segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Parque Natural recebeu colaboração do voluntariado ambiental da Gê-Questa

Entre os dias 3 e 18 de Agosto, a ilha das Flores recebe a terceira edição do Voluntariado Ambiental promovido pela associação de defesa do ambiente Gê-Questa.

Os participantes neste Voluntariado Ambiental, de várias nacionalidades, propõem-se a ajudar nas áreas da agricultura biológica, conservação da natureza e sensibilização ambiental.

Os dias escolhidos para essa colaboração com o Parque Natural da ilha das Flores foram 9, 10 e 12 de Agosto, tendo os participantes sido convidados a procurar a planta myosotis azorica em vários habitats considerados propícios à sua biologia, nomeadamente em duas áreas da Reserva Natural do Morro Alto e Pico da Sé. Apesar de estar descrita a presença de myosotis azorica na ilha das Flores, não tem havido observações desta espécie nos últimos anos.

Para além disto, os voluntários também foram convidados a limpar o mais recente trilho da ilha das Flores, que se inicia em Ponta Delgada e termina na Alagoa (Cedros). Os voluntários da Gê-Questa mostraram sempre motivação e empenho nas actividades, mesmo com a chuva e o cansaço.

A procura pela myosotis azorica mostrou-se infrutífera nos locais rastreados, sendo que o Parque Natural da ilha das Flores irá continuar a pesquisar a sua presença na ilha nos habitats mais propícios ao seu desenvolvimento, com o objectivo de promover a sua preservação e conservação.

Relativamente ao trilho, foi efectuada a sua limpeza e verificou-se que apenas serão necessários alguns arranjos. Para além do apoio ao Parque Natural, os voluntários da Gê-Questa procederam à remoção de resíduos em alguns pontos da orla costeira, e também deram apoio a um agricultor local que se iniciou em agricultura biológica.


Notícia: «Açoriano Oriental», "sítio" do Parque Natural da ilha das Flores e o inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional].
Saudações florentinas!!

8 comentários:

Anónimo disse...

Será que já foi montada a bomba de combustivél no Porto de Recreio das Lajes das Flores promessa do Governo Regional. Assina o sempre atento para o melhor no Concelho das Lajes das Flores.

Anónimo disse...

Mais uma obra que o nosso Joãozinho Presidente da Camara das Lajes Flores tinha escondida na manga , trata-se de um mini campo de golfe e, já acredito que vai aparecer mais algumas até terminar o seu mandato. Faço votos que venha outro presidente igual e que seja da ilha são estes que conhecem os problemas do Povo. Termino com abraço ao Senhor Presidente e seus colaboradores.

Anónimo disse...

As Lajes, de facto, precisam de um ninicampo de golfe como do pão para a boca.
Tal como uma peregrina piscina com água quente, também jurada promessa na campanha eleitoral.

Livrai-nos Deus Nosso Senhor de instituições com poder, dinheiro, mas geridas com base em ideias curtas.

Anónimo disse...

este anónimo das 8,49 que é de santa cruz tem é inveja do progresso das lajes. fica muito feio ter inveja dos outros arra com diabos.

Anónimo disse...

Acabou de chegar à minha redação um FAX em que diz. Vai arrancar a obra do Miradouro da Pedrinha Lajes. Mais uma obra que o Senhor Presidente da Camara das Lajes Flores tinha na manga. Estou a ver que qualquer dia arranca um parque de campismo nus terrenos da Camara ali para a zona das Pedras Brancas.

Anónimo disse...

estas obras nas na Vila das Lajes estão a dar dores de cotevelo e inveja alguns.

Anónimo disse...

Mais um FAX que chegou à minha direção que consta de mais uma obra, sendo um Jardim Butanico, Circuito de Monutenção e Parque de Morendas, na Tronqueira Lajes. Obra a cargo da Camara e é mais uma cartada a sair da manga do Senhor Presidente João Lourenço.

Anónimo disse...

tantas cartas tem esse homem. até dá para rir. O problema é que o "baralho das cartas" foi comprado com o nosso dinheiro.
A ignorância também é uma virtude tal como a cabeça grande.
Sinto-me triste por aqueles que levam a vida, literalmente, debaixo dos pés de S.ª Ex.ª o Presidente da CML e que, mesmo que queiram não se podem expressar, pois com tanta pancadaria que o homem apregoa, ainda mata alguém.