quarta-feira, 13 de maio de 2009

Que hoje não seja um dia de tremenda vergonha para os Açores autonómicos...

Por decoro e por não querer ferir quaisquer susceptibilidades, não mostro o vídeo duma notícia do «Jornal da Noite» (da SiC) sobre a proposta de legalização de touradas com sorte de varas nos Açores [apenas partilho a ligação para esse vídeo, novamente avisando que as pessoas mais susceptíveis não o devem ver!!]

Enquanto nada dizem os senhores(??) deputados que pretendem legalizar a tourada com sorte de varas nos Açores [cobardemente caladinhos que nem ratos!!], a sociedade civil açoriana continua a dar sinais de vitalidade: a «Azórica - Associação de defesa do Ambiente» assume a sua posição pelo "não", um elemento do «Colectivo Açoriano de Ecologia Social» publica uma carta aberta aos deputados do PS (apelando ao seu voto negativo nesta questão) e um outro cidadão efectua o seu boicote pessoal, através de uma "lista negra" de representantes do povo em quem nunca mais votará (para qualquer cargo político), devido a estes irem (como deputados regionais) votar favoravelmente a legalização de touradas com sorte de varas nos Açores.

É interessante notarem-se certos números na participação popular que (até agora) foi possível acontecer nesta questão: a Assembleia Regional recebeu 388 petições contra a sorte de varas e apenas 17 petições considerando que "tauromaquia é cultura"; no Parlamento Regional também foram recebidos emails de 478 pessoas contra a sorte de varas e apenas 25 pessoas a favor.
É meramente indicativo, bem sei, mas (mesmo assim) parece-me bastante significativo. Tal como aconteceu numa votação no sítio da RTP/Açores: 1.062 pessoas votaram "não" (81,9%) e somente 235 votaram "sim" (18,1%).


Sabendo-se da influência decisiva que podem ter quaisquer abstenções nesta votação, vou repescar (sem licença) uma curta opinião do Nuno Barata: «Atenção Srs. Deputados Regionais: neste caso particular da Sorte de Varas e tendo em conta os votos que já estão contados, abster-se é o mesmo que votar a favor. Ao menos, uma vez na vida, assumam uma consequência.» Eu não diria mais!! Não é, senhores deputados florentinos Manuel Herberto Rosa (do PS), António Maria Gonçalves (do PSD) e Paulo Rosa (do CDS/PP)??

6 comentários:

Anónimo disse...

Já farta um bocado 3 posts quase consecutivos sobre este tema. Também sou contra esta situação, mas não encham o blogue com isto sff.

Anónimo disse...

sou contra mas não é preciso estar a falar sempre na mesma coisa há tanta coisa das flores para ser publicado por exemplo o inicio da marina o inicio da nova central o inicio da piscina aquecida etc, etc.

Nelson Fraga disse...

quem queira seguir (em directo) as presentes discussões(??) sobre este tema e a sua votação na Assembleia Regional, pode fazê-lo na internet: apenas som ou com som e imagem.

Jacob disse...

E ja agora podia ser tudo coisas das Lajes,não é oh anónimo das 11h28?

Anónimo disse...

não meu amigo poderia ser de toda a ilha das flores, citei aqueles nomes que foram os que me vieram à cabeça naquela altura mas também referi a palavra etc, etc segnifica que quer dizer mais alguma coisas.

Anónimo disse...

O Sr. Deputado Paulo Rosa afinal abesteve-se qunado tinha afirmado que era contra....a disciplina partidária ainda conta para alguma coisa