sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

JCP/Flores propõe alterações na Escola

Comunicado da JCP a todos os alunos, corpo docente, conselho executivo da Escola Básica e Secundária das Flores e comunidade em geral

O estado do ensino Básico e Secundário caracteriza-se pelo desinvestimento e elitização. As desigualdades aprofundam-se e caminha-se para a privatização e para a destruição da democracia neste nível de ensino. O abandono escolar torna-se cada vez mais frequente.

A elevada taxa de abandono escolar está profundamente ligada aos elevados custos do ensino – materiais, manuais escolares, alimentação, transportes –, das sucessivas barreiras impostas no prosseguimento dos estudos e da degradação das condições económicas e sociais (quando o ensino é obrigatório até ao 12º ano). Devido ao progressivo aumento dos custos do ensino, uma grande maioria das famílias não tem condições económicas de modo a conseguir manter os seus filhos na escola e cada vez mais o sistema de Acção Social Escolar é insuficiente face às necessidades existentes, tanto no número de estudantes abrangidos, como nos apoios prestados.


Assim, a JCP (Juventude Comunista Portuguesa), como organização revolucionária da juventude, propõe as seguintes alterações na Escola Básica e Secundária das Flores, como resposta ao elevado custo das despesas referidas anteriormente:
  • A diminuição dos custos dos bens de carência alimentar, disponibilizados no Bar da Escola;
  • A diminuição dos elevados custos de transporte para os alunos do Ensino Secundário;
  • A diminuição do custo do material escolar vendido na Papelaria;
  • O reforço da Acção Social Escolar, através do alargamento do número de alunos abrangidos e do aumento do valor dos apoios, de forma a garantir a igualdade de oportunidades no acesso, frequência e sucesso no ensino, nomeadamente como a existência de bolsas de estudo para estudantes.

8 comentários:

Anónimo disse...

Nao sou pai nem estudante mas acho que realmente devem ser tomadas algumas medidas e as aqui apresentadas são optimas a meu ver. é porque nem parece que vivemos em democracia vivemos sim numa censura escondida ...
os mais desfavorecidos sao sempre os mais descriminados isto tem de acabar.

Anónimo disse...

Só esta específica escola?

Anónimo disse...

eu acho que já é pedir muito e coitados dos contribuintes. no meu tempo o governo nem dez centavos davaagente é que tinha de contibuir com a caixa escolar para ter um lapis de papel.

Érica Ponte disse...

Não é só para esta escola... Mas é principalmente dirigida a esta escola. Alguém tem de tomar uma posição e foi o que nós fizemos. A JCP/Flores agora que existe novamente não vai deixar passar em branco situações como estas!

Érica Ponte disse...

Antigamente é antigamente. Mas com os imposto altos como estão, muitas famílias mandam os seus filhos para a Escola com muitas dificuldades.
E o Governo e a Escola não fazem muito para ajudar...! Alguém tem de tomar medidas.

Anónimo disse...

A diminuição dos custos dos bens de carência alimentar, disponibilizados no Bar da Escola; De acordo com a fonte de rendimentos dos pais.

A diminuição dos elevados custos de transporte para os alunos do Ensino Secundário; para todos

A diminuição do custo do material escolar vendido na Papelaria; para todos.

O reforço da Acção Social Escolar, através do alargamento do número de alunos abrangidos e do aumento do valor dos apoios, de forma a garantir a igualdade de oportunidades no acesso, frequência e sucesso no ensino, nomeadamente como a existência de bolsas de estudo para estudantes; bolsas com valores que façam frente ao real valor dos custos. É só para dizer que nem todos devem beneficiar destas medidas, alguns deviam pagar de acordo com o rendimento dos pais, ou seja pagar por eles e mais alguns. Viva o socialismo!
socialismo:uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades/meios para todos os indivíduos com um método mais igualitário de compensação, reza assim na wikipédia Cesar.

João Manuel Cordeiro

Anónimo disse...

volta salazar para indireitar e voltar á caixa escolar.

Érica Ponte disse...

Caro João Manuel Cordeiro

Apenas os alunos de Secundário pagam para andar nos transportes escolares.
As outras medidas (menos as bolsas de estudo e o PASSE) aplicam-se a TODOS os alunos em geral.
As bolsas de estudo são, exclusivamente, para os alunos que têm dificuldades monetárias.