quinta-feira, 29 de abril de 2010

Elevado índice de violência doméstica

Segundo o relatório da Direcção-Geral da Administração Interna sobre “Violência Doméstica em 2009”, cerca de três em cada mil habitantes de Portugal, apresentou, no ano de 2009, uma queixa de violência doméstica às forças de segurança (PSP/GNR).

No entanto, a taxa de incidência para os Açores, de 5,3, foi a maior do país.

De acordo com o documento, recentemente publicado, “desta análise não se pode concluir que existam nas Regiões Autónomas [Madeira e Açores] mais casos de violência doméstica por mil habitantes do que em Portugal Continental, mas sim que existem mais participações às força de segurança, por cada mil habitantes”.

Durante o passado ano de 2009 foram registadas na Região 1.302 participações, enquanto que em 2008 esse valor foi de 1.259 participações, ou seja, registou-se um aumento de 3,4 por cento, sendo as comarcas do Nordeste, Ribeira Grande, Ponta Delgada e Povoação as que apresentaram taxas de incidência mais elevadas. No grupo ocidental, em Santa Cruz das Flores, o número de participações manteve-se igual ao registado em 2008.


Notícia: «Jornal Diário».
Saudações florentinas!!

7 comentários:

Anónimo disse...

Estou admirado de ninguém comentar sobre a violência doméstica!

Anónimo disse...

Como é que podem comentar?
Lembram-se da mulher apedrejada em praça pública? "quem estiver inocente que atire a pedra"
palavras biblicas

Anónimo disse...

é verdade cada dia aparecem mais casos de violencia, mas não por serem mais, mas porque as vitimas vão perdendo o medo de participar às autoridades, e vemos casos curiosos, os agentes da autoridade, como um que li na comunicação social, policia que matou a mulher dentro da ambulancia em frente á filha, os agressores não são só os bebados e pescadores, são tambem senhores de fato e gravata, ainda há muitas mulheres que sofrem em segredo , são tratadas pelos maridos e pelos filhos pior que animais, levam pancadaria, e são humilhadas todos os dias, nós conhecemos alguns casos cá na ilha, mas ninguém ousa denunciaa-los, a esposa de um ex-deputado, trabalha como uma escrava e é tratada abaixo de lixo. e o pior é que a filha consente e aprova. há tortura física e psíca, e existe em algumas casas na ilha e até em alguns serviços, por pessoas com cursos superiores, humilham os subalternos sem dó nem piedade, e como eles não tem força para se defender, repetem isso todos os dias, eu infelizmente conheço alguns casos destes, e só tenho pena de não ser eu um dia a visada, que essas senhoras iam arrepender-se de ter nascido.
todo o porco tem o seu natal, e o destas senhoras chegará um dia!!!!
há frases ditas, em lugares que deviam ser de educação,saídas da boca de uma senhora, tais como;(fui mijar, escanxei as pernas, para não trazer o papel hijiénico colado ao cu, como algumas pessoas)
subalternas e tristes, coitadas que não se sabem defender.; as univercidades não dão educação, e há pessoas que não sabem o que isso é... como poderão ensinar as crianças filhos dos outros!!!!!!
e para cumulo ainda se riem escarnecendo, pensando que são superiores, são só na hierarquia, no fundo são abaixo de lixo, quem não respeita os outros não merece ser respeitado!!!!!!

Anónimo disse...

pois a violencia não é só doméstica é tambem nos locais de trabalho, e agora com o novo modelo da avaliação,os avaliadores de indole baixa vão ameaçando todo o ano, e no momento de avaliar, desforram-se, esta avaliação, foi pensada exactamente para, subjugar os avaliados., porque barafustam tanto os professores???claro só serão avaliados de excelentes , não os melhores, mas os subserventes calados e lembe botas, nunca serão os que mais trabalham, porque esses, como estão de consciencia tranquila, sentem que podem e devem falar sempre que não estiverem de acordo, com os avaliadores, e aí; são logo lixados incorretamente, os que dizem a tudo que sim, mesmo que passem horas no café e no cigarro várias vezes ao dia, não importa, vão receber excelente. as injustiças são tão velhas como o mundo, e a unica esperança, é que Alguém superior ao mundo nos avalie um dia, e aos avaliadores tambem.

Anónimo disse...

Não se preocupe anónimo de 2 de Maio 20:10 porque quem faz para si faz.

Anónimo disse...

O de -frase-e-meia- das 03:11 não deu resposta adquada ao de 2 Maio
Esta coisa de (não se preocupe)chama-se pessoa sem consciência pela dignidade de cada um.

Quem não sabe dar apoio antes meta a língua em qualquer parte.

Anónimo disse...

Por vezes meia frase tem mais moral que as tuas 20 frases.
Sobre a tua última sugestão te digo, que será justo e bem merecido tu seres o fazê-lo.