quinta-feira, 7 de maio de 2009

Novos aviões da SATA começam a voar entre as ilhas açorianas já em Junho

Dois dos seis aviões adquiridos pela SATA à Bombardier começam a voar pela SATA Air Açores em Junho, na mesma altura em que também entra ao serviço da SATA Internacional o novo A320.

Os três novos aviões estão em fase de pintura (já com a nova imagem do Grupo) e, segundo o Gabinete de Comunicação e Imagem do grupo SATA, a sua chegada aos Açores está prevista para as datas entre 18 e 22 de Maio.

Seguir-se-á uma fase de testes e o período de certificação obrigatório de seis dias, em que estarão envolvidos o INAC (Instituto Nacional de Aviação Civil), a Direcção de Operações de Vôo e os próprios Serviços de Manutenção da SATA, entre outras entidades. Segundo a mesma fonte, serão os Dash Q200 a exigir mais atenção na fase de testes, uma vez que, ao contrário dos A320, o grupo SATA nunca operou com as aeronaves da Bombardier.

O contrato do grupo SATA com a Bombardier prevê a entrega também de quatro Q400 Next Generation (de 80 lugares), além dos dois Q200 (de 37 lugares) que serão entregues em Maio. A actual frota da transportadora aérea, constituída por cinco ATP de 60 lugares e um Dornier de 18 lugares, será totalmente substituída até ao fim de 2010, numa operação que implica o investimento total de 70 milhões de euros.

O Gabinete de Comunicação e Imagem da SATA adianta ainda que, no primeiro trimestre de 2010, já estará a voar nos Açores um dos quatro Q400, seguindo-se a entrega das restantes três aeronaves com um intervalo aproximado de três meses. Como explicou Nathalie Bléthière, a chegada dos aviões tem de ser faseada, tendo em conta a complexidade do processo de substituição das aeronaves que envolve “muitos colaboradores” e implica “muita formação”.

Os dois primeiros aviões a iniciar as operações na SATA Air Açores, modelos de menor capacidade [Q200], ficarão, no futuro, afectos às ligações para o Corvo e Flores e às rotas do Grupo Central, e aos serviços concessionados entre o Funchal e o Porto Santo. Mas, para já, ficarão os dois a operar nas rotas inter-ilhas dos Açores, até porque o serviço de transporte aéreo contratualizado para a rota madeirense pressupõe requisitos técnicos que seriam postos em causa com a substituição das aeronaves.

Segundo a SATA, o Q200 traz vantagens em relação ao Dornier: vai melhorar as operações, aumentando a disponibilidade para o transporte de carga e também o conforto, uma vez que se trata de um avião pressurizado (ao contrário do Dornier usado actualmente).

Os novos aviões vão apresentar a nova imagem do grupo SATA que para já a transportadora aérea prefere não tornar pública, mas que começou a ser divulgada informalmente em alguns blogues.


Notícia: «Açoriano Oriental».
Adicionalmente leia-se ainda uma outra notícia: "Pilotos recusam voar em simultâneo com os dois novos aviões da Bombardier".

Saudações florentinas!!

14 comentários:

Anónimo disse...

pois, vao começar a operar nas Ilhas das Flores e Corvo, para se existir algum problema sempre são menos que se vão!!!
(teoria da conspiração)

Anónimo disse...

em relaçao ao comentario das 10.36 devo dizer que operar somente entre flores e corvo e´impossivel... mais digo que irá operaar em praticamente todas as ilhas! com mais incidencia de flores e corvo devido ao corvo como é obvio........
ja agora...dia 15 preparem se para os ouvirem passar á vertical de FRS porque xegam a ponta delgada nesse dia! saudaçoes!

Anónimo disse...

A Sata Açores é a pior companhia àerea que conheço, e conheço algumas...estou farto de ser explorado quando faço viagens prós Açores, aliás são vocês Açorianos que pagam tudo isso e eles gozam os bons tachos e bons vencimentos às V. custas! Acabem com este monopólio da Sata e desta maioria socialista, sim porque a companhia Sata tem capitais públicos, abram estes olhos!

Anónimo disse...

Hum...comunistazinho manhoso... :P

Anónimo disse...

Não sou comunista, sou do Bloco de Esquerda! A Sata é a pior companhia que conheço, esta companhia explora os açorianos e vocês gostam pois continuam a votar no partido socialista e no partido social democrata, enquanto assim for estas ilhas vão continuar com a Sata pois estes partidos querem é tachos! Eu em Lisboa viajo por 50euros para qualquer lado da Europa!? Vocês nem de uma ilha para a outra! Cada um têm aquilo que merecer e vocês merecem a Sata!

Anónimo disse...

Uma salva de palmas para o Bloco de Esquerda..lol

Anónimo disse...

estes vao gastar mais pneus.... para chegar ao corvo ha dias em que escala 3 vezes! =(

Anónimo disse...

o bloco de esquerda e comunistas é tude igual.

Anónimo disse...

O camarada anónimo de Sexta Feira 16:12 deve ser administrador da Air Luxor, que queria promover a abertura do espaço aéreo Açoreano.
Irra, BE, grupusculo de intelectuais de esquerda inadaptados

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa numa notícia do «Açoriano Oriental»: "Governo [Regional] faz ajuste directo de 5 milhões [de €uro$] à SATA"...

A Secretaria Regional da Economia procedeu a um ajuste directo à Sata Air Açores no valor de 5 milhões de euros para a prestação de serviço de 1 de Junho a 31 de Setembro de 2009.

O ajuste directo visa assegurar a manutenção da operação [de transporte aéreo] inter-ilhas num período de quatro meses que não se encontra coberto pelo actual concurso público.

Anónimo disse...

E o que dizer da situação nunca antes vista que se passou ontem no aeroporto das Flores? Depois de o avião ter estado sobre a ilha e não ter aterrado por falta de visibilidade regressa ao Faial e em condições normais só voltaria no dia seguinte, mas como cá estavam os senhores administradores da SATA e não podiam dormir mais uma noite na ilha fizeram de tudo para o avião cá voltar, reabrindo o aeroporto para a chegada do vôo por volta das 19 horas.
Agora pergunto, se só viajasse o Zé Povinho naquele vôo teria o avião cá voltado 3 horas depois? CLARO QUE NÃO!!

Fórum ilha das Flores disse...

O primeiro dos novos aviões da SATA, um dos Dash Q200, chegou ontem (sexta-feira, dia 15) a São Miguel. Podem ser vistos dois curtos vídeos dessa aterragem no Aeroporto João Paulo II.

Quem queira ver algumas fotos mais próximas desse avião (em terra firme micaelense) pode dar uma olhada nas imagens captadas pelo fotógrafo Rui Costa.

Fórum ilha das Flores disse...

Correcção e adenda informativa: afinal chegaram ontem a São Miguel não um, mas dois aviões Dash Q200 para a nova frota da SATA.

Leia-se então uma notícia do «Açoriano Oriental» e também a divulgação prestada pelo sempre inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].

Fórum ilha das Flores disse...

Pode também ser vista uma fotoreportagem da chegada dos 2 primeiros Bombardier Dash Q200 da SATA Air Açores (autoria de André Frias)...