segunda-feira, 6 de setembro de 2010

«Visões de futuro: Flores -> 2030» #1

O PROJECTO

Porquê a ilha das Flores?

A ilha das Flores, recentemente nomeada Reserva da Biosfera pela UNESCO, apresenta uma série de desafios quanto ao seu desenvolvimento. Por esta razão foi realizado um estudo, dividido em três fases, sobre as visões de futuro para a ilha das Flores no ano 2030.

Fases do estudo

A primeira fase de estudo consistiu numa série de entrevistas realizadas na ilha das Flores em Abril de 2009. Foram entrevistados 23 agentes sociais no total (na ilha e na Região), com o objectivo de identificar as suas visões para as Flores em 2030. A partir destas visões começaram a desenvolver-se dois cenários para a ilha das Flores em 2030.

Numa segunda fase, estes cenários, que iremos chamar de Desenvolvimento Standard e de Desenvolvimento Equilibrado, foram discutidos e analisados em reuniões de grupo realizadas entre Setembro e Outubro de 2009. Foram realizadas sete reuniões, com um total de 30 participantes. Estas reuniões permitiram incorporar as perspectivas da população local às visões identificadas nos agentes sociais.

Finalmente, numa terceira fase, que decorreu em Novembro e Dezembro de 2009, os agentes sociais foram novamente entrevistados. Foi solicitado (a cada um deles) uma avaliação dos dois cenários definidos para a ilha das Flores e de mais cinco cenários previamente desenvolvidos pela SRAM para o conjunto da Região (cenários do PReDSA), em função de uma série de critérios definidos previamente nas reuniões de grupo junto da população local.


Informação retirada do blogue «Flores 2030, visões de futuro e desenvolvimento sustentável da ilha das Flores», trabalho do doutoramento de José Benedicto Royuela.
Saudações florentinas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

começarão os trabalho de abertura de vala para a tubagem onde passará o cabo fibra-óptica vindo do faial.

Anónimo disse...

pois...pois...eu já vi na estrada antiga que ligava ao porto nas lajes vala aberta e eu perguntei para que era e disseram-me que era para o cabo de fibra optica que vem do faial as lajes das flores e depois ficava santa cruz e o corvo ligados ás lajes.pois...pois...já era de esperar e poupa-se umas grandes centenas de metros deste cabo que é muito caro.