quarta-feira, 6 de maio de 2009

Viagens de baixo custo podem minimizar a sazonalidade do turismo

O presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional (APDR), Tomáz Dentinho, defendeu [no passado dia 22 de Abril] o alargamento aos Açores das viagens de baixo custo (low cost), à semelhança do que acontece na Madeira, para minimizar a sazonalidade do turismo.

"Está na altura de passarmos dos voos charters para os low cost, à semelhança do que acontece no resto da Europa e no Mundo", afirmou Tomáz Dentinho, em declarações à Agência Lusa, frisando que "tudo indica que seria viável receber este tipo de ligações aéreas na ilha de São Miguel".

Além do previsível aumento do número de turistas, Tomáz Dentinho considerou que a realização de voos de baixo custo permitiria melhorar o desempenho da economia regional, assente no leite e turismo, além de permitir o acesso a passagens mais baratas para os residentes no arquipélago.

A sustentabilidade do turismo foi o tema central do encontro internacional que decorreu [no passado mês de Abril] em Ponta Delgada, numa iniciativa da APDR que contou com a participação do economista e professor universitário em Economia Regional e Geografia Económica, Peter Nijkamp.

"É um tema útil aos Açores, onde o turismo e o leite são os motores da economia regional. Além disso, é importante aprender com quem já tem experiência em matéria de sustentabilidade turística, em termos económicos, ambientais, culturais e sociais", disse o presidente da APDR, que tem a sede nacional nos Açores desde Outubro de 2008.


Notícia: «Açoriano Oriental».
Adicionalmente leiam-se ainda uma outra notícia: "Viagens aéreas entre ilhas [serão] mais baratas a partir de Outubro" e também uma entrevista ao presidente do Conselho de Administração da SATA, António Gomes Menezes: "Em trinta dias podemos ter concorrência".

Saudações florentinas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

aléluia. aleluia. Eu através da internet já vi o guindaste que penso ser da Somague a ser levantado no porto comercial das Flores. tenho para mim que está preste a começar a Marina. Avante camarada.

voos baratos Londres disse...

Excelente noticia!