sábado, 6 de agosto de 2011

RTP vai cortar nas produções regionais

A RTP Madeira e a RTP Açores estão na mira dos cortes da administração dos canais do Estado. O semanário «Sol» sabe que a empresa quer reduzir custos, diminuindo as horas de produção própria das ilhas e apostando sobretudo em conteúdos diferenciados para a informação.

Ao que o semanário «Sol» apurou, o caminho pode mesmo passar por concentrar a emissão especial para os Açores e a Madeira no horário nobre – entre as 19 horas e as 23 horas –, apostando em noticiários e programas culturais.

De resto, os números oficiais da RTP mostram já a intenção de poupar nos canais regionais do Estado. Olhando para o Orçamento de 2011 são claros os cortes previstos: menos cerca de um milhão de euros em relação às contas de 2009 para a Madeira e quase menos dois milhões de euros face ao que foi gasto no arquipélago dos Açores em 2009.

Até agora, as maiores poupanças têm sido feitas graças à redução do número de funcionários, através de processos de rescisão amigável. Em dois anos, as saídas da RTP Madeira chegam às 19, enquanto nos Açores a estação tem agora menos 28 funcionários.

As mudanças vão no sentido do que tem sido definido pelo actual Governo da República, que foi claro na decisão de poupar. E que já anunciou a criação de um grupo de trabalho para definir um novo modelo de serviço público, que tenha em conta a privatização da RTP 1. As conclusões deverão ser conhecidas em Outubro, uma vez que o Executivo não pretende adiar a privatização para a próxima legislatura.

Isto apesar de continuarem a ser muitas as vozes críticas em relação à venda do primeiro canal. Depois da saída para a TVI, o antigo director de programas da estação pública aproveitou a sua apresentação no canal de Queluz para falar no tema. José Fragoso tem «enormíssimas dúvidas» de que a privatização resolva a questão dos custos do serviço público. E lembra que «a empresa tem um perímetro muito grande, que vai dos Açores e da Madeira, passando pelo Porto, e com um lugar em África».

Esta semana, o ministro dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, fez questão de referir os resultados «muito agradáveis» da empresa no primeiro semestre de 2011, sublinhando a importância de Portugal ter serviço público de televisão «a valores aceitáveis». Pelo que a tónica da contenção de custos na RTP vai continuar na ordem do dia.

Apesar disso, fonte oficial da RTP não quis fazer quaisquer comentários sobre os planos para reduzir o custo dos canais das ilhas.


Notícia: semanário «Sol».
De relembrar ainda que [no passado mês de Maio] o "Governo Regional garantiu que a RTP Açores possui meios técnicos para ter repórteres residentes em todas as ilhas", apesar de a ilha das Flores (e também o Corvo?) não ter qualquer repórter/correspondente da RTP/A.

Saudações florentinas!!

4 comentários:

Anónimo disse...

a r.t.p.são miguel já deveria ter fechado a porta á muito tempo não faz cá falta nenhuma.

Anónimo disse...

Acho muito bem pois ver e ouvir um apresentador como o Pedro Moura é um atentado à minha inteligencia, já deveriam ter acabado com estas duas estações hà muito tempo. A falencia vai abrir portas aos privados, força para quem tiver interesado em investir.

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa através de uma notícia da RDP Antena 1 Açores: "Cortes orçamentais ameaçam televisões regionais".

No próximo ano, os centros regionais da RTP nos Açores e na Madeira poderão sofrer cortes orçamentais de 25%.

A imprensa nacional revela que a anunciada reestruturação da RTP poderá implicar a transformação dos canais regionais em janelas de um canal nacional.

Amanhã [quarta-feira, 10 de Agosto] a RTP Açores comemora 36 anos.

Anónimo disse...

Parece-me um excelente medida,quer a RTP/Açores,quer a RDP/Açores prestam um péssimo serviço aos Açores,com a excepção à ilha de S. Miguel.Como tal,está na altura de canalizar as verbas gastas nestas duas instituições para melhores,dado que piores nao podem ser,fins.