segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Fajãzinha: antes e depois da derrocada

As Cascatas...


A Freguesia...

Estas fotografias (acima) são um excelente comparativo fotográfico realizado por Ursulina América (no Facebook).

Entretanto (e também nas redes sociais), multiplicam-se as acções de voluntariado e as propostas de solidariedade para com a sinistrada população da freguesia da Fajãzinha.

Solidárias saudações florentinas!!

9 comentários:

Anónimo disse...

muitos animos aos fajanzinhos! é com grande pena que vejo estas imagens mas tenho certeza que a solidaridade florentina vai permitir superar a situação! um forte abraço. José B.R.

Fórum ilha das Flores disse...

Pode ser vista mais outra vídeo-reportagem de Rui América: "Três dias após a tragédia continuam os trabalhos de remoção de lamas, abertura de acesso alternativo (só possível com a retirada das colmeias), etc. Foi o dia em que alguns residentes voltaram às suas casas, para ver os seus haveres e tentar recuperar alguns. Com a ajuda de motos 4x4, que circularam por uma canada existente e de difícil acesso, chegaram à freguesia geradores e combustível que iram permitir a manutenção de algumas arcas congeladoras, outros congelados foram transportados e transferidos para outras freguesias. Também ajudaram no transporte de pessoas e de rações para alimentar os animais, que tem sido uma das preocupações dos residentes.
Está no local um grupo de trabalho da SRTSS/DRN que está a fazer o levantamento técnico de toda a situação."


No Facebook de João Eduardo podem ver-se algumas fotografias (de proximidade) que mostram o grau de estragos materiais ocorridos com esta derrocada na Fajãzinha; também Hélio Silva e Ursulina América disponibilizam algumas imagens que mostram a violência deste deslizamento de terras.

Anónimo disse...

Nesta entrevista de hoje dia 5 pude ver que também se deslocou da Ilha Terceira pessoal das obras Publicas assim o Senhor José Maria Vieira natural das Lajes filho de Laurentino Vieira.

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa: o caminho alternativo de acesso à freguesia da Fajãzinha ficou concluído (e viável) na tarde de hoje [notícia no «Açoriano Oriental» e na rádio Atlântida], os moradores da Fajãzinha anseiam pelo regresso às suas casas mas estão apreensivos [relatos de moradores no «Açoriano Oriental» e na rádio Atlântida] e a equipa técnica já chegou à ilha das Flores para avaliar situação.

Fórum ilha das Flores disse...

Vão-se sucedendo os actos de solidariedade e ajuda ao povo da Fajãzinha:

- a Associação Amigos da ilha das Flores [AAiF] irá organizar (em São Miguel) um almoço de solidariedade no dia 11 de Dezembro (próximo sábado);

- no grupo do Facebook "Solidários com a Fajãzinha" apela-se à realização de depósitos bancários na conta da Junta de Freguesia da Fajãzinha: BANIF NIB 003800005071886530109; IBAN PT50003800005071886530109, para transferências internacionais código SWIFIT (BNIFPTPL) Junta Freguesia Fajãzinha.

Pato Bravo disse...

É de louvar toda a disponibilidade dos voluntários na ajuda à Fajãzinha,e também aos blogues florentinos e ao senhor Rui América, que têm mantido bem longe todos os amantes da Fajãzinha bem informados.

Anónimo disse...

Todos os amantes da Fagãzinha e em geral todos os Florentinos que amam a sua terra. Também gostaria de acrescentar que vi numa reportagem em que as pessoas acamadas tinham ido para o centro de saude nas lajes. Pergunto onde fica este centro de saúde nas lajes que eu nunca o vi já que o povo espera por ele á longos anos.Bem dizia um anónimo que lá de casa não havia votos e que eram menos cinco.

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa: a freguesia da Fajãzinha deve ter luz e água ainda hoje [em notícias do «Açoriano Oriental», da rádio Atlântida, da SiC on-line e do jornal (gratuito) «Destak»].

O abastecimento de energia eléctrica e água à freguesia da Fajãzinha, na ilha das Flores, isolada desde sexta-feira após deslizamentos de terra, deverá ser reposto esta terça-feira, disse o secretário regional do Ambiente, Álamo Meneses.

Já se circula pelo novo acesso e hoje vão decorrer os trabalhos de limpeza e de reposição de energia eléctrica e água à freguesia”, afirmou Álamo Meneses, que se encontra na ilha das Flores a coordenar a equipa técnica que está a tentar repor a normalidade na freguesia da Fajãzinha.

O secretário regional revelou que os trabalhos de geologia já realizados permitiram concluir que "existem duas zonas de instabilidade, uma na Fajãzinha e outra na estrada que liga a costa ao Lagedo".

Apesar disso, Álamo Menezes salientou que "a grande maioria das habitações não apresentam risco", que apenas existe em algumas casas "junto à antiga estrada de acesso, onde ocorreram os deslizamentos". Por essa razão, admitiu que essa situação "poderá implicar o realojamento de algumas famílias", acrescentando que os geólogos vão "fazer hoje um levantamento mais pormenorizado e vistorias às habitações".

Álamo Menezes considerou ainda que "dentro de dias, a freguesia pode voltar à normalidade, caso seja possível desviar o curso de água do centro da freguesia".

Anónimo disse...

tenho a certeza que com as equipas que estão em terreno vai ser rápido o regresso ás suas casas do povo da Fajãzinha,desejo que tudo corra bem.