quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Construção de jardim botânico com circuito de manutenção e merendário

A Câmara Municipal das Lajes pretende levar a efeito a construção de um jardim botânico com circuito de manutenção e um parque de merendas, na Tronqueira, freguesia das Lajes das Flores.

Esta estrutura de lazer destina-se essencialmente a criar um espaço onde os residentes na ilha das Flores e os turistas que nos visitam, possam desfrutar da paisagem natural, do sossego existente e apreciarem a nossa vegetação endémica.

Indo um pouco mais ao pormenor, poderemos dizer que o jardim botânico ocupa a quase totalidade do prédio, albergando já hoje muitas espécies endémicas dos Açores, principalmente pau branco, cedro e urze, devendo posteriormente ser repovoado com outras espécies nativas dos Açores. O circuito de manutenção será composto por trilhos pedestres com 7 estações, onde haverão aparelhos diversos para a prática de exercício físico. O merendário irá ter várias mesas e um edifício com grelhadores e balneários públicos, bem como uma plataforma destinada a servir de miradouro. Quanto a equipamentos para diversão infantil, haverá um escorrega e baloiço. Haverá também um mini-anfiteatro onde será possível assistir a palestras (como, por exemplo, no Dia da Criança ou da Árvore), tendo dois parques de estacionamento: um com lugar para 8 viaturas e o outro para 6.

No futuro para "cuidar do corpo e da alma", bem como conviver com familiares e amigos, bastará frequentar o referido equipamento.


Notícia: "sítio" da Câmara Municipal das Lajes das Flores.
Ainda sobre outras obras a cargo da autarquia lajense, merecem referência o estado da obra do miradouro e zona de lazer da Muralha do porto das Lajes [a 18 de Julho e 10 de Agosto], também a avenida marginal na Fajã Grande [a 6 de Junho e 31 de Julho] e ainda a limpeza e reabilitação da zona da Corretora. Como obras da edilidade lajense para o futuro próximo, saliente-se a construção de um campo de mini-golfe (em terreno próximo do Estádio Municipal), um miradouro por cima da furna da Pedrinha e o restauro da vigia da baleia na Caldeira, freguesia da Fazenda.

Saudações florentinas!!

38 comentários:

Anónimo disse...

penso que esta ideia vou roubada há fazenda, porque tem um projecto de um parque deste parajardim botânico para a caldeira e a camara recusou.

Anónimo disse...

Este Senhor, JL, devia ser um "idiota", mas ao que parece deve ser um completo "copiador". E o pior é que não se enxerga.
Então não estão a construir um parque de manutenção na zona da "Boca da Baleia"?
Definitivamente, ainda dizem que são alguns do concelho de Santa Cruz que enganam o povo. O das Lajes engana muito mais que o povo. Se as paredes falassem. votem no afilhado dele daqueles lados que ficam no alto que esse é que vos vai endireitar.

Anónimo disse...

Para a Fazenda não tinha dinheiro como é que agora já tem? Isso não se percebe ,mas talvez seja mesmo para não perceber...

Anónimo disse...

E a zona da Caldeira na Fazenda qual será o seu fim?

Anónimo disse...

<sempre tenho sido critico da Camara das Lajes. Fui quando apareceu aquela história idiota da piscina aquecida, fui quando empastaram betão na poça, fui quando apareceu aquela avenida sem pés nem cabeça no meio de cerrados.
Desta vez tiro o chapéu.
Todos sabemos que este projecto aparece antes das eleições.
Todos sabemos que em termos ambientais as Lajes mereciam mais.
Todos sabemos como é que se faz politica nas Flores.

Mas se esta obra se fizer, independentemente dos propósitos e das razões, ficam as Flores e os Florentinos a ganhar.

Anónimo disse...

Aleluia...Aleluia...Tomei conhecimento através de fotografias no site da Camara das Lajes Flores sobre uma grande limpeza da antiga Corretora onde por lá havia muito lixo. Daqui do além um grande abraço a todos os calobradores desta bela ideia.

Anónimo disse...

ó moço da fazenda a caldeira só serve para bagacina contentem-se com o restauro da vigia da baleia. com esta crise não há dinheiro para mais vamos ter que semear milho como antigamente e amarralo e meter no estaleiro depois de seco ir levar á ribeira funda ao moinho do ti josé louriana para se moer e fazer pão a crise está para estar.

Anónimo disse...

a inveja que há
pelas obras que o senhor presidente da camara das lajes quer fazer é medonha.

Anónimo disse...

inveja tem quem precisa do Senhor Presidente para chegar a algum lado, pois sem ele não eram nada. O homem é que pode e manda.

Anónimo disse...

Todos gostam de criticar o presidente da câmara das Lages e não compreendo pois muito têm ele feito pelo desenvolvimento do seu concelho. Hà espaço para dois parques, não compreendo a critica. Além disso deve ser dificil para este presidente de câmara conseguir arranjar dinheiro para execução dos seus projectos afinal o Governo Regional é PS e a câmara das Lages é PSD. Apetece-me a dizer parabéns câmara das Lages, vocês executivo deveriam ser um exemplo para o presidente da câmara de Santa Cruz (Pereira) pois este é do PS e o Governo regional é PS e não se faz nada no meu concelho pois o Pereira está preocupado é com a sua candidatura a deputado regional. Espero que as pessoas abram os olhos e não votem a votar no partido socialista pois seria o fim da ilha das Flores se este senhor ganhar o lugar de deputado. Abram os olhos e na hora de votar pensam no futuro e desenvolvimento da nossa terra. É hora de dar a voz às pessoas que zelam pela nossa cultura, pelas nossas tradições e pela nossa ilha. Votem nos jovens da nossa terra pois eles são capazes. Esqueçan estes ratos velhos como Pereiras e afins.
Parabéns e força câmara das Lages, a nossa ilha com parques vai ficar ainda mais bonita e hà espaço para todos os parques.
Assina um municipe de santa cruz indignado com a pasmaceira que reina neste concelho, o que fizeram neste mandato foi arranjar tachos para os amigos e tiveram o descaramento de acabar com o S.João! Pereira para casa e mais nada! Além disso é vergonhoso os meios que ele utilizou para conseguir ir em primeiro lugar na lista, vergonhoso e anti-democratico! Este senhor deve-se achar um Salazar mas não passa de uma maria amélia frustrada e abixanada!

Anónimo disse...

gostei de ler o artigo do anónimo das 16.16 precisava era mais como ele a escrever.quanto ao presidente da camara das lajes ele já muito fez e está sempre com vontade de fazer mais e todos nós sabemos com a crise que se estalou em portugal o dinheiro está a ficar curto para muitas obras mas sei que este presidente da camara das lajes vai arranjar dinheiro nem que seja para fazer algumas obras daquelas que ele mencionou é um homem de luta.. já aqui disse que oxalá que venha outro igual quando ele se for embora e que seja da ilha são esses que conheçem os problemas do povo.

Anónimo disse...

Sim é verdade, ele muito já fez, sabe-se lá bem o quê e como, e muito mais vai fazer.
Força sr. Presidente das Lajes. O povo está contigo, pois sem ti eles não conseguem viver.
é só invejas daquilo que o sr presidente já fez e tem no seu património.
parabéns.

Anónimo disse...

Com o banana do Pereira santa cruz parou no tempo.
Parabêns joão Lourenço.

Anónimo disse...

Gastar dinheiros publicos à toa é assim. Como aqui já foi dito, isto cheira a cópia. Para quê mais um parque quando os florestais estão iniciando um grande projecto na Boca da Baleia,muito próximo desta zona, com valencias muito semelhantes a estas projectadas pela Câmara. Mais uma obra para ficar às moscas como a piscina aquecida e o futuro museu ou biblioteca, não sei bem qual o nome pois tem vários. Sr. presidente tenha cuidado em não esbanjar o dinheiro que não é seu e tente geri-lo melhor, pois estamos em crise profunda e não sabemos como vai ser o dia de amanhã. Penso que o concelho tem áreas que ainda precisavam de mais infraestruturas como a lavoura e invista mais nas pessoas. Preocupe-se em dar formação aos jovens em áreas necessárias como o turismo, etc. Modere os gastos em cimento!!!

Anónimo disse...

O ferro o betão e o cimento são apanágio da camara das Lajes. As pessoas, os jovens, as infraestruturas geradoras de emprego e riqueza não.

Esperemos que se comece a apostar mais na juventude, que é o nosso maior bem. Na sua formação.
O turismo nas Flores está a dar passos prometedores. Vamos apanhar esta oportunidade, formando gente nesta área e incentivando o empreendedorismo.
E deixem-se de ideias idiotas. As Flores só por si só um excelente parque. Vamos valorizar-lo com aquilo que é nosso, sem copiar os outros, não tem mais.
Mandem as pixscinas aquecidas às urtigas e um tal museu, como se as Flores tivesse espólio para encher 2.

Anónimo disse...

A ignorancia de alguns atoleimados que aqui escrevem a criticar as obras que o Senhor Presidente da Camara das Lajes Flores se paga-sem imposto o País saia rápido da crise.Para muitos ignorantes não se fazia obras nas Lajes ficava a Vila parada no tempo como no tempo do Salazar. Falam que a camara tem que investir nos jovens, não sei onde este anónimo das 01,33 foi buscar esta ideia maluca em tirar cursos com o dinheiro dos contribuintes. Fala apostar na lavoura pois foi voces que abandonaram não tem nada a camara auxiliar mas sim voces trabalharem para que ela seja rentavel. Eu desde os anos 50 sempre se trabalhava as terras e não havia subsidios e nunca vi ninguem morrer à fome mas trabalhava-se para que nunca falta-se o pão de cada dia.Hoje esta juventude quer é viver à custe de subsidios do Governo esquecendo que este dinheiro sai de todos aqueles que trabalham e cada vez mais os impostos sobem. Estes subsidios já deveriam ter acabado pois só acarreta mais despesas para o País. Assina o sempre atento para o melhor no concelho das Lajes.

Anónimo disse...

Tive conhecimento de um novo Museu das Flores que será feito na Vila das lajes. A meu ver será uma bela obra que emblezerá a Vila já que existem outras obras assim como uma Piscina Aquecida um Pavilhão para a Prática desportiva. Ficará a Vila das Lajes com melhores condições a nivél turistico. Os meus parabéns a este Concelho. José António em Arcata California.

Anónimo disse...

Então as Lajes não tem espolio para um museu??
De facto tem razão. Mas um dia virá a ter imenso, e tudo por obra e graça do sr presidente.
viva JL, viva.

Maria Cristina Almeida disse...

Cristina Almeida disse:
Ao ler os comentários do forum reparei que se fala das obras executadas pela Camara Municipal,são de louvar.
O pavilhão por exemplo,uma obra boa, pergunto eu,para que serve ele? A piscina é seca.Para o executivo camarário ou tb abrange populaçao em geral?
A maior parte do tempo está fechado.E as explicações sao ambiguas. Exclareçam-me

Anónimo disse...

E se a Camara pensasse em fixar pessoas no concelho e incentivasse a natalidade através de ajudas aos casais mais novos. Neste caminho qualquer dia o concelho tem infraestruturas e não tem pessoas. Cada vez se nota maoir desertificação na vila das Lajes e os poucos que por lá andam pouco ou nada podem dar.

Anónimo disse...

Quando se fala aqui em ajudas à lavoura pretende-se chamar a atenção da Camara para a abertura de mais caminhos de penetração, é sabido que nas Lajes o Sr Presidente teve o cuidado de abrir MUITOS em pontos MUITO estratégicos, mas as outras freguesias do concelho nem todas estão bem fornecidas nesta matéria. Já toda a gente sabe que o governo não pode dar subsidios para tudo. Também toda a gente sabe que há um grande embroglio ou seja alguma penumbra entre a camara e um empresário local, a fronteira entre uma coisa e outra é pouco distinta. E o que é certo é que as obras estão aparecendo. Basta ir à Fajã-Grande e ver umas novas casas que por lá apareceram de novo. MILAGRES? não, dinheiro...

Anónimo disse...

Onde está e em que condições de manutenção se encontra o grande parque de máquinas que a Camara das Lajes tanto investiu? Com este parquer de máquinas porque é que a Camara está dando as obras de pavimentação de estradas à Técnovia? É assim que se gere bem um património que tantos milhares de euros custou à algibeira do contribuinte? Ou será que não havia mão-de-obra qualificada para operar as diferentes máquinas e obter um produto final de boa qualidade???

Anónimo disse...

o que as Flores precisa é de perder o deputado do partido socialista pois este senhor, como todos nós sabemos, não faz nada a não ser arranjar tachos para os amigos e se governar à grande e à francesa, à custa de todos nós contribuintes desta região. O futuro da nossa ilha está nas nossas mãos e não passa por eleger este senhor, será uma calamidade para todos nós se este senhor for eleito! Quem avisa meu amigo é, espero que andem de olhos abertos e que na hora de votar pensem em tudo o que ele prometeu e que não realizou...

Anónimo disse...

o futuro das flores está nas maõs dos florentinos e não deste que cá chegam com muito paleio.sempre em frente florentinos com a nossa terra.

Anónimo disse...

o futuro está nas mãos do JL.viva JL, viva a tudo o que ele tem e os outros não ( tudo fruto do seu trabalho, nunca roubou nada a ninguém). viva a tudo o que ele pode fazer e os outros não. viva as casas que aparecem em locais que apenas JL pode construir. Viva a quem vende materiais À CMLF não se sabendo bem quem é quem. Viva JL. és o maior, continua porque se não continuares, alguém vai por ti.
para terminar, vejam bem o património de JL. quem foi quem foi que se governou muito bem??? foi o de santa cruz ou o das lajes???

Anónimo disse...

Fazer um museu para embelezar uma vila, olha que teoria esta...

Anónimo disse...

Onde pára o plano diretor municipal? Como se está a construir na àrea do poço do bacalhau na Fajã-grande, quando o PDM não o permitia? Será que foi abolido, ou a Camara das lajes não o respeita? Está na hora de se saber afinal onde pára o PDM das Flores.

Anónimo disse...

Por este andar, e não falta muito, as Lajes arriscam-se a terem museus, piscinas, avenidas e parques e não terem gente.
É nos jovens que está o futuro.
Nos dias que correm, ninguém se compadece com amadorismos e com soluções ao desenrasca.
É com bons profissionais.
Há duas áreas fundamentais ao desenvolvimento das Lajes: a agricultura, centrada na agropecuária e o turismo.
O turismo que se deve desejar para as Flores deve assentar na qualidade. Temos qualidade de paisagens e temos qualidade no ambiente. Faltanos a qualidade dos serviços que prestamos.
Jovens formados nas diversas valências da industria turistica, que garantam qualidade de serviços é essencial ao nosso futuro.
Jovens agricultores que garantam produções organicas saúdaveis (como se tinha antigamente), capazes de atrair pela sua qualidade é importante.
Ambas as Camaras deviam apostar nestes projectos e ter uma estratégia conjunta.
Mais obras, para quê se não temos gente para as usar?
Mais caminhos de penetração para quê? Para dar cabo das excelentes zonas de vegetação que temos?

Anónimo disse...

Por falar em plano director municipal PDM o de santa cruz todos os dias é violado, qualquer dia ainda dá frutos. Tudo têm um preço e o presidente pereira está à venda à anos só não vê quem não quer ver esta realidade!

Anónimo disse...

todos gostam de meter veneno entre a CMLF e a empresa privada de JL. Pois fiquem a saber que em santa cruz a CM representada pelo pereira também se governa bem com a Castanheira mesmo falida. Este senhor pereira deveria estar preso só que a judite anda de férias e a justiça é cega, surda e muda!
Aviso desde já que as tinta da castanheira estão fora de praso de validade para quem está a pensar em pintar a casa à custa da campanha eleitoral que se aproxima! Vejam as valaidades antes de aceitarem o presente pelo voto ahahahahahahahha quem vos avisa meu amigo é!

Anónimo disse...

muita inveja há de pessoal de santa cruz por causa das obras que o presidente da camara das lajes já fez e quer fazer.tal doença é esta inveja. força joão sempre em frente com as obras o povo do concelho está contigo não ligues a invejosos.

Anónimo disse...

Na mentalidade dos governantes da CMLF vais vale o TER que o SER. Pensem nisto...

Oswaldo Martins Pereira Sobrinho (Maringá - Brasil) disse...

Putz... como vocês brigam! É até divertido de ler, rsrs. É certo que o debate costuma propiciar melhores idéias que a opinião única ou de poucos. Mas... da forma que estão postas aqui neste blog, essas discussões acabam produzindo propostas factíveis e úteis para os florentinos??

Anónimo disse...

A politica nos Açores está num nível baixissimo.
Este ano, como vamos ter eleições, os politicos prometem, projectam e mentem com quantos dentes tem na boca.

No Brasil também é assim. Ou não existia a famosa Cidinha Campos que lhes diz na cara o que quer.

Oswaldo Martins Pereira Sobrinho (Maringá - Brasil) disse...

Anônimo das 20:00
Sim você tem total razão, os políticos aqui do Brasil, de maneira geral, não são nenhum motivo de orgulho dos brasileiros. Nos resta encontrar meios de mudar tal panorama. Se é como você diz, também aí precisam de mudanças na ação dos políticos. Quanto ao que escrevi ontem, o meu comentário recai sobre as discussões que ocorreram aqui no blog em torno de o assunto "jardim botânico": penso que as discussões poderiam ser mais objetivas e menos dispersas. Mas, por favor, encare como apenas um comentário, nada mais. Abraço

Anónimo disse...

joao amigo o povo do concelho está contigo. sempre em frente e não se liga aos mau dizentos.

Anónimo disse...

Tanto que santa cruz presisava dum João Lourenço.no conselho das Lages a tecnovia não deixa nem um quilómatro de estrada sem tapete por fazer.

Anónimo disse...

eu já disse e continuo a dizer voces em santa cruz tem que votar é no partido que não está no governo para ser oposição.