domingo, 31 de janeiro de 2010

Jogo «À descoberta dos Açores»

O jogo lúdico «À Descoberta dos Açores», que pretende divulgar a história e a cultura das nove ilhas do arquipélago, vai passar a ser comercializado em português e inglês, o que permitirá a sua entrada nos mercados estrangeiros.

A versão bilingue, apresentada [no passado dia 6] em Ponta Delgada, permite divulgar os Açores junto dos turistas, que adquirem desta forma um maior conhecimento sobre o arquipélago, mas também manter a ligação à Região pelos filhos dos emigrantes açorianos nos Estados Unidos da América e no Canadá. "Em Toronto, no Canadá, onde reside uma grande comunidade de emigrantes açorianos, já foram lançados 3.500 jogos e o objectivo é ter o mesmo número [de jogos nas lojas] este ano na Califórnia e no Massachusetts, nos Estados Unidos da América, e no Brasil", afirmou Luís Carneiro, da empresa que lançou o jogo, em declarações à Agência Lusa.

O jogo «À Descoberta dos Açores» foi criado há cerca de um ano e meio por uma empresa privada, com o objectivo de "dar a conhecer os Açores aos açorianos e divulgar as potencialidades do arquipélago aos turistas". Este é um tradicional jogo de tabuleiro, para 2 a 5 jogadores, que avançam ao ritmo dos dados e de perguntas “sobre as ilhas, e com as quais é possível ir aprendendo factos da história e da cultura regionais, assim como da geografia ou das tradições açorianas”. Consiste em 50 cartas, com 10 perguntas cada uma, sendo uma delas referente a cada uma das nove ilhas com mais uma pergunta (joker) que corresponde a uma resposta certa relativamente a qualquer ilha”.


Notícia: «Açoriano Oriental», «Jornal Diário», rádio Atlântida, TV.net, «Diário de Notícias», rádio Lumena e jornal «A União».
Pode também ler-se uma entrevista do «Açoriano Oriental» a um dos criadores do jogo lúdico/didáctico «À Descoberta dos Açores».

Saudações florentinas!!

3 comentários:

Pato Bravo disse...

Caros colegas,o Pato Bravo está de volta,depois do desgosto da participação de Angola no CAN,cá estou eu novamente.
Boa iniciativa,esse jogo, para quem está longe, saber mais e melhor dos Açores.
Mas quem quiser ser Dr,irá ter de chatear o nosso grande e ilustre comentador,que até já me esqueci do nome.
Bolas,fica para depois.
Boa noite a todos.

Anónimo disse...

Mas eu lembro.
É o irrepreensivel FDM carnavalescamente mascarado de Dr. Pardal.

Anónimo disse...

já tive possibilidade de experimentar o jogo. Algumas perguntas requerem bastante cultura regional.
Resumindo, acho que foi interessante a concepção de um jogo deste tipo sobre os Açores, mas quanto ao jogo em si existem umas críticas a apontar.
No entanto, não faltou divertimento...
bons jogos!