quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Região admite recorrer aos tribunais para manter RTP Açores "como está"

O Governo Regional dos Açores admite a possibilidade de recorrer aos tribunais para assegurar a manutenção do serviço público de televisão no arquipélago nos termos em que actualmente existe, reafirmando que rejeita a redução da programação a 4 horas diárias.

“Vamos continuar a opor-nos ao que foi anunciado e admitimos estudar a possibilidade de recorrer aos tribunais para garantir este direito dos açorianos”, afirmou o secretário regional da Presidência, André Bradford.

André Bradford, que falava no final de uma reunião, [ontem] em Lisboa, com o secretário de Estado adjunto do ministro dos Assuntos Parlamentares, Feliciano Barreiras Duarte, lamentou que “quem tem que decidir não atenda as razões dos açorianos”.

“Não obtivemos nenhuma resposta do secretário de Estado”, frisou André Bradford, acrescentando que pediu informações sobre as medidas que estão previstas para a RTP/Açores no quadro da contenção de custos da RTP, sobre os custos actuais deste centro regional e sobre o montante da poupança que seria obtida com a redução da emissão para 4 horas diárias. “Nada nos foi dito sobre isto, não foi adiantado nenhum detalhe”, afirmou o secretário regional da Presidência.


Notícia: «Açoriano Oriental», rádio Atlântida e «Jornal Diário».
Saudações florentinas!!

6 comentários:

Ómessagora disse...

PALHAÇADA!...
Ele que recorra aos Tribunais para apurar responsabilidades no aumento astronómico dos custos das Portas do Mar...

Anónimo disse...

O que este governo deseja é continuar a manipular a RTP-Açores, só não entende quer não quer entender! Vão perder prestigio, eheheheheeh Eu como como contribuinte quero que o Pedro Moura vá para casa pois não entendo nada do que ele diz além disso detesto os programas da RTP-Açores, não hà conteudo, não hà noticias dos Açores, são Miguel não é os Açores!!!! Casa com esta gente, fechem esta RTP-Açores pois estou farto de sustentar malandros com os meus impostos!

Os Açores não podem ficar reféns das trapalhadas de Portugal e da Madeira! disse...

Que levem a RTP e já agora que levem a tropa, a marinha, as polícias daqui para fora.

Saberemos nos gover e certamente há quem nos queira ajudar e colaborar connosco.

Não precisamos de Portugal para nada!

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa através de notícia do «Açoriano Oriental»: "Mota Amaral contra redução de RTP/Açores a janela".

O deputado do PSD à Assembleia da República, Mota Amaral afirmou-se hoje contrário à redução [da emissão] da RTP/Açores à “humilhante condição de uma janela”, mas reconheceu que na televisão pública “não se pode manter tudo como está” na Região.

“Há um ponto sobre o qual não se pode ter dúvidas: para a Região é essencial um canal de televisão que tenha a amplitude à qual nos habituamos com a RTP/Açores”, declarou Mota Amaral, depois de encontros em Ponta Delgada com os representantes dos trabalhadores e com o director do canal regional da televisão pública.

Para o antigo presidente do Governo Regional dos Açores, o “Estado tem responsabilidades às quais não pode fugir” nessa matéria, sendo necessário continuar a haver um “serviço público amplo”, que “seja factor de coesão da Região e que a projecte para o exterior”.

Questionado sobre a proposta do PSD regional de lançamento de uma sociedade anónima para garantir o serviço público de televisão no arquipélago, Mota Amaral sublinhou que a iniciativa surge em resultado da ameaça de redução da [emissão da] RTP/Açores à condição de janela, insistindo no argumento das responsabilidades do Estado que podem ser “realizadas de diversa maneira”.

“É preciso colocar soluções. Todas as soluções são bem vindas e devem motivar um debate positivo à volta delas”, considerou Mota Amaral.

Anónimo disse...

fechem a rtpaçores que não entressa a ninguem.

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa através de três notícias da semana parlamentar açoriana.

- Assembleia Regional aprovou a criação de uma delegação para negociar com a Assembleia da República e o Governo a defesa do serviço público de rádio e televisão no arquipélago.

- Assembleia Legislativa dos Açores decidiu encomendar a realização de um estudo circunstanciado para definir o conceito de serviço público de rádio e televisão na Região a um grupo de especialistas liderado por José Manuel Mendes.

- Os partidos com assento na Assembleia Regional manifestaram-se unânimes quanto à necessidade de evitar a redução da emissão da RTP/Açores, mas divergem sobre solução para o futuro do canal regional. [com vídeo!]