sexta-feira, 19 de julho de 2013

Assembleia quer criar Canal Parlamento

A Assembleia Legislativa Regional aprovou [na semana passada] por unanimidade uma proposta do PPM que defende a transmissão televisiva, em canal aberto, dos trabalhos do Parlamento da Região através de uma parceria com a RTP.

"A criação de um Canal Parlamento Açores, que transmita em directo e em canal aberto, as reuniões do plenário e das comissões da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, constitui uma necessidade premente do nosso sistema político", sustentou Paulo Estêvão. O parlamentar do PPM entende, no entanto, que os "enormes custos" associados à criação de um canal semelhante ao da Assembleia da República "tornam inviável" uma solução idêntica no arquipélago, onde a opção poderá passar pela formalização de um protocolo entre o Parlamento e a RTP.

No entender de Paulo Estêvão, a RTP/Açores faz actualmente a cobertura das reuniões plenárias e de grande parte das comissões, dispondo por isso de uma estrutura logística já montada e de "pessoal qualificado", que pode garantir a transmissão televisiva, de forma integral, dos trabalhos parlamentares: "Estes meios terão de ser obviamente reforçados, mas parece evidente que a utilização do sinal e de outros meios logísticos da RTP/Açores permitirá desenvolver um projecto de baixo custo", sublinhou Paulo Estêvão.

A proposta do PPM, aprovada por unanimidade, defende também que o futuro protocolo a assinar entre a Assembleia Regional e a RTP deverá assegurar a "autonomia de gestão" por parte da Assembleia do "espaço de transmissão que vier a ser contratualizado". Tal como acontece na Assembleia da República, deverá também ser criado no arquipélago um "conselho de direcção" do Canal Parlamento Açores, composto por um representante de cada partido com assento na Assembleia Regional.

José Andrade, da bancada do PSD, alertou os deputados regionais para a necessidade de passarem a "valorizar mais o seu trabalho", alertando para a exposição pública a que vão passar a estar sujeitos.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental».
Após uma breve reunião com o ministro-adjunto Miguel Poiares Maduro, o presidente do Governo Regional afirmou esperar a “curto prazo” uma concretização do futuro da televisão e rádio públicas regionais, uma vez que a tutela está “consciente da urgência da definição”.

Saudações florentinas!!

5 comentários:

Anónimo disse...

O aquela gente muda, e assume uma postura diferente, ou vai dar galo esta exposição pública.

Quem é que vai pagar as horas de emissão?

A proposta correcta seria reduzir o numero de deputados, metade dava quanto queira, e estimular a productividade, criando melhores condições de trabalho.
Ganhava-mos todos.

Anónimo disse...

Quem paga a deputação, 57 deputados nunca é pouco recordar, tem o direito de saber o que é que essa gente faz. Nos dias de plenário, onde a conversa fiada impera, e nas outras três semanas.
Esta gente tem de justificar o ordenado que ganha, com coisas que tragam benefícios a quem lhes paga.
A não ser assim, como se tem visto, atá amanhã se Deus quiser.

Anónimo disse...

Será a melhor forma de os Açorianos terem acesso ao "circo de feras" que ali se vive e que é coniventemente encoberto por todas as forças partidárias, sem excepção! Desde as mais ignobeis até às mais supremas intervenções, tudo não passa de uma ultraje à democracia, que pertence ao povo e não a 57 almas!

Anónimo disse...

Antes eles reduzi-sem o número deputados para metade e fecha-sem a porta à RTP.Açores que seria menos despesa para os contribuintes.

Anónimo disse...

Estamos em maré de apertar o cinto ; e estes magnificos yankes, salvo raras excepçções . que entram mudos e saem calados querem criar mais um canal tipo big brother parlamento