segunda-feira, 22 de novembro de 2010

"Semana dos Resíduos"... nos Açores

Numa iniciativa inédita, em que estão agendadas por todo o arquipélago mais de três dezenas de acções, a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar promove de 22 a 26 de Novembro, a primeira Semana dos Resíduos dos Açores.

Com um conjunto de acções organizadas em todas as ilhas e em parceria com diversas entidades, esta iniciativa pretende envolver a sociedade civil e a comunidade escolar em torno da problemática dos resíduos e da necessidade premente da sua redução e correcta gestão.

Depois do arranque, marcado pela realização no [passado] dia 18 da reunião da Comissão de Acompanhamento do Plano de Gestão de Resíduos produzidos em Serviços da Administração Regional Autónoma (Plager.Gov) e da visita técnica à central de triagem de resíduos de embalagens da Horta, desde hoje e um pouco por todas as ilhas açorianas irá decorrer um programa diversificado de acções, que inclui a realização de sessões de divulgação do Plager.ov; a distribuição de materiais promocionais e informativos; a realização de visitas a operadores e centros de processamento e gestão de resíduos; a exibição de filmes/documentários sobre a temática; a realização de actividades didácticas de sensibilização dirigidas ao público escolar, de sessões de sensibilização sobre gestão de resíduos e de reuniões institucionais; a distribuição de pilhões e contentores e a sensibilização através dos media locais.

Destaca-se a apresentação pública da proposta do website de resíduos, que se pretende seja portal de referência nos Açores.

O programa detalhado da Semana dos Resíduos dos Açores poderá ser consultado em www.residuos-azores.org.


Notícia: rádio Atlântida, «Jornal Diário» e o sempre inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

5 comentários:

Anónimo disse...

Deveriam era ter vergonha e encerrarem de uma vez por todas as lixeiras a céu aberto na ilha das Flores.
Comemorações nas Flores só se for por existirem as lixeiras a céu aberto, cambaga de bananas. Vocês não se revoltam contra estas entidades?

Anónimo disse...

Eu revolto-me é contra quem deposita nas lixeiras à beira dos caminhos, que precisavam ser afocinhados no meio do esterco.

Cambada de gente porca.

Anónimo disse...

mas este gajo é burro...como é que ele quer encerrar as lixeiras se a obra para estrelizar o lixo ainda não está pronta.será que ele quer que metam o lixo á porta dele!!!

Anónimo disse...

voces deveriam era colocar o lixo nos relvados dos dois presidentes das camaras na faja...incompetentes!!

Anónimo disse...

Será mesmo que as lixeiras a céu aberto vão acabar???
Seria optimo para a beleza da nossa ilha, mas infelizmente muita gente da nossa terra vai continuar a abandonar lixo por ai...
Aproveito para dar os parabéns á freguesia do Mosteiro que vai ser galadoarda na próxima quarta-feira, por ser uma das freguesias mais limpa "Ecofreguesia", o bem haja ás senhoras da junta de freguesia que pelos vistos tem feito alguma coisa.Continuem a mostrar que as mulheres tambem sabem estar no "poder".