segunda-feira, 20 de março de 2017

Cana-roca pode vir a substituir o plástico

Na Green Business Week uma investigadora da Universidade dos Açores falou sobre a “Valorização da conteira: uma planta invasora no mercado”.

Originária da região do Himalaia oriental, a Hedychium gardnerianum foi amplamente introduzida como planta ornamental em diferentes regiões do mundo, incluindo os Açores onde é conhecida por cana-roca ou conteira, estando espalhada em todas as ilhas com excepção do Corvo.

O trabalho de investigação de Helena Vasconcelos sobre a cana-roca tem sido desenvolvido juntamente com os investigadores Maria João Pereira, Maria Gabriela Meirelles e Roberto Amorim. Na Green Business Week, os investigadores terão também um stand no qual terão em exposição a cana-roca e os produtos derivados da mesma, que substituem o plástico e são biodegradáveis, por exemplo, bases de copos e pratos.

O interesse de Helena Vasconcelos pelas fibras naturais surgiu recentemente, mais concretamente após a colaboração com Roberto Amorim e Gabriela Meirelles no âmbito do projecto “Conteira Amiga”, o qual ficou classificado no top20 de 269 projectos ambientais do concurso internacional “a world you like with a climate you like”.

A seguir a este concurso, o grupo tem desenvolvido uma intensa actividade que abrangeu diversas estratégias de desenvolvimento e numerosos estudos de conformação e moldagem de objectos feitos de folhas de cana-roca.


Notícia: jornal «Correio dos Açores».
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Vamos passar à segunda fase: industrializar o processo, vender e ganhar dinheiro.