sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Protestos no porto de Santa Cruz

O motivo [deste protesto] está relacionado com a avaria na grua de elevação dos barcos, que deste modo faz com que os pescadores não possam ir à pesca.

Fartos de esperar por uma solução para uma situação que se mantém há meses, os pescadores dizem que tudo piorou na última semana.

As cerca de 15 embarcações de pesca não conseguem ir para o mar e os pescadores já temem o futuro, porque, por exemplo, um dos profissionais da actividade, Carlos Mendes, acusa a Associação de Pescadores de nada fazer para resolver o problema.

Apesar desta denúncia dos pescadores da vila de Santa Cruz das Flores, a [rádio] Antena 1/Açores tentou obter uma reacção do sub-secretário das Pescas, Marcelo Pamplona, mas o governante [regional] prefere primeiro analisar a situação.


Notícia: RDP/Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

34 comentários:

Unknown disse...

"...por exemplo, um dos profissionais da actividade, Carlos Mendes, acusa a Associação de Pescadores de nada fazer para resolver o problema..." Deixo ao critério dos restantes leitores até que ponto esta informação é verdadeira. É o pai que mesmo comercializando o peixe ilegalmente (não é pescador profissional) vai ao mar. Relativamente ao protesto dá-me vontade de rir, quando o tempo está bom limitam-se a roçar os umbigos no balcão mas agora que e por talvez já ter acabado o tão famigerado subsídio arrotam pescadas a torto e a direito! Haja pudor e o minimo sentido de responsabilidade, envergonhais a restante classe e digo mais não existe um só pescador que o único rendimento seja o proveito do seu pescado, porque se assim fosse outro galo cantaria. Torna-se utópico e enfandonho falar sobre os pescadores Florentinos.

Anónimo disse...

E....como não podia deixar de ser, atiram-se ao governo.

E chamar um mecanico e resolver a questão??

Anónimo disse...

Meus caros...como se tem visto, o tempo não tem estado bom, ou entao a vontade de ir para o mar nao é muita, é so reparar onde ainda estao as embarcaçoes...mas nao é so isso...desconfio que por de traz disso anda politica...mais propriamente falando das eleiçoes para a presidencia da associaçao de pescadores Florentinos! como devem ter reparado nao se fala em mais nenhuma autoridade responsavel a nao ser a dita associaçao de pescadores que mais nao tem feito do que, alertar os responsaveis pela manutençao daquela grua, de que, ja ha alguns meses se tem passado por algumas dificuldades de funcionamento!
lembrando que houve um dia inclusive que para se conseguir ir para o mar, teve-se que "empurrar" as embarcaçoes " à mão" penduradas pelos cabos da grua...bem...mas toda agente deve querer saber quem é o principal responsavel por esta informaçao.

É muito simples...temos alguns nomes, sim porque nao foi da iniciativa do senhor " Carlos Menes" falar para a Radio...temos alguns que nao querem dar a cara, mas gostam de provocar por traz, tal como Yé, Cardosos, josé Alfredo...enfim, para quem conheçe essa gente sabem bem de que estou a falar...

um Abraço a todos...
quando comprarem peixe...peçam factura!

obrigado!

Anónimo disse...

deviam fazer aqui uma ressaslva e a respectiva correcção. Ouvi a noticia via rádio e o sr que falou nada parece com o Carlos Mendes . Chamem-lhe o nome correcto que é Carlos Manes ( craca )
Um bom Carnaval a todos os que por aqui andam

Yé disse...

caro anónino de 12 de Fevereiro das 20.21
:)ahahahhahahaahah isto até da-me vontade de rir.
para quem me conhece sabe o que eu tenho que dizer digo é pela frente nao precisando de terceiros para porta voz.
Pelo contrário sou dos poucos que dou a cara e tenho feito alguma coisa e isso vê-se na petição do palangre.
Quanto ao tema eleições para a presidência da "Associação dos Pescadores Florentinos", nova lista preparada para ser divulgada brevemente a todos os associados e os mais curiosos.
Com que então alguém já anda preocupado!hehehehhehehehehe

Um abraço a todos yé
Estou a dar a cara anónimo....

Anónimo disse...

caro amigo como todos sabem o sr:carlos manes luta pela vida como todos o fazem.
Exemplo:ainda o inverno passado um carrinho vermenho andava a vender lapinhas e ervinhas pelas rua de santa cruz.

FAZEM PARA TE FAZEREM.

Anónimo disse...

Desta eleição, refiro-me à da associação de meia duzia de luzidios pescadores, depende a paz no mundo.

Vamos reparar bem na nossa pequenez.

Anónimo disse...

é tude a pedir ao governo e eu tambem vou pedir ao governo para me ajudar a pagar a minha casa já que os juros me pos de arrastos.

Anónimo disse...

esses proficionales so querem e mamar a custo do governo vaiam mas e trabalhar e deixem de criticar o CARLOS CRACA ESSE E QUE TRABALHADOR E DELIGENTE

Artur disse...

Não é Carlos manes, é Carlos Mendes mesmo. É o Toste.

Anónimo disse...

O Tostes e que amanha voces este e que e um pescador prificionali

MILHAFRE disse...

Também há - sempre houve!- muitos funcionários que vão ao peixe e ao calhau, e quando vendem o seu produto não passam factura...

Anónimo disse...

Eu é que queria ir para a Associação dos Pescadores, para receber 250 euros à custa da minha mulher!

PRESIDENTES DESSES NÃO QUEREMOS!

Anónimo disse...

250.00 à custa da mulher?

Explica lá isso melhor para a malta se rir à fartazana.
Ou não os tens no sitio?

Anónimo disse...

isso de não passar factura tambem acontece com os doitores . Ainda otro dia fui a um parecido com o sr Dr P paguei bem caro e ele não de meu nenhum papel

Anónimo disse...

dão cabo de tude e que pague os contibuintes. precisava era acabar com estas gruas e fazer como antigamente puxar pelo varadouiro em cima daqueles bocadinhos de madeira untado com cebo era o que alguns mereciam.

Anónimo disse...

Fui eu Carlos Fernande Manes que falei na radio e não me arrempendi de dizer tudo o que disse porque só foram verdades e quem não as aceitar é tolo.

E qualquer dia vou por isto tudo em pratos limpos em relação ao peixe, dei-me ter tempo que voces vão ver e houvir.

Anónimo disse...

Anónimo das 23:22h

Todos sabem que o actual presidente não pode receber pela associação, não é? Mas ele lá se amanhou! E de que maneira. Aquilo é que é um presidente!
Para bom entendedor...

Anónimo disse...

Ó anónimo das 20:21,

Tu é que devias dar a cara, porque esses três que acusas dizem pela frente, enquanto que os outros, o pai e o filho, a fazem pela calada. Dizem que estão na associação para defender o pescador, mas só os sabem é lixar bem lixados!

PRA CASA CO ELES!

Manolo Antunes disse...

Caros eleitores:
Ponho uma pergunta no ar.
1-O presidente deveria receber ou nao?
2-O presidente esta a defender os entreses dos associados ou os seus?

Com os maiores comprimentos

Antunes Manolo

Anónimo disse...

Oh moços isto esta quaise iguiales as mafias do nosso amigo SOCRATOS !!!!!!!!!

Anónimo disse...

Isso faz lembrar o caso dos semi-rígidos rasgados. Quem está a mais é tramado...

lee disse...

Amigo Antunes se és tu mesmo concordo que o presidente deveria ganhar porque neste planeta ninguem trabalha para ninguem de borla.
Agora com o respeito aos entresses ele faz o que pode puchando um pouco para si.

Anónimo disse...

E a grua? Como fica?
Será que está preparada para puxar os barcos pesados dos profissionais??

Anónimo disse...

Afinal de quem é a responsabilidade pela manutenção e arranjo da grua.Terá de haver uma entidade responsavel pela mesma, para quando se avariar, saber-se a quem recorrer.Em qualquer altura poderá haver necessidade de retirar com urgencia embarcações que se encontrem em perigo, como pelo contrario mete-las ao mar para socorrer outros que possam encontrar-se em perigo.Esta grua das Poças é um bem util que todos devem utilizar com cuidado e respeito.Que se definam regras para a sua utilização.

Anónimo disse...

voces não se preocupem que temos duas gruas na doca das lajes e se ouver algum barco mais pesado também tém aquela maquina de contentores. nós aqui na capital temos de tude não é preciso grua nenhuma nas poças,

lucio disse...

E entam pessoal agora o defeito nao é da grua mas sim do pescador o mar esta bom e o pessoal continua em terra o cambreta é que tem razao quando está mau é que quer ir pró mar e quando está bom nao tem vontade.
E os pescadores estam procupados com o aparelho que metem nas pedras que eles pescam.

Anónimo disse...

de facto tem razão.Mas já pensou que as gruas pertencem todas á mesma entidade?O que é triste numa ilha como esta é haver a rivalidade existente entre as populaçoes.Lá que exista na parte politica percebe-se, agora entre pessoal do mar, que constantmente necessitam uns dos outros,e ainda por cima se todos cumprissem com as regras instituidas...São sempre uns a fazerem queixas dos outros, quando todos sem excepção prevaricam. Sejam unidos e verão que as coisas correrão melhor.Nas horas dificeis todos precisam uns dos outros.

Anónimo disse...

É uma pena nós de fora que conhcemos essa maravilhosa ilha e constactar-mos que uma população tão reduzida, andam de candeias às avessas.Quando tiverem que se manifestar manifestem-se contra quem de direito.Os politicos é que devem puxar pelos interesses da ilha independentemente da sua cor politica. Como é possivel que uma grua tal como é noticiado não funciona hà já algum tempo , que obriga a s embarcações a ficarem em terra e algumas a deslocarem-se para as Lajes, e nenhuma entidade do governo regional não dar solução ao facto e ainda escusarem-se a dar opinioes alegando dizendo "prefere primeiro analizar a situação". Então não existe entidade nenhuma nessa ilha que comunique ou relate o que se passa à entidade governamental.Parece uma anedota

Anónimo disse...

aqui nas lajes não á problemas , temos 3 gruas e a marina. fechem o porto de santa crus e venhão todos para cá

Anónimo disse...

Amigo anonimo das 21.31
È certo que tem 3 gruas mas tambem é certo que esta marina que tanto falem nao passa de ser uma grande ratoeira prós barquinhos é mais uma obra falhada do nosso governo e é com estas e com outras que o porto das poças já se foi á vida é só promessas e mais promessas e mais promessas e vai continuar as promessas até chegar o melhor que é o euro, mas se fosse-mes todos unido aqui averia-mos de lutar para o governo fazer alguma coisa aqui.............

Anónimo disse...

e na baixa da calheta vai ficar mais uma grua segundo o que está no projecto da obra que eu já vi. a respeito das poças não vale a pena gastar dinheiro já que temos a Marina nas lajes e os pescadores em santa cruz estão como a hestoria de um casal em que o marido não gostava de trabalhar e então quando estava bom tempo dizia a mulher, o mulher tanto bom tempo e eu hoje estou bastante doente quando chuvia dizia ele para a mulher eu hoje estou tanto bem disposto e o tempo não ajuda nada.

Anónimo disse...

voces só craticam o presidente dos pescadores,mas não se lembram que foi este homem que fez força para criar a associação dos pescadores,sem ele nada funciona,em relação em receber valores á custa da mulher ficam a saber que ainda acho muito pouco o valor deveria ser muito mais pois só para sofrer com este animais dos pescadores cheios de fome é dose...no final do ano andaram a lixar o homem por causa dos subsidios os que não receberam foi por não ter as contribuições em dia...pagam como eu pago....trabalham como eu trabalho...esta gente não tem nada para fazer a não ser lavar roupa suja dos outros,vão trabalhar por terra dentro quando o tempo for mau que assim o cerebro esta ocupado.mexam-se malandros.....só mesmo na flores.

Anónimo disse...

Temos ke ter alguém à frente da Assossiação de Pescadores ke saiba falar pelos pescadores,e defende- los kd for necessário.Nao ter medo de falar na altura certa....só assim a secretaria das pescas faz alguma coisa pelas Flores...tem ke se falar,gritar, fazer mt barulho e ir para a comunicação social.N TER MEDO DO SENHOR PAMPLONA.Ele nao morde...! pk se nao for assim eles nao se lembram ke as Flores existe...Por isso já é hora de mudar de presidente ,Para bem da pesca nas Flores....