domingo, 20 de setembro de 2009

«Preto no Branco» #34

Cidade-Polícia

Ponta Delgada - campeã do mimetismo regional, que até já fala, imagine-se, em “pulmão verde” - está a criar a sua Polícia Municipal. Nos grandes centros, justifica-se. Mas numa cidadezinha insular e açoriana?
Mais. Berta Cabral pertence a um partido que no seu programa eleitoral para as Legislativas/2009 vem defender (e bem!) a necessidade de reorganização das forças de segurança, designadamente a fusão entre PSP, GNR e outras.
Imaginem agora se a “moda de Berta” pega e começa a reproduzir-se, com a criação de outras forças de segurança municipal, “ilhas acima”?
Pensem agora nos “bons ofícios operacionais”, especialmente “ao serviço” de certos caciques... livra!

Cidade-Feliz
Segundo foi apurado junto dos cidadãos, no âmbito de um estudo realizado em todo o País, Angra do Heroísmo ficou classificada entre as cidades onde as pessoas se declaram mais satisfeitas com a qualidade de vida oferecida pelo local onde vivem e trabalham.
O que é que Angra (“baiana”) tem? É feliz. O ego dos Angrenses está “em cima”. Ora, é disto que os Açores precisam. Parabéns à nossa Cidade Património Mundial.

Cidade-Mar
É impressionante como o património edificado da Horta está devoluto. Os faialenses abandonaram a Cidade. Do Largo do Infante à Praça da República são repetidos os exemplos de degradação urbana. Simbolicamente, a Residencial do Infante e o antigo Grémio Literário ilustram este postal, e de como não se faz cidade.
Com prédios a cair e sem pessoas, a nossa Cidade-Mar está a cair num marasmo que lhe retira graciosidade, alma e doçura, e relega a ilha do Faial para um plano secundário, muitos “furos abaixo” daquele em que deveria estar.
Basta subir a Espalamaca e de lá observar com atenção. Os prédios antigos caem. Entretanto, promovem-se construções novas, de gosto duvidoso, que só descaracterizam a harmonia do anfiteatro urbano e entristecem a nossa Cidade-Mar.

Mais cidades
Vila Franca do Campo e Lagoa querem passar a cidade e disputam agora os critérios legais para justificar o preenchimento dos requisitos que permitam elevar-se.
É óbvio que, no fundo, a questão é de natureza política. Não é por acaso que quando uma (de uma “cor”) reivindicou tal estatuto, a outra (de “cor” contrária) foi lesta e logo veio requerer igualdade de tratamento.
Justifica-se? Depende...
Se sim, também a Madalena há-de ficar mais legitimada para “aproveitar a boleia”. Mas aí, está-se mesmo a ver. Uma vez “contornada” a Lei nos casos de Vila Franca e Lagoa, depois, quem decide politicamente irá, então, invocar as previsões legais em vigor para sustentar as impossibilidades de “mais conceder”...
Resultado: já que a decisão final é sempre política, já que o processo legislativo também é sempre político, e já que a verificação do “preenchimento dos requisitos” acaba por ser fruto de uma “estratégia negociada”, melhor seria que se alterasse a Lei!
É que, caso a ideia seja “pejar” os Açores de cidades, com 4 no Grupo Oriental e 3 ou 4 no Grupo Central... pois então... também há-de ser legítimo reclamar uma para o Grupo Ocidental. A bem do bendito “desenvolvimento harmonioso dos Açores”.
Preto no Branco!

Ricardo Alves Gomes

7 comentários:

Anónimo disse...

A cidade de terceira categoria nacional - Ponta Delgada - uma aldeia grande segundo alguns, tem sempre mais para querer.
Tem as empresas publicas regionais quase todas lá sedeadas. Porquê?
Rapa os serviços que pode às outras ilhas e concentra-os na sua urbe. Porquê?

Agora quer uma policia municipal, tipo guarda armada da Camara, para policiar as ruas.
Isto numa cidade que não chega aos 100 000 habitantes, numero irrisório a nivel nacional.
Mas enfim, todos querem ser grandes menos nas orelhas.

Anónimo disse...

as lajes é candidata a cidade na minha opinião

Anónimo disse...

ainda vai xegar as flores e mais uns empregos.

Anónimo disse...

queremos um centro de saude nas lajes cidade pode esperar.

Anónimo disse...

estou plenamente de acordo com o anónimo das 15,00 horas e aqui já fiz referença, só voto no partido que tiver no seu programa o centro de saude nas lajes para começar em breve. caso contrário não há votos para ninguem. é que já são muitos anos á espera.

Anónimo disse...

ja viste cidade sem centro de saude

luis disse...

Ao anónimo das 13h01 de 21 Setembro:
100000 habitantes? Acho que está a avaliar em excesso. Segundo o site da Associação Nacional de Municipios Portugueses, o concelho de Ponta Delgada ultrapassa um pouco os 64000 habitantes. A este número há que deduzir os habitantes das freguesias rurais, ficando para a cidade cerca de 40000 habitantes.