quarta-feira, 20 de maio de 2009

Conselho Regional dos Médicos dá nota negativa à política regional de Saúde

“A Saúde nos Açores não está bem”. Eduardo Pacheco, do Conselho [Regional] dos Açores da Ordem dos Médicos, resumiu deste modo a análise dos médicos às políticas de saúde na Região.

Para os médicos açorianos mantêm-se “indefinições e falhas conceptuais em aspectos básicos e determinantes para o bom funcionamento do sector”. E, desde logo, porque o Estatuto do Serviço Regional de Saúde, com dez anos de existência “foi abandonado pelo Governo [Regional]”, tendo-se criado uma “prolongada indefinição” com “repercussões negativas no trabalho dos médicos” e uma “inevitável redução da oferta e da qualidade de cuidados de saúde disponibilizados às populações”.

O Conselho [Regional] Médico desafia por isso o Governo [Regional] a terminar com a indefinição e decidir: aplicar o actual Estatuto tal como está, corrigir as suas falhas ou criar um novo Estatuto [do Serviço Regional de Saúde]. “A gestão em saúde deve ser feita com planos estratégicos e planos operacionais e não com medidas avulsas, pouco eficazes e que saem mais caras à Região”, chamou à atenção Cristina Fraga.

É altura de deixar “as habituais declarações de boas intenções” e adoptar um verdadeiro planeamento regional [de Saúde], assim como em matéria de legislação é tempo de regressar às “verdadeiras bases do sistema”, tendo em conta que a legislação produzida tem sido de cariz administrativo, estando os técnicos cada vez mais alheados das decisões sobre o sector da Saúde, alertou Eduardo Pacheco. A este propósito, diz o Conselho [Regional] Médico dos Açores que a Ordem dos Médicos tem sido posta de parte, apesar de tentar dialogar com os responsáveis [governamentais] pelo sector.

Numa reunião em Dezembro de 2008, foi entregue um memorando e proposta a realização de reuniões com uma periodicidade bimensal, mas até hoje, não houve retorno das suas sugestões. Isto quando “há uma série de problemas muito grandes que todos sabemos que existem e que temos a impressão que não estão a ser resolvidos”, disse Jorge Santos.

Notícia: «Açoriano Oriental», «Correio dos Açores» e «Diário dos Açores».
Adicionalmente, leia-se ainda uma outra notícia: "Tele-medicina “não funciona” na ilha das Flores, afirma o deputado [regional] social-democrata [florentino] António Maria Gonçalves".

Saudações florentinas!!

10 comentários:

Anónimo disse...

Reparem bem quem fala.
Os médicos. Gente que, como todos sabemos, não gosta nada de dinheiro e é muito poupada.

Quem tem legitimidade para avaliar a saude nos Açores são os doentes. É para os doentes (potencialmente todos nós) que existe o serviço regional de saude, não para os médicos.

Anónimo disse...

Os Srs Doutores partem sempre do principio que o sistema regional de saude não é feito para os doentes, mas para eles - os "legitimos" donos.

Há uma coisa que não percebo. Se temos poucos médicos, como demonstra a procura e a pouca oferta carissima, porque é que não se abrem mais vagas em medicina?

Anónimo disse...

Esta nova direcção do centro de saúde está a deixar muito a desejar...o mexerico agora circula do centro de saúde para a camara municipal! Na secretaria da camara sabe-se coisas do arco-da-velha!? Enfim, de Ponta Delgada nem bom vento nem bom casamento!!

Anónimo disse...

Ainda quero ver muita gente chorar pela Olga...ela não merecia o que o pereira lhe fez! Mas como se diz por cá: "todo o perú têm o seu natal!" e este ano o natal vai chegar mais cedo a esta terrina perdida no atlantico!

Anónimo disse...

caros comentadores de certeza que vocês quando falam em médicos estão a falar em doutores com d pequeno porque os há com Dr (grande) portanto pensem antes de mandar postas de pescada para o ar

Anónimo disse...

sabe-se coisas do arco da velha. que coisas?

Anónimo disse...

A ida da Olga para s.miguel foi uma escolha dela e há muito estava a ser preparada, todos vemos há muitos meses as suas propriedades á venda e sabemos dos problemas familiares que tem. Foi numa situação boa porque está no conselho de administração mas será que lhe está a correr bem?Não, não está.

Anónimo disse...

muita falta de vontade há para santa cruz. passam a vida a falar mal dest mal daquele e em casa nem um espelho tem. senhor ponha esses monço a trabalhar de manhã á noite para eles irem para cama mais cedo e cançados.

Anónimo disse...

afinal estava errado, os mexericos circulam do centro de saúde para a camara municipal e do centro de saude para os bombeiros! Realmente sou uma pessoa muito má mas pior do que eu sao estas cabras que nao sabe respeitar o cargo que tem! Além de bem formadas ( sim porque sao senhoras Dr.as) falta-lhes um coisa, nem tudo se apreende na escola ou na universidade, falta-lhe berço e educaçao!

Anónimo disse...

Muito bem dito, quem fala assim não é gago!!! Realmente confirmo que o mexerico circula nestes locais!