sábado, 19 de junho de 2010

Transmaçor exige mais contrapartidas

As relações estão [no início deste mês] mais deterioradas entre o Governo [Regional] e a Transmaçor. José Almeida, sócio maioritário da Transmaçor, já transmitiu ao Governo Regional que pretende entregar os 62 por cento do capital da empresa, caso não venha a receber mais ajudas por parte do Executivo Regional.

Com o [navio] “Ilha Azul” parado e com outros dois barcos, que habitualmente fazem a ligação entre o Pico e o resto das ilhas do Triângulo, em doca seca para as habituais manutenções, a situação da empresa não é das melhores.

De acordo com a [rádio] Açores/TSF, o empresário José Almeida garante que tem resultados negativos de mais de um milhão de euros. Isto, porque o Governo Regional só este ano começou a pagar indemnizações compensatórias e porque não escolheu o [navio] “Ilha Azul” para o transporte marítimo de passageiros inter-ilhas. “Ilha Azul”, que chegou a fazer [em 2007] as ligações marítimas inter-ilhas, mas que há dois anos tem estado praticamente sempre em doca seca.

A Transmaçor não realizou no ano passado nenhuma proposta formal para o concurso do ano passado, mas a [rádio] Açores/TSF adianta que a empresa chegou a fazer uma proposta de 2,5 milhões de euros para o aluguer do navio. No entanto, o Governo [Regional] acabou por adjudicar o [navio] “Express Santorini” à Hellenic Seaways. Esta é uma opção que José Almeida não entende. E diz mesmo que o Governo [Regional] pagou o dobro da sua proposta. O empresário diz não compreender que, havendo um navio na Região de uma empresa participada pelo Governo, se tenha de ir buscar soluções ao estrangeiro.

Agora José Almeida pondera encerrar portas, deixando 50 funcionários com os empregos em causa. Este ano a Transmaçor já recebeu do Governo [Regional] 400 mil euros, correspondentes à primeira tranche, de um total de 1 milhão e 700 mil euros de indemnizações compensatórias decorrentes do contrato assinado no início deste ano com o Executivo [Regional], para o transporte de passageiros para o grupo central.


Notícia: «Açoriano Oriental».
Adicionalmente, leiam-se outras notícias relacionadas: "Vasco Cordeiro [secretário regional da Economia] ordena abertura de inquérito à Transmaçor", "Transporte marítimo n[as ilhas d]o Triângulo [pode estar] em risco" e "Transportadora marítima açoriana enganada".

Saudações florentinas!!

3 comentários:

Anónimo disse...

Pois é, contar com o ovo no c... da galinha e depois fazer chantagem, sempre têm dado bons resultados, basta ter as luvas bem calçadas...

Esta mentalidade de tacanhês e que o Estado é a mãe p... de todos. têm que acabar que a teta está asecar!

FDM (boneco virtual e que já está farto de ver o filme dos que mamam com as duas mãos) disse...

O Estado habitou esta malta a comer pão-de-ló e agora vai ser o cabo dos trabalhos mudar para ração mais barata...

Anónimo disse...

vai é polos a sachar milho como antigamente.