quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Sismo de grau 6 ao sul das Flores

Um sismo de grau 6 na escala de Richter foi ontem registado [às 17h41] em pleno Oceano Atlântico, a cerca de 480 quilómetros a sul da ilha das Flores, confirmou ao «Jornal de Notícias» fonte do Instituto de Meteorologia e Geofísica.

O abalo não causou estragos e nem sequer foi sentido na ilha, de acordo com testemunhos de vários habitantes. "Não nos apercebemos de nada. Aliás, soube por si e por mais duas pessoas do Continente que ligaram para saber informações", adiantou fonte dos Bombeiros Voluntários de Santa Cruz das Flores.

De acordo com dados científicos, um sismo de grau 6 pode ter "efeitos destruidores num raio até 180 quilómetros", caso ocorra em zonas habitadas. Não foi o caso. "Aconteceu na crista média do Oceano, muito longe de terra, pelo que os efeitos não foram sentidos", explicou a fonte do IMG. A mesma fonte explicou que no mar são frequentes estes sismos, o mesmo já não sucedendo em terra. Observou, por outro lado, que [este sismo] nada tem a ver com os [outros abalos sísmicos] que acontecem com alguma regularidade em outras ilhas, nomeadamente nos grupos Central e Oriental. Ainda de acordo com o mesmo responsável, a ocorrência deste sismo não pressupõe a ocorrência de novos casos, ou de outros fenómenos, nomeadamente tsunamis. "No entanto, em sismologia, não há previsões", sublinhou.

Na ilha das Flores, os sismos são praticamente inexistentes. "Não há memória de nenhum", garantiu fonte dos Bombeiros.


Notícia: «Jornal de Notícias», «Diário de Notícias», jornal «Público» e TSF - Rádio Notícias.
Saudações florentinas!!

7 comentários:

Anónimo disse...

Porquê utlizar a Ilha das Flores como ponto de referência se a Ilha do Faial fica mais a sul?!

Anónimo disse...

a ilha das Flores é a que está mais perto do epicentro.

Anónimo disse...

É só uma questão de olhar no mapa!

Anónimo disse...

A crista média atlantica referida na noticia, passa entre as Flores e o grupo central.

Isto desenga quem julga que a ilha das Flores está imune a sismos.

Anónimo disse...

Hardlink

Por acaso estive a ver no foto do satélite, e o diagrama que fizeram

Há diferença nas distancias de mais ou menos meio centimetro, isto, na medida que tirei que talvez represente 50 ou 80 milhas a menos; não sei...
É um cálculo meu; sendo as Flores a distancia mais curta
DCA

Anónimo disse...

Este sismo nada tem a ver com os sismos que acontecem por exemplo no Faial e que destroem tudo ... foi um sismo normal de acontecer no oceano

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa: o cientista Victor Hugo Forjaz diz que [este sismo registado ao largo das Flores] se trata de um fenómeno isolado... na RTP/Açores (notícia com vídeo).