disse...

O pior é que o produto mata e antes vai-se dizendo que o mundo é todo nosso,como aquela de se achar chefe da...banda cornélia,pois não vejo outro nome para aquela corja que só sabem tirar a uns para dar a outros.

Anónimo disse...

oh jacob o que é isso da banda cornelia?

Anónimo disse...

"A garantia foi dada por José Contente"
Já sabemos o que valem as garantias dele.Será por acaso que é daqui a 3 anos e meio ?
Progredimos aos saltos de 4 em 4 anos.

Anónimo disse...

O filhinho funcionário é o que menos trabalha lá dentro, aliás pouco faz ou sabe fazer!!! Mas como filho que é têm regalias que os outros funcionarios não tem!
Uns são funcionários outros são filhos e afilhados...!!!

Anónimo disse...

Espero que esta televisão digital leve as noticias mais rápido para a policia judiciaria, tribunal administrativo, união europeia...qualquer dia a ilha é do castanheira e a autarquia de santa cruz empresa privada do sr. pereira.