quarta-feira, 18 de maio de 2016

Muito menos deslocações de médicos especialistas às ilhas sem hospital

Houve um corte drástico na deslocação de médicos especialistas às ilhas sem hospital, denuncia o PSD/Açores.

Os deputados regionais do PSD consideram que os doentes das ilhas sem hospital estão a ser prejudicados no acesso a médicos especialistas, tendo criticado o Governo Regional por ter reduzido a deslocação de médicos de especialidade às ilhas sem hospital.

Os deputados do PSD afirmam que as alterações ao regime de deslocação de médicos especialistas efetuadas pelo Governo Regional em 2014, resultaram numa maior dificuldade de acesso dos doentes às consultas desses clínicos de especialidade.

Segundo o deputado João Bruto da Costa, “foi precisamente nas ilhas que têm vindo a perder população que o Governo Regional retirou aos pais a possibilidade dos seus filhos serem vistos por pediatras do Serviço Regional de Saúde. Em Santa Maria, Graciosa e Flores não há uma consulta de pediatria há mais de dois anos”, adiantando que “foi também este Governo Regional que acabou com a deslocação de especialistas, por exemplo, em cirurgia vascular às ilhas das Flores, Pico, Graciosa e Santa Maria e fisiatria e reumatologia em São Jorge”.

De acordo com os deputados regionais do PSD, “por ação do Governo Regional, os açorianos que vivem nas ilhas sem hospital são diariamente confrontados com a impossibilidade de ter acesso a consultas de especialidade no seu Centro de Saúde. Esperam meses e meses por uma deslocação ao hospital, com todos os riscos que essa demora acarreta para a sua saúde”, afirmando ainda que “dezenas de milhares de consultas ficaram por fazer nas ilhas sem hospital e milhares de açorianos viram dificultado o acesso a cuidados de saúde. A sua qualidade de vida foi seriamente prejudicada pelos cortes do Governo Regional no setor da saúde”.


Notícia: jornal «Diário Insular».
Saudações florentinas!!

4 comentários:

Anónimo disse...

Há gente que vive num mundo que não é o nosso.

Como é que em ilhas com 4000 pessoas se exige a presença de médicos especialistas, quando por este país fora há cidades com mais de 50 000 pessoas que não os tem? Vamos busca-los onde? Como é que é possível fazer deslocar especialistas a ilhas com menos de 4000 pessoas, com meia dúzia de doentes, onde os centros de saúde não tem meios de diagnóstico? Não é mais fácil e mais barato fazer deslocar os doentes para os hospitais centrais onde estes existem? Como é que é possível equiparem-se centros de saúde de ilhas pequenas com meios de diagnóstico caríssimos, de manutenção onerosa e que exigem um determinado numero de doentes para serem minimamente rentáveis?

Há gente que habita num mundo a preto e branco, onde os do seu partido são "os bons" e os dos outros são "os maus". Gente de cuja boca nunca se ouviu um elogio a quem governa, por mais bem feita e adequada que a medida seja. Gente que fala para não estar calada. Se não é capaz de elogiar o que está bom, como é que tem capacidade critica para descortinar o que está mal? Gente que está farta de saber não ser possível ter especialistas em todas as ilhas, mas porque anda na oposição para caçar votos, diz que quer. Gente que clama porque o sistema de saúde é caro, mas não se coíbe de exigir, e aponta os ordenados dos administradores quando se esquece dos 13 milhões que se estarolam para lhes pagarem os seus próprios ordenados.

Anónimo disse...

O dinheiro das subvenções que foi aprovado por esses deputados dava par vir alguns especialistas, não achas?

Anónimo disse...

Pagava sim senhor. E o que é que interessa vir um especialista se não existem meios de diagnóstico? As subvenções e o que se paga a 57 deputados e a assessores de grupos parlamentares. Dava e sobrava. Algum grupo parlamentar dispensa parte da carneirada que os rodeia e que à força pagamos, para virem os especialistas? Algum deputado prescinde de parte do seu ordenado? Algum dos que recebem as subvenções e que no privado estão a ganhar bem prescinde desta regalia? Nenhum.

Onde é que 230000 habitantes produzem riqueza para sustentar isto tudo?

Anónimo disse...

Pois é meus amigos, mas quando chegar ao dia das eleições tudo corre para dar o voto a estes parasitas.