sábado, 19 de fevereiro de 2011

Alguns jovens florentinos vão participar na Jornada Mundial da Juventude 2011

Um grupo constituído por 15 alunos, da aula de Educação Moral e Religiosa Católica do ensino secundário da Escola Básica Integrada das Flores, vai participar (pela primeira vez) na Jornada Mundial de Juventude, em Agosto, que se realizam em Madrid, Espanha.

Com o intuito de ter a oportunidade e a experiência para vivenciar de perto com todos os jovens do mundo e com o Papa Bento XVI, estes jovens florentinos estão neste momento a realizar diversas iniciativas para angariar fundos que permitam suportar os custos desta viagem.

Barraquinhas, jantares e a iniciativa mais curiosa: lavagem de carros são algumas das ideias que os jovens têm para poder sair da ilha das Flores suportando todas as despesas, desde a viagem à inscrição.

Os jovens das Flores não serão os únicos açorianos a participar. A partir de São Miguel os jovens do ponto mais Ocidental da Europa juntam-se aos micaelenses, em maior número, que também vão marcar presença na capital espanhola.

De São Miguel, todos juntos e com escala em Lisboa, rumo à Jornada Mundial de Juventude entre os dias 15 e 21 de Agosto.

As Jornadas de Juventude foram iniciadas pelo Papa João Paulo II e realizam-se de três em três anos permitindo aos jovens de todo o planeta partilhar experiências e, ao mesmo tempo, estar de perto da figura máxima da igreja católica.

Esta viajem torna-se especial para os jovens florentinos, uma vez que é a primeira vez que participam neste evento. Nas últimas jornadas, realizadas na Austrália, “nem se pensou em realizar esta aventura”, como referiu o padre David Barcelos, também professor de Moral na ilha das Flores, isto porque a distância e os custos adjacentes assim não o permitiriam.

A possibilidade da participação nas Jornadas de Madrid suscitou o interesse dos alunos que frequentam a disciplina de Moral e Religiosa Católica da escola das Flores.

Toda a preparação e representação das Flores estão a ser elaboradas durante estas aulas, numa iniciativa que o padre David Barcelos considera muito significativa para a dimensão da ilha, tendo em conta todos os elementos que a comitiva tem.

Dezasseis jovens do ensino secundário, sendo alguns alunos do 9º ano de escolaridade, procuram actualmente angariar dinheiro para os custos desta viajem. Só a inscrição tem um preço de 300 euros, acrescendo todos os custos até Lisboa. A partir daí tudo está incluído, mas os custos da insularidade dão trabalho redobrado aos açorianos que, também, querem participar.

Depois de chegar a Lisboa, o resto da viajem, a estadia e alimentação estão asseguradas, mas agora nas Flores os jovens fazem de tudo para conseguir evitar que as famílias tenham que comparticipar uma parte da viajem, até lavar os carros da comunidade...

Conta o padre David Barcelos que hoje “durante toda a tarde será feita a lavagem de carros”, mas esta é apenas uma das acções que os jovens têm desenvolvido. As barraquinhas com a venda de cachorros, hambúrgueres ou pitas são regularmente um ponto de encontro na escola de Santa Cruz das Flores. Para Março está prevista a organização de um jantar, tal como a presença nas festas populares até Agosto. Tudo para que na devida altura as Jornadas da Juventude sejam uma realidade para todos, claro está, também para os que vêm de Ocidente.

A comunidade tem-se sentido envolvida neste projecto, os benefícios têm sido mútuos e hoje os carros dos florentinos, ficando mais limpos, estão também a contribuir para que todos os caminhos cheguem a... Madrid.


Notícia: «Diário dos Açores».
Saudações florentinas!!

6 comentários:

Anónimo disse...

Lavar carros, limpar o chão das escolas, vender hamburgers, pizzas e hot dogs é tarefa que qualquer estudante americano leva a efeito na sua escola para ter dinheiro.
Não é vergonha.
Bem pelo contrário.

Anónimo disse...

mais dinheiro a sair dos bolsos dso contribuintes.

Anónimo disse...

Parabéns a todos aqueles que tomarão parte na iniciativa e para aqueles que fizeram força para que tal aconteça.
Esperemos que seja o mote para os nossos filhos fiquem mais cativados pelas aulas de Religião e Moral, que tanta falta fazem nos dias de hoje.

Anónimo disse...

muito valor tem o concelho das lajes vejam só a revista norte amaricana diz que aldeia da cuarda é considerada o lugar mais lindo do mundo.

Anónimo disse...

oh das 17:43 e das 09:53 voces mesmo não leem o que escrevem??
Tais cabeças de burros

Anónimo disse...

Iremos ter uma excelente prestação... ñ aja dúvida!

Os últimos lugares.. serão nossos :)