sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Freguesia da Fajãzinha está inacessível

A estrada da Fajãzinha, na ilha das Flores, encontra-se obstruída.

Face ao risco severo existente, solicita-se à população que não utilize aquela via de comunicação.
Equipas dos Bombeiros e brigadas da SRCTE estão a caminho do local.


Notícia: RTP/Antena 1 Açores.
Adicionalmente, veja-se uma notícia do «Telejornal RTP/A» de ontem: "Mau tempo provocou estragos na ilha das Flores" (com vídeo).

Solidárias saudações florentinas!!

9 comentários:

Anónimo disse...

oxalá que não aconteça nada a ninguem.

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa através do sempre inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores]...

Comunicado do Governo [Regional] dos Açores sobre as ocorrências provocadas pelo mau tempo na Região

1. Ocorreram um conjunto de situações relativas ao mau tempo nas ilhas de São Miguel, Santa Maria, São Jorge e Flores, assim discriminadas:

· São Miguel – 10 ocorrências;
· São Jorge – 2 ocorrências;
· Flores – 7 ocorrências;
· Santa Maria – 1 ocorrência.

A maioria destas ocorrências são a queda de elementos arbóreos e pequenos deslizamentos.

O pessoal mobilizado para resolver estas situações é superior a 145 pessoas de entre Bombeiros, pessoal da SRCTE, outros departamentos do Governo [Regional] e Câmaras Municipais. Estão mobilizadas 52 viaturas e 17 máquinas.

Até ao momento não se registaram quaisquer danos pessoais ou materiais.

2. A situação que exigiu mais atenção aconteceu na Fajãzinha, na ilha das Flores.

Tratou-se de uma sequência de derrocadas sobre a estrada de acesso aquela freguesia que provocou a retirada, por precaução de 85 pessoas, daquela freguesia. As pessoas foram, na sua maioria, alojadas numa instalação hoteleira, tendo sido duas delas removidas para o Centro de Saúde, por se encontrarem antes acamadas.

Está a ser aberto um acesso à freguesia pelo antigo caminho, tendo em vista normalizar os acessos.

Estão no terreno os Bombeiros das Flores, pessoal e máquinas da Delegação da SRCTE, a Câmara Municipal, duas empresas privadas, a PSP e a GNR, estando a operar no local 4 máquinas.

Considerando a gravidade dos estragos causados, quer pelos deslizamentos de terras, quer pela chuva e ventos fortes que se fizeram sentir na Fajãzinha, ilha das Flores, de acordo com as orientações do Governo Regional que reuniu esta tarde na Presidência, foi determinado ao SRPCBA que enviasse ajuda imediata para aquela ilha.

Assim, o SRPCBA enviou para as Flores uma equipa constituída por três técnicos do Instituto de Acção Social e três técnicos da Direcção Regional da Habitação, coordenada pelo Inspector Luís Paulo Andrade, do SRPCBA, que seguiram esta tarde, no C-295 da Força Aérea Portuguesa, para as Flores levando equipamento diverso com vista a minorar e avaliar os efeitos pelo temporal que fustigou a Região durante a madrugada e manhã do dia de hoje.

3. O Governo [Regional] dos Açores determinou, igualmente, que o LREC constituísse uma equipa mista com o CVARG da Universidade dos Açores, para se deslocarem com urgência à ilha das Flores, de modo a realizarem uma análise global do risco da zona afectada.

4. O Governo [Regional] continua a acompanhar a evolução desta situação e aconselha que sejam evitadas todas as actividades exteriores desnecessárias e que a condução na estrada seja rodeada da maior cautela, para além da tomada de medidas preventivas usuais neste tipo de situação meteorológica adversa.

5. O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, José Contente, desloca-se amanhã à ilha das Flores para se inteirar "in loco" da situação.

Fórum ilha das Flores disse...

Há muitas fotografias a circular pela internet com imagens desta grande derrocada na Fajãzinha... Podem começar por ver uma excelente foto-reportagem no Flickr do Carlos Mendes [de onde retiramos a imagem que ilustra esta notícia do «Fórum ilha das Flores»], seguindo-se por muitas outras fotos que andam pelo Facebook de muit@s florentin@s: Rui América, José Teixeira e Telma Silva são só alguns exemplos.

Anónimo disse...

Será que era mesmo necessário todo este alarido?

Anónimo disse...

o tolo do anónimo das 00:o8 se a desgraça fosse á porta dele ele nem aqui escrevia mas enfim a ignorançia não dá para mais. eu estou a escrever e não sou da fagazinha nem estou a morrar nas flores mas uma desgraça destas preocupa quaquer pessoa.

Fórum ilha das Flores disse...

Aconselha-se a leitura de uma pormenorizada notícia do «Diário dos Açores» (sobre estes acontecimentos na Fajãzinha), bem como notícias do jornal «Público» e da rádio Atlântida que contêm declarações de representantes do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores.

Também podem ver um (curto) vídeo destas derrocadas na Fajãzinha, através do Facebook de Horácio Costa.

Anónimo disse...

A natureza deve ser respeitada no seu todo, infelizmente nas Flores esta mesma natureza é ignorada, deserespeitada, maltratada por tudos e por todos. Felizmente não foram mais do que danos materiais e um grande susto para a população. A todos desejo muita força na recuperação da v. freguesia.

Anónimo disse...

Como nao vives cá nao sabes do que falas!!!!
Foi só lama!!! Quais casas? Eram práticamente todas desabitadas...

Anónimo disse...

Eu não perco tempo com a ignorancia.