segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Manuel Pereira inverterá desertificação

O cabeça de lista do PS pelo círculo eleitoral das Flores afirmou que quer "inverter ou atenuar" a desertificação da ilha e fixar a população florentina.

“A desertificação é transversal a todos os meios mais pequenos e este é um fenómeno que também nos afeta. Queremos inverter ou atenuar este problema, continuar a criar condições para que as pessoas se sintam bem, possam aqui radicar-se e sentir-se realizadas”, afirmou Manuel Pereira, que repete a candidatura.

O reformado de 60 anos acredita que o PS é a força política mais bem colocada para servir a população das Flores, indicou a necessidade de criar “mais emprego e melhores condições de vida” para a fixação de pessoas na ilha do grupo ocidental.

Natural de Vila Nova de Cerveira e vivendo na ilha das Flores há 27 anos, Manuel Pereira defende que é necessário continuar a dotar a ilha de uma “boa saúde e educação” e possibilitar (aproveitando os sistemas de incentivos existentes na Região) que “a população seja empreendedora, criando os seus próprios postos de trabalho em áreas como o turismo, agricultura e pescas, que são os pilares da economia” açoriana.

O militante socialista que foi presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores durante três mandatos, adiantou que os transportes aéreos satisfazem e declarou-se convicto de que o turismo é um setor de atividade que ainda pode criar “bastantes empregos, ajudando o desenvolvimento. É importante promover a ilha das Flores em termos turísticos como um destino seguro que é Reserva da Biosfera e cultiva um turismo de natureza”.

O candidato do PS referiu que a construção dos novos barcos da AtlânticoLine “pode constituir uma revolução, como aconteceu com o transporte aéreo”, permitindo que produtos da ilha das Flores possam chegar às outras ilhas num prazo de 24 horas.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

22 comentários:

Anónimo disse...

Diz que inverterá desertificação, então porque já não o fez durante estes tantos anos que anda no tacho, meu Pai é que tinha razão, cantiga e pão de padeiro nunca levou ninguém ao céu, e quando é perto das eleições falam muito mas acertam pouco.

Anónimo disse...

Não me digam que vai começar a procriar

Anónimo disse...

As causas da desertificação tem raízes profundas. Resultam da falta de visão dos políticos que temos nos anos autonómicos, da gulosice de uma ilha só.

Querem exemplos?

A fibra óptica. Num mundo global, onde as pessoas querem estar ligadas para comunicar, o grupo ocidental foi o ultimo dos Açores a ter ligações decentes. Nem internet em condições se tinha há dois ou três anos atrás. Isto atraí a juventude? Isto fixa gente? Isto proporciona qualidade de vida e faz com que as pessoas acompanhem "o mundo"?

Infraestruturas turísticas. Gastaram-se literalmente fortunas no turismo de uma ilha só. Portos para cruzeiros. Portas do Mar. Parques de automóveis subterrâneos à beira mar. Vias rápidas, autoestradas e viadutos. E como se não bastasse, aeroportos abertos com companhias low-cost.

Tudo feito numa ilha já gorda de si. E aqui? Não são as Flores o primeiro ponto de terra para quem das Américas cruza o Atlantico? Não são as Flores o ultimo ponto da Europa para quem demanda o novo mundo? Acaso são as Flores mais feias do que São Miguel? Não são as Flores que tem problemas de desertificação e precisam de fontes de riqueza para fixar gente?

Os transportes. O esquema montado, tende a reter turistas no primeiro ponto de entrada. 80 % ficam em São Miguel. Às ilhas periféricas chegam as migalhas das migalhas retidas na Terceira e no Faial. O turismo é uma industria que contribui para criar riqueza e consequentemente para fixar gente.

Os incentivos a quem quer investir no grupo ocidental não podem ser iguais aos aplicados noutras ilhas do arquipélago. Porque se uns estão fortes e outros adoentados, os do grupo ocidental estão moribundos. A carga fiscal nas Flores e no Corvo não pode ser igual à das restantes ilhas. Tem de vir para metade. E não venham com as regras da Europa porque se não falamos do Luxemburgo, da Holanda e do off-shore inglês de Gibraltar encostadinho à nossa porta.

A voz desta ilha tem de se fazer ouvir. Não é por gente que anda por fora e só fala nas eleições porque que se quer governar. Não é por vozes que acham sempre tudo mal e provocam alergias a quem decide. É por quem está dentro do sistema.

Este candidato lidera uma equipa que tem tudo para poder trabalhar. A oportunidade que seguramente vai ter traz-lhe uma grande responsabilidade. Ou actua ou não actua. Ou tem empenho, ou não tem. Ou convence quem decide, ou não convence. Ou dá passos para se reduzir a desertificação (ninguém por si a reduz, mas podem-se ir subindo degraus), ou não dá.

As oportunidades não são eternas. Ou se apanham no devido tempo ou então vamos mandando bocas e oferendo rebuçados.

Anónimo disse...

Grande voto de confiança anónimo das 10:33. Fazes parte da lista?

Anónimo disse...

Nao vale a pena comentar

Anónimo disse...

Este gajo onde tem andado? Conhece as Flores ou está de passagem? Basta de tanto oportunismo! Vai mas é às malvas para não te mandar para outro sitio. Pelo menos uma vez na vida tem vergonha mete-te em casa e dá lugar a outros. Goza a tua imerecida reforma, a tal....

Anónimo disse...

Manuelito falou ao paulo rosa no debate de o irmao ter tido algum faforcimento no trabalho mas esqueceu que meteu na camara o seu rebento

Anónimo disse...

Ele vai ficando porque lhe dá jeito!!!! Vai viajando e passam mais tempo fora, do que na ilha.
Uns atestados médicos dão jeito, mesmo quando não são precisos. Precisam passear..eheh

Anónimo disse...

como é que este homem só agora é que vê e perto das eleições e nunca viu todos estes anos que anda na politica. havia uma canção antiga que o titulo era o seguinte. A mim não me enganas tu.

Anónimo disse...

Eu acredito que ele vai fixar os jovens, acredito. A filha, por exemplo, como colocou o filho,criando o lugar à medida do candidato!...Que vergonha ...
É assim que têm ficado cá os poucos que ficam...

Anónimo disse...

nao me digam! vai tentar fixara filha nas flores.
No ultimo mandato tentou de tudo para por o filho na chefia de um qualquer serviço.
Até ao melhor amigo tentou passar uma rasteira

Anónimo disse...

estou farto de alentejanos vem para as lajes vender banha da cobra que eu ca te espero tantos anos na politica e só agora perto das eleições é que se lembra de vender banha da cobra falando de assuntos que já rolam á muitos anos e nunca foram resolvidos. haja paciencia.

Anónimo disse...

Linguas porcas, sujas e abandalhadas.

Anónimo disse...

O debate dos nossos candidatos foi fantástico!!! Um mostrou a rudez e má educação que lhe são inatas, num comunismo que só defende a família. Os outros foram muito pobres em ideias. De todas as ilhas foi o pior debate. Que vergonha!

Anónimo disse...

eu nem sequer passei cartão a esta parodia.

Anónimo disse...

Temos disponível, o que temos: trambolhos uns e pelintras outros; arruaceiros e ignorantes; velhacos e trapaceiros. Alegremo-nos contudo! A nível superior, nas cúpulas partidárias regionais, ainda é pior!

Anónimo disse...

Vamos ver se fica quando se reformar! Depois não viaja tanto e nas Flores as vistas são curtas... E vigiadas! Não tem hipótese.

Anónimo disse...

O Manuel Pereira inverterá tudo! Acreditem em mim!

Anónimo disse...

Minha mãe se fosse viva muito iria rir à custa destas palhaçadas.

A foto de "família", tirada na Ribeira dos Barqueiros está demais! Vejam bem a cara dos abutres à espera que o povo lhes atire as migalhas dos votos, para poderem governar a vidinha à custa do erário público! Uns, coitadinhos, que mais não servem do que carne para canhão, sorriem, deliciados com a presença de tão nobres figuras! Outros, provavelmente nem votarão neles próprios, e depois temos aquela figura, habitual dos jantares regados de "tinto encorpado", sacudida com a sua própria presença e acompanhada da sua altivez e arrogância, que começa a ver o Mundo a fugir aos seus pés!

Gente que não se enxerga, que levaram 4 anos como bichos enclausurados e que de um momento para o outro parecem omnipresentes! Se querem fazer campanha e serem políticos de verdade, façam-na com dignidade e continuidade! Esta é de borla para vós! Um bem haja

Anónimo disse...

Nao vi o ze da musica na foto de familia da ribeira dos barqueiros!Será que o pereirinha já esta lhe metendo a faca nas costas!

Anónimo disse...

Não surpreenderia. Nunca gostou dele!...

Anónimo disse...

Bem lhe apeteceria, mas isso é incompatível com o resultado final da Ilha,que sendo mau,lhe traria dissabores, dada a responsabilidade que teve na composição da Lista.