domingo, 19 de dezembro de 2010

Lares de idosos vão ter novas regras

No início do próximo ano entram em vigor as novas regras para a entrada de idosos nos Lares. Há bastantes idosos em lista de espera. Recentemente foi criada a Comissão de Intervenção, Prevenção e Protecção dos idosos.

Notícia: «Jornal da Tarde» da RTP/Açores.
Saudações florentinas!!

53 comentários:

Anónimo disse...

Hà muita necessidade desta lei no nosso país.

Anónimo disse...

ainda bem!!! porque realmente o lar já foi muito bom mas, esta muito mal governado, a patroa só vai à noite lá,dá jeito ter dois empregos, e à noite até dá jeito para umas saídas, não para ver como os idosos são tratados, e protege-los dos amigos do alheio. meteram muitas meninas, mas não vigiam bem os, ou as, larápias que limpam os pretences dos idosos. meteram muita canalha lá, e as coisas desaparecem e não se procura saber quem foi??? convém abafar, para não sair cá para fora.
o jorge esta lá mas, não pode agir, a comunista socialista, oportunista, onde mete o cu não deixa ninguém mais mandar.espero que alguém meta, a casa em ordem, para quando os utentes reclamarem dos seus pertences não serem trados por peixeras aos gritos, em lugar de ouvir as queixas e se informar,ondes as coisas estão.??
ou será que o telemóvel de uma menina que desapareceu,lá, ela terá mentido???? há uma, braço direito lá, mas não é para proteger os idosos,é só e apenas para trazer os mexericos diários, fiel de armanzém???? é mas é fiel das corridas noturnas.pede-se medidas urgentes,!!! que o lar que em tempos pareceu um hotel está muito mal frequentado!!!!.
.

Anónimo disse...

deve estar com muito conhecimento de causa de pertencer à casa ou entaõ ao lar das lajes e está a esconder-se nestas palavras

Anónimo disse...

se é tude verdade o que o anónimo das 19,53 diz, nunca lhe doa as mãos em escrever toda a verdade.

Anónimo disse...

O Jorge está lá mas?
Mas vocês conhecem o Jorge de algum lado?
Então é melhor se informarem antes de falar em vão....

José Andrade disse...

ao anonimo das 19:53 meu amigo/a quem fala assim não e gago, mas penso que deveriam denunciar estes casos em lugar proprio, porque os idosos que la estão merecem todo o respeito. se eu soubesse de algum caso e podesse provar não pensaria duas vezes em denunciar.

Anónimo disse...

Caro Anónimo 19/12 19:53,
Presumindo que seja irmão(ã) da Instituição, deverá saber que o local de discussão destes assuntos têm lugar próprio internamente, mas sabendo-se que são presenciais o anonimato aqui é conveniente. Sendo este blog um espaço livre de "troca de ideias e opiniões", diz-se "apela-se ao bom senso, sentido de responsabilidade e civismo dos comentadores". Neste blog o anonimato construtivo ainda se tolera, mas quando serve de arma de arremesso para ataques pessoais, só realça a cobardia e fraqueza individuais de alguns, que assim atacam sem merecerem uma resposta adequada. Ninguém tem o direito de interferir e muito menos vir publicamente difamar a vida pessoal de qualquer um. Supostamente vivemos numa democracia de direitos e deveres, algo que nos nossos dias, infelizmente, se vai perdendo...

Anónimo disse...

É o que há muito se temia.É o resultado da política metida nas Misericórdias e outras IPSS,que levou à perda do sentido de missão e solidariedade com se servia estas instituições.
Afinal elas são
um bom instrumento para ganhar votos.Veja-se a quantidade de gente que lá se meteu,nos últimos anos,sem qualquer critério de escolha.
Ninguém reparou na onda de xuxialistas que há meia dúzia de anos invadiu a irmandade? Onde estavam eles quando a Santa Casa não era nada,mas trabalhava para ser alguma coisa? E na viragem de casaca das últimas autárticas? E na alteração estatutária contra a limitação de mandatos? Tudo pensadinho...meus amigos,estas cabecinhas não param...
Por isso,por todas as razões e acima de tudo, pelo que foi escrito pelo Anónimo das 19H53,que a ser verdade é muito grave,faço um ALERTA A TODOS OS IRMÃOS DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE STª.CRUZ DAS FLORES,para que acordem e exerçam os seus direitos e deveres e Irmãos,nomeadamente visitar as obras e serviços da instituição e inteirar-se do seu estado,eleger e ser eleito para os Orgãos Sociais da instituição, sempre com o intuito de bem servir uma instituição que é de todos e para todos e que novamente e porventura, cada vez mais,faz muita falta.Por favor não dêem cabo dela.Os homens passam, as instituições ficam e crescem com o contributo que cada um lhes oferece.

Anónimo disse...

Há gentes que, onde metem o rabo, provocam desavenças, zaragatas e desassocegos.
Assim é, manifestamente, o autor destes comentários anónimos.

Há lugares próprios para se fazerem queixas.
Sem medo e de cara destapada.

A escolha de um lugar na penumbra, anónimo e, pelo menos perante quem lê, desprovido de responsabilidade, mostra bem a cobardia de quem de quem acusa e espantosa falta ética que por aí prolifera.

Marisa Freitas disse...

Incrivel,é só anónimos a criticar o anonimato.Discutam coisas positivas para o lar de idosos e,caso queiram criticar,façam o favor de se identificarem.
Agora,criticar o anonimato,e comentar como anónimo,é de bradar aos céus!

Anónimo disse...

peço desculpa ao doutor jorge, de o ter tratado por jorge, ele é um querido, muito meigo com os idosos e com todo o mundo, mas, desculpe-me mais uma vez, sei que está lá mas nada manda, e se manda o que fez, ou onde estava quando uma funcionária do lar tratou mal uma senhora que reclamou da sua caixinha que levou algo para a sua mãe, e no dia seguinte quando foi a visita, a caixinha tinha desaparecido, despejaram a dita caixa sobre a banca de cabeceira, levaram-na, quando a dita dona da caixa reclamou a uma funcionária do lar que só trabalha durante o dia, esta maltratou-a com uma peixeirada, que só não ouvio quem não quiz. é por isso que penso se o senhor doutor jorge, manda alguma coisa???? porque não actuou ?????? eu conheço bem a provedora e tambem o senhor doutor, e sei que onde ela mete a pata mais ninguem tem voz. e se alguem esta com dúvidas se há funcionários no lar amigos do alheio, perguntem ao senhor, tio do senhor vasco avelar, e à filha do antónio francisco, que trabalha lá e le limparam o telemóvel, e se quizerem saber de mais desvios eu seis mais alguns, e tambem, não me enganam os desviadores, eu se estivesse lá ia direito aos mal feitores. só não vai quem não quer pois, o lar há anos que serve para angariar votos, por isso não convem fazer ondas. amigos de todos???? como se aquela senhora toda desfeita em comprimentos, fosse amiga de alguem,. por alguma razão é uma actriz decimolada.
há pessoas que amam o poder, eo o dinhero, nada os farta.!!!!!

a ambição sem medida é pecado ,sabiam!!!!!!!!

Anónimo disse...

A difamação é um pecado mortal.
Ir ao Domingo à missa, bater no peito, fazer jejuns e, logo que possivel, esfaquear pelas costas quem não se consegue defender, é farisaico.
Há muito túmulo caiado de branco por aí. Arreganha-se por fora e morre de inveja e rancor por dentro.
Raça de viboras!

Anónimo disse...

Acabei de ler todos comentarios aqui escritos, alguns tem rasão de ser outros nem por isso.
A Santa casa é uma instituição de bem servir e não uma instituição de interesses particulares.
Exemplo: A santa casa tem um provedor que nos ultimos anos só tem servido os interesses de A e B,
a partir do Director de <Farmácia que comanda em pasrte a santa casa atravéz das suas influencias familiares e como tal se viu em algumas eleções.
Em segundo ligar não sei qual é o intresso da S.ª.Provedor ter feito com que se alterasse os estatutos para ser eleita mais um mandato, se a santa casa dá tanto trabalho á provesora e ela não ganha qualquer vencimento e teve de recorrer ao pedido do atual presidente da Camara para ocupar o lugar de chefe de gabinete para ter um vencimento não sei qual é o intereço da senhora estar na Santa casa.Será que é recompensada com outros favores, será que tem outros proveitos atravéz de ser provedora da santa casa, pois bem, ela Dora não dá tiro sem estopa,alguma coisa se passa mas tambem digo que nem todos os empregados são a favor da provedora ela tem os seus amigos preferidos lá dentro e são esses que mandam e estão á vista e tem carta branca, pois bem façam os seus juizos mas da maneira que está sendo administrada fica muito áquém doque era há dois anos atraz.

Anónimo disse...

Este assunto é como a bola de neve;quanto mais rola mais cresce.A avaliar pelo que aqui foi escrito e insinuado,isto pode muito bem ser apenas a ponta do iceberg.E quanto resto? Como estaremos? Vê-se património desaproveitado e degradado.
É bom não esquecer que a instituição tem mais dois orgãos sociais, além da Mesa Administrativa.A Assembleia Geral e o Conselho Fiscal.Todos com competências e responsabilidades.

José Rodrigues Henriques disse...

Porra deixem de escrever no anonimato e deêm. a cara.

Anónimo disse...

Acho muito estranho o pereira presidente em tempo muito recente apelou a alguns irmãos, inclusive a mim, para ir votar contra a proposta de limitação de mandatos pois queria que a actual provedora sai-se de lá...se quiserem posso identificar-me e comprovar o que aqui acabo de escrever pois tenho uma testemunha. Mais estranho no preciso momento que a mesma Dora agora é chefe de gabinte de sua excelencia o presidente da camara de santa cruz.
Quando é que o povo das Flores abre os olhos e resolve democraticamente mandar este gajo para longe!?
Quando é que o povo das Flores vai abrir os olhos?
Nunca é muito tempo, não acham?

Anónimo disse...

espero que os orgãos sociais façam alguma coisa, assim não está bom, a santa casa nunca teve tanta gente lá dentro e quem lá entra vê os idosos, tristes deprimidos a olhar uns para os outros, onde andam as animadoras sociais,??? no mexerico???onde trabalham muitas mulheres, há mais mexerico que trabalho!! a alimentação piorou muito, e não se desculpem com a crise , porque para as viagem da provedora há sempre.
há tambem umas empregadas novas que não são de grande confiança, não tem formação para trabalhar com idosos, tem falta de educação, falam com os utentes, enadecuadamente e não só.enfim há muita falta de rigor. o que fazem as novas estagiárias???? não as vemos onde estão os idosos??? estão acompanhando as antigas no piso superior???? são os idosos que tem falta de companhia meninas!!! mais vigilância, e menos conversa!!! quanto à senhora provedora, fique mais atenta, sobretudo às larápias, as roupas dos idosos que vão para lavar e, sendo novas não voltam para os donos. tanta menina junta podiam marcar as roupas dos idosos.
é só uma sugestão!!! não lhes cai nada, nem perdem o doutoramento por fazer isso. não se esqueçam que há poucos empregos!!!! façam por manter o que têem!!!!
a minha preocupação não é simplesmente criticar, mas sobretudo alertar a quem de direito.

Anónimo disse...

Voltando á carga dos comentários posso adiantar que um dos funcionários da santa casa quando está de serviço da noite chega a dizer aos velhotes a seguinte frase:
O diabo não te leva não estais cá a fazer nada, só estais a dar-nos trabalho, tudo isso a provedora teve conhecimento e não fez nada porque o menino grande continua lá dentro, mas se fosse familia minha ele já tinha tido o seu quinhão.

Mais digogasta-se muito na santa casa principalmente nas comidas que levam a casa das pessoas e isso é uma mais valia da santa casa
o que não está certo é que com o mesmo dinheiro podia-se fazer comida em condições e na maior parte dos dias a comida não vale nada, não tem sabor algum é mal conficionada porque?, não há fiscalisação alguma é tudo feito de qualquer maneira, por quem sabe e por quem não sabe. muito tinha eu para dizer mas, não resta duvida que a santa casa precisa de mudar de provedor porque sem duvida fez-se muito e de momento não se faz nada e é dificil de voltar ao que era sem haver uma mudança, aqui fica o meu ultimato.

Anónimo disse...

Não há fumo sem fogo é um ditado antigo e muito certo portanto alguma coisa há porque se tudo estivesse bem não se falava na santa casa.
A santa casa de santa cruz das flores é hoje uma instituição de grande valor e muito mais apoiada pelo nosso Governo tem de funcionar pelo melhor.
Qualquer instituição do genero da santa casa tem de ter um provedor com um espirito comercial e de competencia de gerir seja o que for,
no entanto se a Dora o geriu antes porque não o gere agora?
Isto traz água na boca, ou ela perdeu o comando entre toda aquela gente ou está desinteressada do cargo, tem só uama coisa a fazer é pedir a sua demissão e a asssembleia geral convocar eleições e acabou os boatos porque a santa casa tem possibilidades de funcionar da melhor maneira possivel.

Anónimo disse...

Depois disto e nesta altura de natal, os comunistas como a provedora não acreditam, os facistas sim não negam Deus, pedia para esta senhora não perseguir mais alguns trabalhadores que já estão tramatizados. Acho tambem que devia pedir a sua demissão porque já não tem mão em nada e os estatutos deviam ser como eram. Os velhinhos sao muito mal tratados.
Senhor pereira o gajo mais esperto das flores, nunca mais voto no teu partido, para que +e que queres esta comuna?

Clementina disse...

Lamento muito se tudo o que aqui se diz é verdade....Acho urgente esclarecer-se toda a verdade.Mas quem tem a coragem de tratar mal, quem não se pode defender, por medo.É muito desumano.Os idosos merecem tudo de nós,e pouco os contenta,basta um carinho.Nós todos vamos ser idosos se vivermos.UM FELIZ NATAL PARA TODOS OS IDOSOS.Clementina Furna

Anónimo disse...

nesta diatadura xuxialista não está facil viver , os velhinhos mal tratados as senhoras que vão ao centro de saude escorraçadas por uma médica e a vogal administrativa a ir para o hotel comentar o assunto com os amigos , Desta vez não fica assim até vai para o tribunal da europa

Anónimo disse...

há aqui alguém que falou do hospital e duma senhora doutora. mais uma discução para o próximo dia, essa senhora nunca mais vai embora???? ela parece uma peixeira com alguns doentes que prócuram o centro de saúde!!!! eu não compriendo como ainda não a escorraçaram de cá???? e não escreveram no livro de reclamações???
deve ser medo dela também???? e do bom nome da sociedade???? ela está precisando um corretivo há muito tempo!!! pensa que é dona do centro de saúde e que nos veio fazer algum favor??? cuídado madame!!! olha que vais encontrar um que te vai indereitar. tu e dora pensam que são donos disto tudo, mas não são, e peixeiras de onde vieste nós sabemos que há la muitas!!!

Anónimo disse...

Estou feliz em saber que a queimada de Ponta Delgada ou leitoa se assim preferirem contratou uma peixeira pata cuidar de vocês, vocês merecem muito pior pois votaram no corrupto do pereira e nesta tipa.... Ela apresenta-se como Dra., meus amigos uma licenciatura não é um doutoramento a não ser nas Flores. Ela se é doutora só se é na tolice. Vocês merecem ser tratados como animais, hehehehehehehhehehe bem feito!!!!! Fico feliz com novidades destas!!!! Viva ao partido socialista!!!

Anónimo disse...

Hà pessoas que por trabalharem nos lares, pensam que os lares lhe pertencem e que estão a fazer um fazor aos idosos. Por vezes, se esquecem, que os lares pertecem ao governo e foi para os idosos que eles foram construídos.
Abençoados sejam aqueles, que falam a verdade em favor dos idosos.

Anónimo disse...

O comentário do anónimo de 25/12, 16H50 é muito oportuno.Qundo o desemprego é assustador,a vontade de trabalhar também nao abunda(a subsídiodepedencia criou muitos vícios e todos querem emprego,mas poucos querem trabalho),o país se afunda,por muitas e variadas razoes, mas também por incompetencia,negligencia e irresponsabilidade,é bom que quem tem emprego se agarre a ele,fazendo bem o seu trabalho,sendo assíduo,dedicado e responsável,pois além de ser sua obrigaçao,é trunfo essencial para manter o emprego,obter vlaorizaçao profissional e remuneratória e conseguir outro emprego,se por caso de força maior perder o actual.Preocupem-se mais com isto do que com os contratos a prazo ou a precariedade.Esses só servem para afastar os que nao querem trabalhar como deve ser.
E todos deverao ter sempre presente,que a única razao de ser do seu emprego,sao os utentes a quem servem,quer com a produçao de bens, quer com a prestaçao de serviços.

Anónimo disse...

Depois deler tudo o que esta escrito neste fórum,cheguei há conclusão que o melhor que a Dora podia fazer era deixar os velhinhos em paz e continuar na câmara a mamar o taxo que o Pereira lhe deu.
Quanto a Elisabete,penso que não é digna do cargo que ocupa porque é arrogante,antipática,incoveniente para o cargo publico que ocupa,use um pouco de humildade só lhe sica bem..

Anónimo disse...

a provedora é comunista ou socialista? Já não estou a entender nada desta situação. Lembro-me de ela andar a carregar os velhos para votarem...agora é chefe de gabinete do pereira. Minha gente os velhinhos merecem isso mesmo!!! Bem feito!! Vocês não tivessem vendido a alma ao diabo que estavam bem melhor!! Quem se governa são os mafiosos e as vossas custas!

Anónimo disse...

há aqui alguém que faz uma critica aos doutores das flores e tem razão, esta gente aqui não sabe fazer a diferença entre licenciados e doutores????? uma licenciatura não é doutor, para isso tem que tirar o mestrado ou pós graduação, e só depois de alguns anos, é que poderá tirar o doutoramento, e desses não conheço nenhum aqui nas flores, engraçado é que quer no lar quer noutros serviços os chefes obrigam a chamar doutores aos colegas com licenciatura, isso é complexo de inferioridade, há muitos licenciados que nem para dar banho ao meu cão prestam, e outros que não são, que são bem competentes, nos seus cargos e na sua vida, não é a farda que veste o frade, o que dá a dignidade a cada um, são os sentimentos, e os actos que praticamos na sociedade uns com os outros.deixem de banalizar os títulos!!!sejam responsáveis, bons funcionários menos arrogantes, ninguém é superior, nascemos e morremos todos iguais!!!! não se esqueçam do berço onde nasceram!!!
pensem que cá se fazem cá se pagam tarde ou cedo a recompensa virá!!
não admiramos doutores, admiramos pessoas justas, que não mostrem a sua superioridade ameaçando os subalternos, por tudo e por nada, quando fizeres mal ao teu vizinho, não te esqueças que o teu mal já vem a caminho!!!ditados antigos mas muito certos. espero que esses doutores aceitem o meu conselho e reflitam!!!

Anónimo disse...

No tempo do Salazar meia duzias de gatos pingados é que mandavam na ilha. Hoje, graças a Deus isso acabou. Todos tem voz.
Irmãos façam justiça! os velhinhos são como crianças não se podem defender. Se hà algum que fala paga duro, ficam de ponta com eles e ainda houvem"ninguem é obrigado a estar aqui, quem quizer pode-se ir embora eu é que mando aqui"
Agora, sabemos que a Secretária Regional do Trabalho e Solidaridade Social manda mais.

Anónimo disse...

Reforço a primeira parte do comentário do anónimo de 25/12, 23H26e todo o do anónimo de 26/12,18H16. Ao fim e ao cabo está o objectivo alcançado. A adminitraçao de festança e esbanjamento que fez ultimamente,serviu para arrabanhar simpatias que foram muito úteis nas autárquicas."Virar a casaca" foi o mais fácil.Quando nao há escrupulos para usar o que é dos outos,em nosso favor,é assim.E vamos nós acreditar em partidos e a quem em nome deles apregoa.Sao uma escumalha que se alimenta a si própria e a quem a eles se vende, quer calando, quer dizendo o que é necessário.Mas isto vai cansar e nao tarda muito.Comeram demais,vao morrer da azia.Vao ficar ricos mas retratados.
A terminar quero congratular-me pelo facto de, àcerca desta notícia, terem havido, muitos comentários construtivos.Boa!É para isso que serve este espaço.
Sao quase todos anónimos,é certo,mas eu nao considero isso nao negativo como alguém há dias o fazia. É uma defesa perante aqueles que nao querem levar nada a sério,mas apenas atingir pessoas de quem nao gostam por outras razoes quaisqueres ou até sem nenhuma razao.
Continuemos,porque ainda há muito por desvendar sobre o que aqui tem estado em debate.
Continuem vivendo o espírito do Natal e tenham um Bom Ano Novo.

Anónimo disse...

Anónimo de 27 de Dezembro das 14:05 obrigado por concordar com o meu comentário. É bom saber que existem pessoas que pensam como eu, estava-me a achar um ser estranho nesta ilha,neste concelho! Quero acrescentar o seguinte: os velhinhos foram votar como toda a gente sabe a pedido da Sr. provedora, mas eles coitados já nem forças tem para se defenderem desta gente, são uns tristes pois estão afastados do seu meio, da sua casa, da sua familia...infelizmente são "depositados" naquele espaço ao cuidado de pessoas que deveriam ser: integras, isentas, condutoras da boa palavra, de saber receber, de saber partilhar,de saber ser, de saber estar, imparciais, honestas, cumpridoras das suas funções...etc,etc,etc,etc...
Como pode um senhor presidente da câmara descer ao nivel de se aproveitar destes pobre velhinhos?
A politica à moda do pereira e dos seus capangas é isso mesmo, aproveitar sem olhar a meios ou fins! Aquilo é uma máfia!
Espero que certos ignorantes residentes em Sta Cruz abram os olhos enquanto é tempo e se libertem daqueles gajos!
Espero ainda que a justiça divina não falhe na altura certa: que seja dolorosa e muito lenta! São os meus votos para 2011 para todos aqueles sacanas que se aproveitam dos ignorantes, dos pobre de espirito, dos pobres, dos velhinhos, das crianças...a todos estes gajos e gajas desejos de um "inferno bem quente".
O paraiso somos nós que o construimos, livrem-se desta gente que so serve para ocupar espaço sem olhar a meios ou fins.

Anónimo disse...

A tal vogal do centro de saúde pode ter uma licenciatura mas é uma ignorante...um dia vai ter o castigo que merece, Deus não dorme!

Anónimo disse...

Eu tambem digo, o que vai à volta vem à volta. As provas já estão aparecendo.

Anónimo disse...

esta Instituição já tem muitos anos e merece o resapeito de todos nós. talvez um dia... quem sabe ainda nos encontremos lá !!!
Deus queira que o ano que se aproxima traga algumas mudanças boas, mas as línguas das pessoas estão a necessitar muiiiiito de tento, como dizem os mais velhos. FELIZ ANO NOVO.

Clementina disse...

Escrevam...a verdade e assinem.Pensem que um dia chegaram ao Lar de Idosos e se tiverem feito uma boa cama nela se poderão deitar.Para mim o anónimato é cobardia.Quando se fala a verdade não se tem medos,vivemos numa Democracia.E os Livros de Reclamações existem para se escrever o que acharem que não está bem.UM BOM ANO COM MAIS PAZ E AMOR.Ninguém é perfeito.Clementina Furna.FELIZ 2011 PARA TODOS.

Anónimo disse...

Ainda bem que existe o anonimato para defesa dos mais fracos.
Vejamos o que aconteceu ao condutor do centro de saúde por procurar os seus direitos,e ser esclarecido por quem de direito,foi ameaçado de despedimento.
Nas Flores respira-se mais vingança doque democracia.neste momento antes ofender a deus que alguns monstros ditadores.

Anónimo disse...

Ò clementina por falares de cama houve alguém que tefez a cama e tirou-te quando entendeu,não sejas advogada do diabo.
Quanto ao livro de reclamações,reclamar é igual a zéro,o poder controla tudo,és uma mulher inteligente sabes bem como as coisas funcionam..

Anónimo disse...

Meus amigos,o poder nao dura sempre...viram o que aconteceu no Lar de Idosos das Laje?
Houve eleições e o feitiço virou-se contra o feiticeiro.
Uma coisa é certa,o lar das Lajes parece um hotel de 5* com muita limpeza e atendimento dos utentes,esperemos que continue.

Anónimo disse...

Infelizmente a democracia nas Flores não fuciona pois o socialismo é rei. Nesta ditadura socilista o pereira é a pide: quem faz os telefonemas, manipula alguns senhores secretarios é este gajo. Vocês com esta maria amélia dos recadinhos não vão longe!

Anónimo disse...

A Clementina da maneira que comenta as coisas até parece que quer voltar á santa casa mas, sabes bem que lá não voltas enquanto a Dora estiver lá.

Em relação aos comentários acima transcritos cada um comentador tem a sua opinião mas, penso eu que a Dora não tem a culpa toda mas sim uma camada de empregados ignorantes que tem a santa casa que é dificil de lidar com eles e a Dora como não ganha nada com o seu serviço que presta a santa casa nem sempre pode estar lá porque tem de atender as coisas do seu presidente da camara.
Em relação ás politicas da santa casa quem sabe mandar ou gerir talvez não queira estar ´lá sem um vencimento ainda bem que esiste carolas que queiram estar no lar sem ganharem algum.
Não há duvida que é preciso poupar mais por exemplo! Não havia necessidade da santa casa pagar um
almoço ao serviflor podendo o mesmo ser feito na santa casa e convidassem quem quisesse, está mal estes gastos com o dinheiro das cotas dos irmãos porque eles não foram convidados mas sim amigos da senhora provedora e nós irmãos é que pagamos, portanto a senhora provedora quando quiser pagar favores pague com o seu dinheiro.

Anónimo disse...

Em relação ao centro de saude tem muito o que se diga,o centro de saude está sujo, mal pintado, sem organisação até parece que não tem quem mande, gasta tudo e mais alguma coisa não há contenção nas despesas dentro do funcionamento do centro não rei nem roque nas despesas com os serviços de saude com as enfermeiras é a ver se te avias toda gente gasta e ponhe no lixo coisas de utilidade, anda se de carro á conta do centro não se controla os combustiveis etc.
Em relação á senhor licenciada leitoa pois ela não tem culpa de ter ido para o centro mas sim o presidente da camara para se ver livre dela arranjou taxinho no centro de saude e agora arranjou para o leitão na camara para fazer o que?
Já ezistia na camara uma emgenheira e estava a mais agora com mais um engenheiro é que as coisa vão para a frente mas mesmo assim vai se houvir em voz alta o que eles fazem de bem na camara, não há dinheiro para apoiar as festas do verão mas há mais 30.000 euros para pagar ao leitão, agora só falta meter o veterinário que o paulo valadão tanto tem insistido para fazer as analises ao leitão e ao resto dos burros que a camara tem.

Anónimo disse...

Pois, pois, assim o Pereira da o tacho ao Paulo Valadão de secretário não sei de quem, e acaba com os comunistas na assenbleia monicipal.

Anónimo disse...

O seu a seu dono.
Acerca da Dona Clementina posso dizer que enquanto trabalhou no lar foi sempre muito agradável atenciosa para os doentes e até passeava com eles muitas vêzes.
Quanto ao lar das Lajes podem acreditar que vai levar uma volta de 180º esperem para ver.

Anónimo disse...

30 mil euros para pagar o leitão? Tá tudo louco, a carne de porco não é assim tão elevada! Mas acredido que seja verdade pois "jobs for the boys" é o que não falta naquela autarquia.
Para vocês residentes em Sta Cruz é muito bem feito, adoro ver esta gente governarem-se super bem e às custas da vossa ignorancia, heheheheheheh não tivessem vendido o voto!!! No centro de saúde voces são tratados como merecem, aquela gaja de Ponta Delgada faz muito bem em lamber o tacho socialista, um dia a mama acaba e ela baza daí com o seu leitão...e leva os bolsos cheios à custa da vossa ignorancia, hehehehheheheheheh Bom ano novo para os socialistas corruptos deste país!

Clementina disse...

Meus amigos só venho esclarecer que não fui mandada embora do Lar,e que também não quero voltar para lá.A não ser quando for como idosa...Porque acho que os Lares servem para nós termos um fim de qualidade de vida como merecemos.É por isso que falei,com a sabedoria do que aprendi com os idosos,se fizeres uma cama bem feita nela te vais deitar .Ninguém me a fez, mas sim eu.Vamos comentar e ajudar no lugar certo, o que se pode melhorar no que está menos bom com críticas construtivas.Os donos da SANTA CASA somos nós irmãos...E temos deveres para com um bom funcionamento da Irmandade.UM BEM HAJA A TODOS.BOM ANO DE 2011 COM PAZ E AMOR.Clementina Furna.

Anónimo disse...

Gosto muito de ler os comentários deste forim da ilha das flores.
No que respeita aos comentarios da santa casa aproveito para dar a minha achega.
Atravez dos comentários feitos á provedora os comentaristas acabam por comentar coisas que não são da santa casa, aproveitam a boleia para comentar outros casos como da camara municipal e centro de saude.
Pois bem, estes blogos só servem para divulgar determinadas coisas que funcionam mal e até digo que tem aqui algumas verdades mas, outros não são verdades, eu por mim não acredito.
Que os velhinhos são maltratados não acredito porque tenho conhecimento pessoal que são bem tratados no caso da alimentação, quanto ao serviço do pessoal da santa casa pois, em um caso ou outra pode haver algum desleicho, mas até em nossas casas o há.
Quanto á camara municipal toda agente do nosso concelho sabe que lá se faz pouco durante a semana e alguns funcionários ainda cramam que ganham mal vejamos.
Qualquer trabalhador da camara trabalha por ano a média de 205 dias, é apenas pouco mais de meio ano, se traduzirmos os 14 vencimentos que eles ganha nem tão pouco trabalham meio ano a ganhar um vencimento pelo dobro em relação ao trabalho que prestam á camara municipal e ainda cramam.
Em relação ao centro de saude é quaise a mesma coisa e nunca estão contentes.
Em relação ao Dr. paulo valadão como membro da assembleia municipal
o qual representa o partido comunista está feito pelo presidente da camara, nunca votou uma só vez contra a qualquer proposta da camara, faz os seus comentários sempre a favor só ainda não conseguio o lugar de veterinário na camara para o menini das lajes porque o nosso presidente entende que o rapaz deve ser colocado l´para o lado das lajes pelo colega joão lourenço
derresto o valadão estã moderado daquilo que era na camara antigamente, clara a sua dora é a chefe de gabinete do presidente portanto,se o valadão fosse para a camara levantar cabelo ficava sem sopa ao jantar.
E é assim os comentários penso que não comentei nada de mal mas apenas algumas dicas para avivar este blogo que é importante nestas paragens.
UM BOM ANO PARA TODOS.

Anónimo disse...

Peço ao Anónimo de 28 de Dezembro,19H14,o favor de informar o que é que aconteceu na Misericórdia das Lajes. O Hélio Silva já nao é Provedor ? Entao quem é ?
Obrigado e Bom Ano Novo

Anónimo disse...

Então? O anónimo de 28 de Dezembro,19H14, desapareceu em combate? Ou não quer ter a bondade de me informar quem é o Provedor da Misericórdia das Lajes? Não há por aqui mais ninguém que saiba e queira dizer?
Obrigado

Anónimo disse...

Então não há mais comentários a esta notícia? Ficou tanta coisa por responder,perguntar e por esclarecer!...
As questões de interesse para a nossa terra, são sempre actuais. Sobretudo aquelas que tão directamente dizem respeito às pessoas.

Anónimo disse...

Para o anónimo das 09:11do dia 31 de Dezembro.
O novo provedor da Santa Casa da Misericórdia das Lajes será o sr. Félix Martins,que irá tomar posse em poucos dias,democráticamente votado com mais um voto que o sr. Hélio Silva.
Bom ano novo a todos.

Anónimo disse...

Boa noite conterrâneos!
Já saí dessa linda ilha há muitos anos! Tenho imensas saudades... da minha ilha, mas verifico que a nível de "diz que disse" continua tudo na mesma!
Que pena!

O anonimato é uma arma de dois gumes e ambos bem afiados. Se por um lado protege o autor de perseguições maldosas, por outro inibe quem lê, de acreditar em tudo o que se diz por falta de provas ou garantia.

Infelizmente, não é só na ilha das Flores que se vive uma política podre e corrupta. É uma epidemia que grassa por todo o país... e até além fronteiras...
Mas pior que isso é constatar que o bem mais valioso em democracia, a JUSTIÇA, Livre e Isenta, também está a ir na enxurrada...

Por isso entendo o anonimato.
É necessário estar bem documentado para denunciar e mesmo assim o resultado é sempre uma lotaria... depende do nível de isenção de quem tem o poder de fazer Justiça.

Numa ilha tão pequena, onde todos se conhecem, não me parece difícil verificar a veracidade das declarações proferidas.
Quero acreditar que na minha ilha ainda existem Homens e Mulheres, capazes de proteger os mais fracos e indefesos, se tal for necessário.

Como não estou a nível de um Crespo, cuido que este comentário, sendo simplesmente uma declaração de opinião pessoal, por enquanto, não exige contraditório. :)

Bom ano para todos!

Anónimo disse...

Então, não há mais novidades àcerca do Lar de Idosos ou da Santa Casa ?
Vem aí a Assembleia Geral de Março com as contas de 2010. Atenção Irmãos, é importante ir,lá ouvir,ler e perguntar.