sexta-feira, 22 de abril de 2016

Incubadoras de empresas devem servir para a fixação dos jovens nas suas ilhas

Os jovens socialistas açorianos defendem a importância da criação de incubadoras de empresas nos vários concelhos da Região para a fixação dos jovens açorianos que pretendem regressar à sua terra.

Para Guido Teles “a disponibilização a preços simbólicos de espaços e serviços através de uma incubadora de empresas é um contributo muito importante para o regresso e fixação dos jovens que desejam voltar à sua terra de origem. Mas para que se atinja essa finalidade é fundamental, sobretudo nos concelhos das ilhas menos desenvolvidas e com menor população, dar uma preferência clara à incubação de projetos que possam substituir a aquisição de serviços e de bens a empresas de fora dessas localidades”.

Segundo o presidente da JS/Açores “um pressuposto importante para o sucesso destas incubadoras é fazer uma análise ao mercado local para perceber que bens e serviços são adquiridos pelas entidades públicas e pelas empresas privadas ao exterior e quais deles podem ser substituídos com a fixação de jovens qualificados que desejam voltar para a sua terra de origem. É, por isso, fundamental congregar os esforços das entidades públicas e das empresas privadas em torno de uma aposta clara na aquisição de serviços e de bens às startups que surgirem, criando condições de sustentabilidade aos novos projetos empresariais”.

Guido Teles exemplificou: “se num qualquer concelho a autarquia, as entidades do Governo Regional e as empresas privadas sentem a necessidade de recorrer a projetistas, arquitetos ou web-designers externos por não terem oferta na sua localidade e se se identificam jovens açorianos formados nessas áreas que desejam voltar à sua terra, a prioridade deve ser dar-lhes condições favoráveis para implementarem o seu negócio, reduzindo os custos de contexto e criando um ecossistema na economia local favorável à sua consolidação”.

O presidente e o vice-presidente da JS/Açores estiveram em breve visita pelas ocidentais ilhas das Flores e do Corvo.


Notícia: jornal «Diário dos Açores».
Saudações florentinas!!

19 comentários:

Anónimo disse...

E quem vai fixar os jovens? O Pereira e a Arlinda?

Anónimo disse...

Isso será a reedição disfarçada do sistema actual, em que as poucas oportunidades de emprego ou ocupação que existem, são sempre para os apaniguados do poder;cônjuges,filhos,nóras,parentes,amigos e interesses comuns.
É uma vergonha, a sociedade que se está a criar nas Ilhas,principalmente as pequenas,onde se conhece melhor a trama.É que só fica na Ilha,com lugar,uma determinada "casta" cuidadosamente seleccionada,que vai saltando de estágio em estágio, de estágio para emprego,de emprego para lugar de chefia ou de influência e que depois se tornam no "braço armado" de apoio às festas,às iniciativas do poder,em que ostentam a sua qualidade,olhando de lado os que a ela não pertencem. Isto além de injusto e discriminatório é ilegal,porque cria uma falange de apoio capaz de assegurar a permanência ou conquista do poder.
É uma consequência da falta de alternância mais frequente,que não alimente tanto clientelas.

Anónimo disse...

ano de eleições é um tal dar tudo por tudo para se caçar uns votos, depois das eleições tudo fica esquecido.

Anónimo disse...

Não posso estar mais de acordo, tudo gira a volta de panelinhas dimensionada para terminada clientela. Assim se vá esgotando o nosso sistema democrático.

Anónimo disse...

Eu, sendo próximo da governação, reconheço que os anónimos acima teem razão. Está a ser vergonhoso.
Pior: não vejo alternativa.
PS - não deixem de ser anónimos, caso contrário a "sorte muda".

Anónimo disse...

Eu subscrevo tudo o que diz o anónimo das 13:53. Infelizmente isto está assim e não vai mudar.

Anónimo disse...

Falar sem provas é fácil. Ninguém impede ninguém de denunciar o que está mal, com provas. Provas significa apontar nomes, incluindo o seu, e responsabilizando-se pelo que diz.Se é verdade que a cunha revolta, porque pode facilitar a vida à mediocridade e menosprezar os melhores, também é verdade que quem ocupa um determinado lugar por mérito, tem direito ao seu bom nome.

Anónimo disse...

As pessoas refugiam-se no anonimato porque respira-se já pouca liberdade. O que leva as pessoas a escreverem no anonimato,é porque sabem que podem vir ter problemas
os nossos deputados deviam estar mais ao serviço do povo, e não ao serviço da politica partidária.

Anónimo disse...

Anónimo das 01:40, porque te escondes? Chegaste lá pelo mérito, pela cunha ou apenas porque tens uma carinha laroca e eles engraçam contigo?
Não há político nenhum na nossa praça que possa abrir a boca para falar seja de quem for e muito menos dar lições de moral acerca de denuncias ou responsabilidades! Não se considerem superiores pois neste momento, particularmente triste para a história política, vocês não passam de uns dos seres mais desprezáveis que existem à face da terra e enquanto não mudarem a vossa atitude, arrogante, inquisidora e perseguidora perante a população, não tem legitimidade para apontar o dedo a ninguém!
Olhem primeiro para vós.

Anónimo disse...

O trombiqueiro das 14:36 pensa que o mundo é feito de funcionários públicos à espera de promoção. Engana-se. Cheguei lá aonde? A que meta? à meta de certo funcionalismo público que contenta-se com uns patacos? Nunca cheguei a lado nenhum sem ser pelo meu trabalho, mas vi muitos passarem-me à frente à conta de partidos e sob a proteção de políticos que ainda cirandam por aí.

A minha carinha pode ser laroca mas tem vergonha. Que eu saiba, nunca me serviu para subir, embora se saiba que outras peças corporais funcionam em certos meios como elevadores rápidos. Qualquer cidadão tem por dever e obrigação denunciar favores, trafico de influencias e compras descaradas de votos com provas. Sem provas qualquer um fala.

Não me considero superior a ninguém nem sou politico. Sou tolerante, nunca fui inquisidor, nunca persegui ninguém nem aponto dedos... Quem sou eu para julgar quem quer que seja... Há por aí, na melhor das hipóteses, qualquer confusão. Isto para não se pensar em distúrbio.

Opino sobre politicas e não sobre pessoas.

Anónimo disse...

e algum vai ser promovido após as eleições que se avizinham. não se esqueçam do que eu estou a dizer. já está prometido, mas a promoção agora ia dar nas vistas.

Anónimo disse...

maioria absoluta para o PS já porque eles tem trabalhado muito!

Anónimo disse...

tem trabalhado muito mas é para si. obras feitas pelo governo nas lajes não vejo nenhuma.

Anónimo disse...

Obras nas Lajes para quê e para quem? Para meia dúzia de gatos pingados? Toma mas é juízo.

Anónimo disse...

anónimo das 17:48 tem trabalhado muito sim e está à vista de todos!

Anónimo disse...

explica-me lá anónimo das 15.55 onde estão as obras que o governo fez nas lajes nestes últimos três anos.

Anónimo disse...

o governo destes ultimos 3 anos se serviu uma pessoa nas lajes ja foi muito

Anónimo disse...

O que aqui está dito é tudo certo, mas quando chegar à hora das eleições, vão votar PS aos magotes. Porra, há alternativas.

Anónimo disse...

Querem mais obras para quê? Está à vista de todos o trabalho efectuado pelo Governo e pela Câmara nestes últimos três anos na nossa ilha! E já agora qual é a alternativa para os existentes? Ao menos são sempre os mesmos a ganhar!