segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Pais querem encerrar a Escola de Santa Cruz face aos muitos casos de gripe A

Pais e encarregados de educação da ilha das Flores manifestaram-se hoje à porta da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, porque pretendem que a escola encerre devido à gripe A.

Há semelhança de outros estabelecimentos de ensino [da ilha das Flores], os pais [e encarregados de educação] querem o encerramento da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, enquanto a Secretaria Regional da Saúde está atenta e equaciona o fecho da Escola para desinfecção.

Os pais e encarregados de educação manifestaram-se hoje em frente da Escola e exigem medidas perante o cenário existente, relativo ao vírus H1N1.

Estão já encerradas na ilha do Grupo Ocidental do arquipélago as escolas das Lajes, Ponta Delgada e uma creche em Santa Cruz. No total, existem suspeitas de gripe A em 24 crianças florentinas.

A Secretaria Regional da Saúde aumentou já o nível de intervenção e, neste momento, as análises são feitas apenas às pessoas que apresentam um quadro clínico que o justifique e às crianças até aos 5 anos de idade.


Notícia: RTP/Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

19 comentários:

Anónimo disse...

Certamente que para fechar uma escola devem existir regras claras.

Anónimo disse...

Pais querem....
Nas noticias vi por lá uns 10!

Salazar disse...

A Helia lima anda mortinha para ter protagonismo, mas as vezes nem tudo é bom para chamar á atenção.

Anónimo disse...

Alguns pais são responsáveis; outros acham que a escola deve fechar mas deixam os filhos ir no fim-de-semana para a night, se calhar para sítios muito mais propícios à propagação do virus.

Pato Bravo disse...

Avante camaradas com o fecho da escola.
Se fosse no meu tempo de estudante,a escola já estava fechada... e eu no chilindró a ver os passarinhos aos quadradinhos.
Mas,podem crer,com a consciênçia bem limpinha e nada arrependido.

Helia Lima disse...

Era engraçado, se não fosse muito triste.

Anónimo disse...

acho muito bem fechar a escola de santa cruz.

Anónimo disse...

Para o senhor Salazar que parece que acha que não se deve fechar a escola de Santa Cruz, pergunto porque razão terá a Delegada de Saúde terá fechado as Escolas das Lajes e Ponta Delgada, as catequeses, as reuniões do CNE, e dos jogos desportivos, deve ser tudo lunático só o senhor terá razão???.

Anónimo disse...

fechar a escola uma semana não é solução , porque vai continuar , agora quem tem familiares infectados, estes sim devem ficar em casa , que ultimamente é o que não tem acontecido. entao a escola fecha esta semana e para a semana já não há gripe A?

Eu disse...

A delegada fechou porque o seu grande conslheiro(pai Natal)mandou. ela faz o que ele manda!
Ela gostou de qualquer coisa que ele lhe fez...

Anónimo disse...

Face á forma como este assunto tem sido mal conduzido, a nivel local, há elevadas possibilidades de 90% da população já estar infectada. Assim não vale a pena fechar a escola, porque essa medida já vem tarde. Aguentem-se

Pai Natal disse...

A gripe foi aumentando porque que houve uma tentativa de esconder a situaçao... de abafar... a mimi nao informou, nem deu a conhecer a situaçao aos orgaos competentes. os doentes andaram a pavonear-se!!

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa, com uma notícia [de hoje] do «Diário dos Açores»...

Gripe A ataca na ilha das Flores: Santa Cruz e Lajes passam à fase de minimização

Quase 30 pessoas com gripe A na ilha das Flores diagnosticadas durante a última semana, com 12 casos no passado fim-de-semana levam a que a situação na ilha mais a Ocidente gere alguma preocupação.

Jovens entre os 8 e 15 anos são os doentes mais afectados até ao momento levando a que as escolas da vila das Lajes e da freguesia de Ponta Delgada tenham sido encerradas pela Delegada de Saúde local durante esta semana.

Em declarações à Comunicação Social, o secretário regional da Saúde confirmou, ainda, que a partir de ontem passam à fase de minimização os concelhos das Lajes e de Santa Cruz das Flores, tendo em conta o número de casos de Gripe A que tem surgido nestas localidades.

Já em Santa Cruz, a escola que recebe alunos do 5º ao 12º ano de escolaridade, mantêm-se aberta, mas a Delegada de Saúde das Flores, Emiliana Dias, afirmou ao «Diário dos Açores» que a situação está a ser ponderada, e que em princípio as aulas decorrerão normalmente. “Ainda não temos dados muito concretos, ainda não está nada definido, mas em princípio em Santa Cruz vai haver aulas (hoje)”, referiu Emiliana Dias.

Anónimo disse...

para quando um centro de saúde nas lajes. fica aqui a perguntta.

Helia Lima Nunes disse...

Venho responder pela primeira e ultima vez, ao Sr SALAZAR em meu nome pessoal, perfeitamente identificada porque não tenho necessidade de esconder atras de nomes falsos.

Eu, ao contrário de outras pessoas no passado, não ando atras de protagonismos, aliás porque nesta luta nunca falei no meu nome mas sim no nome da APPE, Associação que não é respeitada por algumas pessoas.

Penso que num passado mais ao menos recente(acerca de dois anos e meio) o Sr Salazar não era nem carne nem peixe nas suas opiniões, e todos nós agora já percebemos porquê.Porque o Sr SIM queria protagonismo, só necessitava de esperar para ver para onde a carruagem se ia dirigir.

Depois de tudo solucionado finalmente se decidiu, e hoje consegue estar a exercer funções num cargo REMUNERADO, (que não é o meu caso), que pelo menos ao seu ego lhe deve estar fazendo algum bem ao averiguar pela petulância que apresenta.

Termino perguntando,QUEM AQUI QUER,OU QUERIA PROTAGONISMO???.

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa, através duma notícia da RDP Antena 1/Açores...

ÚLTIMA HORA!!

Os pais já [ontem] tinham pedido e encerrou hoje a Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, [na] ilha das Flores.

O estabelecimento de ensino fechou e só reabre na próxima segunda-feira, dia 25 de Janeiro, devido a um número elevado de alunos e de professores com suspeita de gripe A.

Os pais tinham feito ontem essa exigência, porque estavam preocupados com os seus filhos e a Secretaria Regional da Saúde mandou hoje encerrar a [Escola Básica e] Secundária de Santa Cruz.

Fechada, na mesma ilha, encontra[va]-se já uma creche também na vila de Santa Cruz e ainda as escolas das freguesias das Lajes e de Ponta Delgada, que só voltarão ao serviço depois de uma desinfecção.

Anónimo disse...

uma creche na vila de santa cruz e escolas nas freguesias das lajes e ponta delgada. ora muito bem não será uma escola na vila das lajes em vez de ser tratada por freguesia.

Anónimo disse...

Centro de Saúde nas Lajes? Já agora um em Ponta Delgada também! lol
Não há medicos nem enfermeiros suficientes para o CSSCF porque ninguém quer vir para cá! Quanto mais para 2 CS!

Anónimo disse...

ao anónimo das 20,10 quando não souber o que diz o melhor é estar calado.centro de saude nas lajes não há médicos diz o anónimo.tantos que existem em Portugal e logo que apareça numeros eles vão para qualquer lugar. e a enfermeiros/as com o curso já completo e sem trabalho quantos queres para as flores.