terça-feira, 22 de setembro de 2009

ETAR das Flores criticada por deputado do CDS/PP, Álamo Meneses respondeu com a construção de uma nova ETAR

Na ilha das Flores há contaminação [das águas] na Ribeira dos Barqueiros, em Santa Cruz.

A Cooperativa de Lacticínios e o Matadouro da ilha estavam [em finais de Julho último] a escoar resíduos industriais para a Ribeira dos Barqueiros. A denúncia foi realizada pelo deputado [florentino] do CDS/PP, Paulo Rosa. "Descargas industriais da Cooperativa de Lacticínios e do Matadouro da ilha, na Ribeira dos Barqueiros, em Santa Cruz, são sem dúvida um atentado ambiental."

O deputado [regional florentino] exigiu respostas do Governo [Regional]; o secretário [regional] do Ambiente reagiu, Álamo Meneses reconheceu o problema mas declara-o incontornável, sob pena de ser afectada a produção de leite e carne da ilha. Álamo Meneses já assumiu que será construída uma nova ETAR para resolver este problema.

A actual ETAR apresenta problemas e insuficiências desde a sua construção, o problema só será resolvido com a construção de uma nova unidade de tratamento de águas.

Notícia: RTP/Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

30 comentários:

Anónimo disse...

Espero que o problema se resolva depressa porque ao passarmos aquilo é um cheiro horrivel ,agora com as eleiçoes possa ser que fique resolvido .

Anónimo disse...

O deputado do CDS Rosa sabe lá o que é uma ETAR.
Hoje, apeteceu-lhe ser ecologista e criticar.
Há dias assim.

Ao inarrável FDM.
Onde fica esta ETAR? Acima ou abaixo da estrada?
Qual é a cor da casinha?

FDM (boneco virtual e residente na Reserva da «Lixoesfera» florentina)... disse...

Constato que as Flores só tem um Deputado.
Os outros dois devem estar à espera da "reforma".

O deputado Paulo Rosa é aqui criticado certamente por um "mamão" de serviço....

Para sossegar a inquietude ou angústia existencial do anónimo das 19H41 só lhe digo que passei à pouco pelos Vales, e em frente ao Matadouro há lá uns poços vedados por rede de galinheiro e que alguns dizem ser uma "etar"...(coitados, essa gente mal sabe o que é uma Estação de Tratamento de Águas Residuais!!!)

Aquilo é uma boa merda e cheira mal como a merda dos pulhíticos que temos.Deviam residir ao longo da Ribeira de Barqueiros!

Quanto à "casinha" vai lá tu antes de ires pr'a cama, ó palhaço!

Anónimo disse...

Caro anónimo das 19h41, o FDM é um gajo que sabe muito, bastou ler o post e clicar na palavra Matadouro da Ilha, que esta la todas as informações que ele deu sobre o matadouro , menos a cor da casinha e se é do lado de baixo ou do lado de cima da estrada, como não esta la essa informação ele mandou-te a casinha antes de ires pa cama.

Anónimo disse...

um etar é um poço redondo onde larga muito mau cheiro.

Anónimo disse...

Ora Bem.

Na história das nascentes, coisa que qualquer florentino conhece, FDM foi informação buscar a um mapa.
Agora não diz a cor da casinha.

Este FDM não passa de um perfeito embuste.

bioXfera disse...

Não sou simpatizante do CDS PP , mas devo admitir que se há algum deputado que anda a apontar o dedo a situaçoes como esta e a tentar obter algumas respostas do Governo em relação a alguns problemas da nossa terra , é o Paulo.
Creio estar a fazer um bom trabalho..e quanto a alguns comentarios menos convenientes como acima se lê...sao certamente de alguem que ganha o seu ordenado sem mexer o cu da cadeira..sem fazer nada por esta terra.
Força Paulo , continua assim e daqui a 3 anos e tal tens o meu voto tambem.
Quanto ao artigo , realmente é uma falta de respeito para com as pessoas que vivem perto daquena ribeira, e uma falta de higiene enorme. é preciso resolver situaçoes como estas e nao é com deputados de secretaria como os outros 2 marmelos.

Anónimo disse...

Estou a gostar de observar o desespero do mamão... até já parte para o insulto!

Tenho comentado pouco, mas observo tudo!

Il Duce

FDM (boneco virtual e só responde na frente do seu advogado) disse...

Alguns cromos passam o tempo a congeminar "esquemas" para entalar ou "apanhar" em contra-mão o Prof.Engº FDM.

Não vou entrar no vosso joguinho, até porque aparece aí um cromozinho deprimente que tem como passatempo zurzir no signatário ao invés de discutir em substância a natureza dos posts ou contra-argumentar as minhas próprias ideias ou opiniões.

Segundo a minha "rede de informações" (ou pensavam que só o Inginheiro é que tem serviço de informações..) esse cromozinho, imberbe e chucha, está domiciliado na terra dos rabos-tortos.

(Alguns ainda vão vir aqui perguntar ao FDM qual a cor da camisa que o nosso alcaide vestiu hoje pela manhã ou qual a marca do perfume que a secretária do serviço X ou qual é a cor do "top" que a Srª Drª do serviço Y estão a usar).

Continuem a escavar....o Sol ainda vai alto...

FDM (boneco virtual circulando no meio da reserva da lixoesfera)... disse...

A semana passada vim ao Aeroporto buscar uma pessoa amiga que veio de Ponta Delgada e no meu périplo confrontei-me com várias e gritantes tropelias ao ambiente.

Seguindo pela "estrada do mato" fui "desaguar" na Estrada Regional, no sítio da Ribeira de Barqueiros, virei à esquerda para os Vales, subi à zona do Monte das Cruzes para falar com uma pessoa conhecida (há tempos que não passava por lá e ainda me lembro da alemã que lá tinha uma quinta); logo a seguir atravesso o interior dos Vales e tive que fechar a janela do meu truck tal era o pivete que naquela hora emanava daquela zona.

Ainda este Verão um rapaz meu amigo que trabalha no CS e que mora na Ribeira de Barqueiros, a montante desta, tinha-se queixado do fedor que havia para aqueles lados e estava muito desampontado com as respectivas "entidades responsáveis".

Nesse mesmo dia fiz uma pequena viagem para a norte e fui até Ponta Delgada.

Neste percurso magnífico deparei-me com a lixeira a céu aberto da Ponta Ruiva que é uma autêntica nódoa numa ilha que obteve o estatuto de Reserva da Biosfera (deve ter sido por fax como o diploma dum certo «inginheiro»...).

Fui até ao Farol do Albernaz e de seguida visitei o porto de pesca de Ponta Delgada (que até está muito bem arranjado).

Naquela zona deparei-me com vestígios arqueológicos do que foi em tempos um "campo da bola".Não sei se do tempo dos Fenícios ou dos Romanos...

Aquilo está transformado num depósito de "basura", e já se avista muito entulho à sua volta.

Se alguém souber dizer a quem me devo dirigir para arrendar aquele terreno de costa para semear batatas e plantar cebolinho, muito grato ficaria...

FDM (boneco virtual e que tem chá para oferecer)... disse...

Para os cromozinhos deprimentes, "Il Duce" incluido, aqui vai uma bela música escrita (orquestrada) em 1928 pelo nosso já conhecido Shostakovich e interpretada pelo André Rieu num memorável concerto no Royal Albert Hall em Londres.

"Tea for Two" »

»»»»Clickar no Nick FDM»»»»»»

Anónimo disse...

mas o mamão já respondeu onde fica os nascentes de agua que abastece os dois concelhos.

Anónimo disse...

o que esta gente gosta é do que acontece em Santa Cruz ou seja o saneamento básico ligado directamente para o mar sem tratamento. Gostava de saber o que o senhor secretario do ambiente diz sobre este assunto. Esta ilha é uma vergonha! Força CDS-PP!

Eu Mesmo disse...

o FDM mais uma vez tentou convencer que era das Flores com tanto virar a esquerda subir o monte das cruzes, atravessar os Vales rumar a norte ate Ponta Delgada.Muito me admira não ter colado ao seu nick um mapa em forma pps com as estradas da Ilha.Sr FDM é melhor mudar os seus informadores, pois eu não estou domiciliado na terra dos rabos tortos, mas sim na terra onde o Sr Prof Eng.º. viu o Banco Alimentar distribuir Red Bull, e onde eu vi três repito três Enginheiros e um condutor de uma Câmara, irem a uma obra num jardim dizer as dois funcionários onde se iam colocar três papeleiras, não há fartura que não traga miséria. Se sua Madrinha sabe disso...

O FDM manda dizer... disse...

O Prof.Engº FDM hoje está muito ocupado, e manda dizer que não pode responder ao ilustre comentador "Ele Mesmo", pelo que pede a compreensão do ilustre e bem assim do distinto auditório.

Suzie P.
Secretária de Administração

Pintas disse...

Mamões,
Essa do "vão vir perguntar" é que era dispensável...
Mesmo assim, se estavas com os óculos Prada e com uma Perrier na mão, foi um elegantérrimo pontapé na gramática!!

FDM (boneco virtual e, aconteça o que acontecer, «business as usual»)... disse...

O Prof.Engº FDM teve um dia de trabalho extenuante, pois embora o mercado de capitais continue ainda instavél, é altura de começar a comprar acções, pois aprendi com o amigo Berardo em Joanesburgo alguns truques da bolsa, aliás sítio que ele muito bem conhece e onde fez grande parte da sua extensa fortuna.

Uma boa dica para quem quer iniciar-se neste mercado é comprar na baixa e vender na alta.

(Há pouco recebi uma dica dum amigo meu que é socialista, recomendando-me a compra de acções da Mota-Engil, e, considerando as últimas sondagens, estou sériamente a equacionar essa possibilidade, pois essa acções vão disparar.
Vocês sabem do que é que estou a falar...)

FDM (boneco virtual, «cãotribuinte» em Portugal e contribuinte do Internal Revenue Service USA)... disse...

De facto o anómimo que me chamou "cãotribuinte" não se enganou e na realidade o Prof.EngºFDM é um "cãotribuinte" liquido para esta republiqueta sucial e também é um contribuinte da Receita Federal dos USA (IRS-Deptº do Tesouro).

Enquanto na republiqueta sou considerado um cidadão de segunda (pois sou emigrante e alguns pensam que eu trabalhei no "garbage"...), nos USA sou um cidadão de corpo inteiro.

É a diferença entre um país atrasado, provinciano e periférico e um país aberto, livre, democrático e progressista.

FDM (boneco virtual , cuja madrinha é Nossa Senhora).. disse...

Quanto ao comentário do "Eu Mesmo"
de 23SET09 às 21H56, só digo ao seu subscritor que não caia no ridículo de dizer disparates incongruentes ou fazer palpites fantasiosos.

Acha você que tenho cara ou perfil de manga de alpaca?; de engenheirozinho da Câmara de PDL?; de pau-mandado da vossa Presidenta?; de cliente do processo de jumentalização partidária em curso?

Tenha juízo e cresça, e não faça palpites, para que não haja novos aborrecimentos.

Convença-se que o Prof.EngºFDM é um cidadão com passaporte da Cibéria e você é um terráqueo.
Como vê, não há compatibilidade possível entre nós.

E quanto à minha Madrinha, ela é, como muita honra, Nossa Senhora.

(Já sabem que uso sempre óculos de sol Prada Sport; uso de vez em quando o meu blaser azul comprado em Boston; bebo moderadamente Don Perignon...também querem saber qual é a marca do meu relógio de pulso? e que por acaso é um Baume&Mercier,modelo Riviera Sport 8755, comprado numa loja franca do aeroporto de Genéve por 2150,00 francos suiços e que em euros ao câmbio do dia orçou cerca de 1450,00?
O que querem saber mais?)

Anónimo disse...

ei home vai mas é largar banha da cobra lá para a tua ilha com este paleio estás muito visto.

FDM (boneco virtual, na esplanada com os seus óculos escuros)... disse...

Este não quer aprender nada com o Prof.Engº FDM, mas é muito capaz passar todo o santo dia a ouvir o lixo da campanha eleitoral e a ouvir as mentiras e as promessas do "inginheiro da treta".

Certamente no próximo domingo, o triste irá colocar o votinho, novamente na urna do nosso enterro...

Oh Luís, sai aí um vermute com limão e gelo que com estes tipos não se vai a lado nenhum...

Anónimo disse...

camaradas domingo não esquecer votar josé socras.

FDM (boneco virtual e que está vendo Portugal à beira do precipício)... disse...

Em comentário anterior informei o vasto e distinto auditório que não vou votar para deputados que vão sentar-se no hemiciclo de Lisboa.

Tenho acompanhado com mais entusiasmo e interesse as eleições alemãs do próximo dia 27 do que as eleições portuguesas.

Lá os partidos em confronto têm apresentado ideias, propostas e alternativas para que a Alemanha continue a ser um país organizado, a maior economia da Europa e o maior exportador mundial.

Quem assistiu (como eu assisti a alguns episódios) à campanha eleitoral portuguesa bem pode ir buscar a corda da forca que eloquentemente está num post mais acima.

Uma campanha cheia de incidentes artificais, casos mediáticos, muito plástico e lixo propagandístico.

Ideias?Muito poucas.

Pior do que tudo foi ver, todos os gerontes e todas as múmias dos dois principais partidos em comícios, desfiles e arruadas.

O Mário Alberto, esse pai-da-pátria que tanto ajudou a enterrar Portugal, veio acenar com o papão do "fascismo e coisa e tal"
; o bardo Alegre veio com aquela do cravo vermelho; o Prof.Marcello criou meia dúzia de factos politicos para rebentar com a campanha do PSD;etc.

Mas uma coisa não escondo: ficaria muito satisfeito se o Sr.Sócrates perdesse essas eleições, pois ele é um indivíduo politicamente perigoso e se não fôr apeado a tempo, os portugueses em 2015 serão os mais pobres da Europa.

Digo isso, não por mim, mas sim pelas novas gerações.

FDM (boneco virtual em dia de reflexão«?»)... disse...

Para este dia de reflexão uma bela música dos «Scorpions»: It's the Final Countdown.

»»»»»Clickar no nick FDM»»»»»

Tenham um belo fim-de-semana.

Votem em Liberdade.

E lembrem-se: não há machado que corte a raiz ao pensamento!

José Andrade disse...

SR FDM, você disse: Tenha juiso e cresça, e não faça palpites, para que não haja novos aborrecimentos.ora bem se alguem está aborrecido é você, não eu, problema seu, se aquela frase era uma ameaça fique sabendo que não me mete medo em nenhuma circustancia.Eu não tenho que me convencer de que você é um cidadão com passaporte da Cibéria, porque isso a mim não me interessa minimamente.Ja agora fique sabendo que uso oculos de sol Ray.Ban,comprados em S. miguel, tambem de vez em quando uso o meu blazer comprado em S. miguel, bebo moderadamente agua Glória Patri e laranjada feita em S. Miguel, tenho uso um relogio de pulso de marca Timex, comprado numa ouriversaria Micaelense, que me custou 75,00 euros Portugueses, que ao cambio do dia orçou em algumas horas de trabalho para o Governo Português. Seja humilde...

Anónimo disse...

Ó mamão és mesmo um coitado, cheiinho de complexos de inferioridade e que tenta impor-se na sociedade através do show-off made by Prada e tal... As frustrações normalmente dão nisso!

1º a dica do comprar em baixa e vender em alta foi espectacular, toda a vida pensei o contrário mas agora com essa é que vou passar a beber Don Perignon...

2º Se descontas nos States e se isto não passa de uma Republiqueta atrasada porque não vai viver para lá ou para a Alemanha (país de Hitler, ah pois já me tinha esquecido do Kaiser)...

3º Final Countdown não é dos Scorpions é dos Europe... mas das duas uma, ou é muito novo ou é muito burro... EU aposto na segunda hipótese!

Podia dizer mais mas não me apetece...

Viva Portugal!!! A républiqueta que em História, tradição e importância pra Humanidade dá 15-0 aos States!

Il Duce

FDM (boneco virtual e que diz ao duce:a vida é para aproveitar,se ainda houver amor é porque está tudo na boa,né?!)... disse...

Il Duce:

Também podia dizer muito mais mas não me apetece...

A água aqui ainda está muito quentinha...

Anónimo disse...

mais uma grande vitoria do nosso camarada josé socras avante camaradas a nossa luta agora vai continuar aqui nos açores votem p.s. partido sacialista o partido do trabalho.

Anónimo disse...

ó duce diz mais destas que são certeiras.

Anónimo disse...

quem é este burro que diz que o partido socialista é o partido do trabalho????onde??? nas flores????
eu cá chamo o partido dos tachos para não fazer nada. onde ves alguem do partido trabalhar cá????a começar pelo deputado, o presidente de camara e varadores, juntando os taxistas que eles arranjaram, que não produzem nada o dia inteiro.